O que é a logística inbound?
A logística inbound é a área que envolve todas as etapas logísticas. O processo começa no fornecedor e se estende até seu próprio negócio, o que inclui também todos os procedimentos necessários no fornecimento de matéria-prima.
Responsável pela entrada de bens, insumos e serviços da empresa, esse formato logístico é um dos responsáveis pelo sucesso das operações.
Para saber tudo sobre a logística inbound, continue a leitura!
O que é a logística inbound?
A logística inbound é um processo que envolve por completo o controle de fluxo dos materiais até a chegada na empresa.
Esse processo envolve as seguintes etapas:
- Processamento de informações;
- Busca por fornecedores qualificados;
- Administração do transporte do fornecedor até a empresa;
- Estoque e embalagem de produtos;
- Recebimento e verificação das matérias-primas;
- Avaliar a qualidade da produção.
De modo geral, a logística inbound corresponde ao transporte, armazenamento e entrega de produtos e serviços para a empresa. Logo, todos os processos são direcionados às ações que ocorrem no período de compra dos produtos com o fornecedor até a entrega na empresa.
É claro que, com todos os processos envolvidos dentro da logística, desafios ainda são possíveis de acontecer. Por isso, baixe o material gratuito e fique por dentro de 5 desses desafios:
E-book: 5 grandes desafios da logística
A logística é reconhecida como um dos principais fatores de competitividade de uma empresa, sendo sua gestão muito complexa. Saiba quais são os maiores desafios da área e como enfrentá-los!
Por que a logística inbound é importante?
A logística inbound tem alta relevância e é importante para os negócios pois, com ela, o fluxo de transporte logístico consistente é mantido, o que permite a chegada dos produtos na data correta, impedindo a alta frequência de falhas e atrasos, o queatrasos o que pode ocasionar em, o que provoca outros contratempos.
Com esse processo, há mais rigidez no gerenciamento da cadeia de fornecimento e, assim, os gestores também podem controlar as mercadorias de forma muito mais ampla e eficiente, desde a saída do estabelecimento do fornecedor.
Empresas de logística inbound conseguem aplicar uma maior eficácia na conexão entre empresa-fornecedor, além de sempre garantir o abastecimento saudável do estoque, com produtos que sejam qualificados e sem margem de exageros, o que evita prejuízos e perda de mercadorias.
Quais são os benefícios da logística inbound?
Ao adotar a logística inbound no transporte e gerenciamento de produtos, várias vantagens são geradas a curto, médio e longo prazo.
Confira os principais benefícios abaixo:
– Maior eficiência no giro de estoque;
– Estreitamento de parcerias bem-sucedidas com fornecedores;
– Otimização do transporte nos centros de produção;
– Maior diferencial competitivo no mercado;
– Economia nos custos operacionais;
– Maior segurança e redução dos índices de perdas nos armazéns;
– Melhoria no gerenciamento do fluxo de informações com os fornecedores.
As diferenças entre logística inbound e outbound
As principais diferenças entre a logística inbound e outbound são três: custos e estratégias de economia; gestão de prazos na entrega; particularidades de cada processo.
Na parte de custos e estratégias de economia, o valor de cada serviço é bastante variável. Logo, para cada tipo de logística há uma estratégia ideal, que vai influenciar no custo final para a empresa e para o consumidor.
Na logística inbound, uma das ações que contribuem com a economia é a clareza na comunicação entre os times de almoxarifado e compras. A partir dos alinhamentos, custos desnecessários são mais facilmente identificados e, então, cortados.
Já na outbound, uma maneira eficiente de reduzir custos é o uso de centros de distribuição compartilhados em regiões estratégicas, desde que a armazenagem seja simples. Além da economia, ainda há maior nível de satisfação no serviço realizado e mais disponibilidade de produtos.
Quanto a gestão de prazos na entrega, na logística inbound o ponto de partida é a cidade do fornecedor e o ponto de chegada é a empresa. Por outro lado, na outbound o processo é invertido, logo, o ponto de partida é a fábrica e o destino final é o cliente.
No geral, as particularidades de cada um dos processos são bem variadas. Porém, há especificidades de cada um que são mais nítidas.
Por exemplo, na logística outbound, é dever da empresa estar atenta à gestão de tempo e gastos gerados pela coleta de produtos defeituosos que foram devolvidos ou que retornaram por conta da troca solicitada pelo cliente final.
Enquanto isso, na logística inbound, o foco deve estar direcionado nos indicadores de abastecimento de matéria prima e distribuição interna. Para que não haja atrasos, falta de mercadoria ou estoque em excesso, os processos devem estar totalmente bem definidos.
Logística inbound aplicada na gestão de frotas
A logística inbound aplicada na gestão de frotas e atuando em conjunto com os demais processos que formam uma boa gestão traz muitas vantagens para as atividades da frota.
Veja abaixo os 4 benefícios principais.
1- Melhora na gestão do estoque
Os níveis de organização do estoque aumentam e, com isso, a administração também se torna muito mais fácil. Há um controle maior da saída e entrada de mercadorias e, também, uma identificação mais segura e assertiva da necessidade de insumos e matérias-primas.
2- Elevação da produtividade
Os processos logísticos ficam mais visíveis e, dessa forma, é muito mais fácil e simples realizar um planejamento e controle mais eficientes. Com essa maior visibilidade, o gestor também identifica as falhas com mais rapidez, encurtando o tempo de busca e aplicação das soluções.
3- Redução de gastos
A economia nos custos das atividades logísticas acontece porque, com os métodos da logística inbound, o gestor consegue estreitar a relação com os fornecedores, firmando negócios ainda melhores. Ele também identifica com assertividade quais demandas de insumos e matérias-primas são necessárias.
A partir disso, as chances de um estoque em excesso ou de pausa na produção são tornam-se baixíssimas, diminuindo os custos decorrentes de falhas e prejuízos e, assim, gerando mais economia.
4- Otimização de tempo
A logística inbound contribui também com o planejamento estratégico das rotas. O gestor consegue desenvolver estratégias para que os gastos com combustível sejam menores e, também, para diminuir o tempo das entregas, otimizando os processos e gerando também economia de tempo.
Conclusão
Com um mercado cada vez mais competitivo e clientes mais exigentes, é necessário ter alternativas e métodos efetivos para cumprir com as demandas e expectativas dos consumidores, além de manter a produtividade.
A aplicação da logística inbound nos processos é uma das formas de tornar as atividades mais otimizadas, econômicas e eficientes, além de manter a competitividade do seu negócio.
Deixe seu comentário