Como o modelo de gestão de indicadores otimiza a rotina dos gestores

| Por: Emanuele Almeida

A gestão de indicadores é um processo indispensável se você quer que a sua empresa cresça. Em um cenário com consumidores cada vez mais exigentes, alta competitividade no mercado e grande quantidade de informação sendo gerada, os indicadores-chave de desempenho são recursos que auxiliam a empresa a mensurar os resultados de setores e da operação como um todo. Porém, apenas a definição desses indicadores combinados ao planejamento estratégico não é suficiente, é necessário fazer a gestão.

Para saber como está o desenvolvimento de uma empresa, é preciso acompanhar esses indicadores metodicamente. Se você quer conhecer quais são os principais tipos de indicadores, os benefícios que eles trazem para o negócio e como implementá-los, esse artigo foi feito para você, continue a leitura!

O que é a gestão de indicadores?

A gestão por indicadores é um método administrativo que usa indicadores de desempenho para avaliar o desempenho de uma empresa. Essa metodologia é baseada no monitoramento dos processos, a fim de otimizar a tomada de decisão dos gestores. Utilizando esse modelo, pode-se avaliar a performance corporativa e realizar análises sobre as tendências de mercado, consequentemente, aumenta-se a competitividade da empresa.

Esse gerenciamento é todo baseado em dados. Afinal, quando há gerência com KPIs (Key Performance Indicator), os dados estão à frente da tomada de decisão. Dessa forma, o trabalho pode ser ajustado com base em informações concretas, coletadas em tempo real. A partir desse monitoramento, é possível entender o andamento das operações, permitindo: 

  1. Revisões mais assertivas 
  2. Otimização dos processos 
  3. Aumento da produtividade da equipe 
  4. Fornecer produtos ou serviços com mais qualidade.

Importância da gestão de indicadores

A gestão de indicadores permite a avaliação do desempenho da empresa e a identificação de como a performance pode ser melhorada. Sua importância está no aspecto de tornar possível a identificação das áreas exatas, atividades ou profissionais que devem ser aprimorados. Por isso, os indicadores utilizados devem estar alinhados ao planejamento estratégico da empresa.

Assim, gestão de planos de ações, projetos e gestão de indicadores precisam caminhar juntos. Os dados gerados serão úteis para o planejamento e condução das ações estratégicas.

Principais tipos de indicadores

Existem diferentes categorias de indicadores, que são capazes de medir diferentes aspectos de um negócio. O indicador ideal para a empresa depende dos objetivos e métricas estabelecidas, assim como aspectos que possam influenciar a organização. No caso da gestão de frotas, é possível utilizar tecnologias que ajudem na gestão de indicadores, como falamos aqui

A seguir, conheça os principais tipos de indicadores gerais:

Indicadores financeiros para a gestão de indicadores

Uma boa gestão financeira envolve todo o controle financeiro do negócio. Esse processo depende da gestão de indicadores-chave  que condizem com o momento da empresa relacionado às suas finanças, por exemplo, a capacidade de pagar as contas e o potencial de receita.

Alguns dos principais indicadores financeiros e econômicos são: ticket médio, receita bruta, inadimplência, receita líquida e margem de lucro.

Indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade estão ligados à parte prática dos resultados. Entre os principais estão: ROI, nível de qualidade, sucesso em vendas e capacidade de produção.

Indicadores de qualidade para a gestão de indicadores

Os indicadores de qualidade são essenciais para a gestão, uma vez que possibilitam que a empresa mensure sua eficiência e, consequentemente, a satisfação dos clientes.

Dentre os indicadores que podem ser considerados, estão: valor agregado, satisfação dos clientes e fidelidade dos clientes.

Indicadores de venda

Os indicadores de venda são considerados uma das principais medidas de sucesso da empresa, atuando como base para todos os outros. Os KPIs de vendas mais relevantes são: taxa de conversão, taxa de follow up e lifetime value.

Indicadores de desempenho logístico

Indicadores de desempenho logístico consistem em métricas quantitativas, a fim de mensurar a avaliar certos processos empresariais, auxiliando a apontar pontos fortes e pontos a serem melhorados.

Os elementos logísticos mais importantes são: status de serviço de entrega, índices de ocorrência, tempo de ciclo perdido, percentual de cargas rastreáveis, nível médio do estoque, acuracidade do inventário e On-Time e In-Full.

E-book: Como um BI especializado pode garantir a excelência na gestão de frotas?

Um sistema com Business Intelligence é uma ferramenta essencial para o gestor de frota tomar decisões assertivas e ter resultados crescentes.

Vantagens do modelo de gestão por indicadores

A gestão de indicadores traz diferentes vantagens para as empresas, os já citados no texto são: aumento do nível de competitividade, tomada de decisões com base em dados, análises e projeções precisas,  oferecendo aos gestores ferramentas para moldar o melhor plano estratégico.

Porém, existem outros benefícios além desses. Um deles é a organização de processos. Com a gestão de indicadores, cada setor contribui de forma a potencializar seus indicadores, então sabe o que faz e como deve ser feito. Também ocorre a otimização dos recursos, pois ao entender em quais atividades focar e como agir para alcançar os resultados, pode-se planejar a quantidade e qualidade dos insumos e matérias-primas utilizadas.

Além desses, também é possível fazer o acompanhamento de projetos. Ao adotar uma política operacional medida por KPIs, a gestão consegue analisar os avanços e retrocessos de forma direta. Com o sistema de gestão, os processos são ainda mais eficientes, pois o gerenciamento de indicadores em um dashboard inteligente possibilita a extração e visualização de diferentes projetos e setores.

A gestão de indicadores proporciona muitos benefícios, veja mais alguns:

Dicas para a gestão de indicadores na prática

gestão de indicadores

Depois de conhecer o que é a gestão por indicadores e os inúmeros benefícios que esse método traz para a empresa, saiba como colocar em prática!

Crie uma estratégia para a gestão de indicadores

O primeiro passo é criar uma estratégia para definir seus objetivos e metas. Eles vão ser a base para os indicadores e o plano de ação. Essa estratégia pode ser comparada a outros planejamentos empresariais, onde a organização determina objetivos estratégicos relacionados às necessidades.

Defina quais indicadores serão utilizados

Em seguida, deve-se escolher os indicadores que serão utilizados. Os indicadores escolhidos precisam medir as entregas apropriadas de cada área do negócio. Por exemplo, o lucro líquido é um KPI utilizado para medir o desempenho financeiro fácil de calcular, porém outros indicadores podem ser mais difíceis de se obter, como um KPI de satisfação do cliente.

Estabeleça metas para a gestão de indicadores

Na sequência, é preciso estabelecer metas. Definir metas auxilia a ter um norte para o negócio. As métricas nutrem os indicadores, que indicam o cumprimento ou não dos objetivos e metas estabelecidas. 

Invista em softwares

E, por fim, investimento em softwares. O uso de softwares é essencial para a gestão de indicadores. Um software possibilita que o gestor defina e monitore os indicadores, baseando-se nas entregas individuais e setoriais integradas ao sistema.

Dessa forma, pode-se fazer o gerenciamento de KPIs, seus impactos imediatos e projeções que guiarão a tomada de decisão.

Conclusão

Ao ter conhecimento da importância da gestão de indicadores, entende-se que é a partir das informações obtidas com esse modelo de gestão que a empresa pode fazer o planejamento e estruturar ações internas e externas para aumentar o sucesso do negócio. 

A correta utilização de soluções que contribuem com a análise de indicadores, como o Intelligence, possibilitam que, de maneira contínua, os processos sejam otimizados, oportunidades de mercado sejam identificadas e os melhores resultados sejam alcançados.

Saiba como otimizar os indicadores na gestão de frota com o e-book:

E-book: Análise e otimização de indicadores na gestão de frotas

Como mensurar indicadores? Quais ferramentas podem ser minhas aliadas nessa tarefa? Ajudamos com essas questões nesse E-book.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário