Qual a importância da segurança do trabalho na logística?

| Por: Emanuele Almeida

Os números de acidentes de trabalho no Brasil crescem diariamente. Entre os anos de 2002 e 2018, 10 milhões de trabalhadores sofreram algum tipo de acidente em suas funções profissionais no Brasil, de acordo com a Justiça do Trabalho. Apesar dos índices altos, a segurança do trabalho na logística recebe pouca atenção.  

A segurança do trabalho para a logística requer atenção redobrada, já que se trata de atividades que envolvem grandes quantidades de mercadorias, equipamentos de apoio e os riscos de transporte. Por isso, neste artigo você vai conhecer a importância da segurança do trabalho na logística e como reduzir acidentes. Boa leitura!

Como a segurança do trabalho impacta na logística?

A segurança do trabalho é o setor responsável por cuidar dos colaboradores para proporcionar uma melhor qualidade de vida em seu trabalho, assegurando o bem-estar, em que é essencial fazer a prevenção, a fim de evitar acidentes e doenças do trabalho.

Além disso, a segurança do trabalho também impacta no sucesso da empresa. Pois, se algum profissional está machucado, ele ausenta-se do trabalho, afetando o fluxo produtivo e trazendo prejuízos. Acidentes durante o transporte podem resultar na necessidade de compra de novos veículos, equipamentos ou, até mesmo, a reposição de mercadorias danificadas. Além de que em acidentes graves, pode custar a vida do motorista e outras pessoas que estejam na estrada.

Por isso, a segurança do trabalho não deve ser negligenciada em processos logísticos. Tanto que existe uma norma regulatória específica para a segurança do trabalho na logística. Dessa forma, a segurança do trabalho impacta diretamente não só na segurança, mas também no bem-estar, produtividade e custos de uma empresa.

Principais tipos de acidentes de trabalho

O gestor responsável por esse setor dentro de uma empresa deve ficar atento aos dispositivos legais, entender quais são os tipos de acidentes de trabalho e saber como intervir em cada caso.

Um dos maiores responsáveis por acidentes é o trânsito,  que pode causar situações graves entre pessoas e veículos. Os principais motivos para acidentes são:

Por isso, uma das soluções é contar com a ajuda da tecnologia para realizar uma política de pausas regulares e diminuir a probabilidade de colisões causadas por fadiga.

Outro fator que contribui para acidentes de trabalho é esforço repetitivo, como distensões musculares e entorses. Assim como quedas, sendo um risco significativo em muitos locais de trabalho, por isso os equipamentos de segurança são essenciais, principalmente para operários de obras  que trabalham em alturas elevadas.

Há outros fatores como quedas de objetos e lesões por movimentação manual. Mas, independente do tipo de acidente, é essencial que o empregador implemente medidas para garantir a segurança de todos os funcionários. Bem como realizar treinamentos de segurança para realizar todas as tarefas da forma correta.

Segurança, saúde e meio ambiente (SSMA): como aplicar na logística?

A segurança do trabalho na logística faz parte da área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA). A SSMA pode ser entendida como um programa para estabelecer as diretrizes para a adoção de medidas de segurança visando a qualidade de vida e  o bem-estar dos colaboradores de uma empresa. Além disso, também atende aos padrões de segurança e normas regulamentadoras exigidas por lei.

A área de SSMA pode trazer diferentes benefícios para uma empresa, além de contribuir com a organização dos processos, também ajuda na criação de uma cultura diferente em relação a segurança do trabalho. 

Confira os principais benefícios:

- Criar um ambiente seguro e saudável de trabalho impacta no aumento da produtividade dos funcionários;

- A implementação de um bom programa de SSMA gera valor para a empresa diante do seus clientes e público em geral.

Além disso, a sustentabilidade é peça fundamental para a imagem das organizações e está sendo cada dia mais valorizada. Um bom gestor deve estar atento em relação às mudanças de percepção da sociedade, adaptando a empresa às expectativas do cenário atual. 

Principais aspectos que devem ser considerados

A SSMA atua em 3 frentes principais para alcançar seus objetivos dentro de uma organização, são elas: segurança, saúde e meio ambiente. Conheça os principais elementos de cada uma.

Segurança

Quando se trata de segurança dentro do conceito da SSMA, a ideia é agir de modo preventivo. Dessa forma, o principal objetivo é adotar medidas que evitem riscos, acidentes e contaminações. 

Dentre as ações que podem e devem ser implementadas estão:

Para dar conta de monitorar todos os aspectos que envolvem a segurança dentro da SSMA, o gestor pode contar com a ajuda de softwares. A tecnologia é uma grande aliada das empresas e está cada dia mais presente nos diversos setores da logística.

Para os processos de transporte, ela atua na otimização da gestão da frota em aspectos como o controle de manutenção e do comportamento dos motoristas, áreas que afetam diretamente a segurança do trabalho. Para entender melhor essa relação e que tipos de medidas você pode adotar, confira o material rico abaixo.

CTA normal:

Saúde

A segurança e a saúde andam juntas em SSMA, isso porque ambas dizem respeito à integridade e ao bem-estar dos funcionários. Além dos itens citados em segurança, ainda há adequação de aspectos como ergonomia e saúde mental dos colaboradores, já que ambas as áreas requerem a estrutura e a verificação dos processos.

Em relação a ergonomia, deve ser analisada a estação de trabalho, levando em conta as atividades desenvolvidas. Já em termos de saúde mental, um local de trabalho agradável é o requisito mínimo. Outros aspectos importantes são: feedbacks constantes, apoio e incentivo ao crescimento e consideração pela vida pessoal dos colaboradores.

Meio Ambiente

As ações voltadas ao meio ambiente variam de acordo com a empresa, já que depende do setor e do tamanho do negócio. Porém, há pontos comuns que devem ser analisados:

Devem ser consideradas todas as práticas que reduzem o impacto ambiental. Além disso, o cumprimento rígido das leis ambientais é essencial para evitar penalizações, assim como contribuir com a preservação do local.

Como reduzir acidentes de trabalho na logística?

segurança do trabalho na logística
A segurança do trabalho para a logística requer atenção redobrada.

A prevenção de acidentes de trabalho envolve práticas que devem fazer parte da rotina dos colaboradores. Por exemplo, deve-se exigir o uso adequado de EPIs, independente do setor de atuação. O gestor também precisa promover capacitações, a fim de ajudar os funcionários a compreender a importância de tomar os devidos cuidados durante as operações.

Além disso, deve-se mapear os locais de riscos e sinalizar os espaços de forma adequada. A sinalização tem o papel de evidenciar pontos de atenção, para que os colaboradores possam se proteger de forma adequada em cada situação. Porém, esses aspectos precisam estar alinhados com os treinamentos, já que se o colaborador não saber o que significa determinado sinal, ele não saberá como agir corretamente.

Outro aspecto importante é a manutenção dos equipamentos. Não é preciso esperar que eles apresentem alguma falha, a manutenção preventiva é a melhor aliada, de modo que toda a linha de produção e de atividades pode ser adaptada para absorver a ausência de cada equipamento, sem que isso cause impactos aos resultados do negócio.

No processo de transporte, um ponto de atenção diz respeito à organização das cargas nas carrocerias. É fundamental equalizar o peso de forma adequada, para não dificultar o controle da direção na estrada. Além disso, a carga deve ser muito bem presa. Caso contrário, pode causar a mudança da distribuição de peso nas curvas e resultar, até mesmo, no tombamento do veículo, colocando em risco a vida do motorista.

Para reduzir os altos índices de acidentes de trânsito, você pode adotar o controle de comportamento dos motoristas. O comportamento influencia diretamente na segurança das operações. Para entender sobre o assunto, leia o e-book a seguir.

E-book: Por que monitorar o comportamento do motorista?

Entenda como a tecnologia age no monitoramento de comportamentos, reduzindo de custos e prevenindo acidentes.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Conclusão

    A segurança do trabalho na logística é fundamental para reduzir o número de acidentes de trabalho e afastamentos. O setor de transporte é um dos grandes responsáveis por doenças de trabalho e mortes. O grande desafio no setor de logística é realizar um trabalho que atinja todos os colaboradores, envolvendo treinamentos que tenham o objetivo de mitigar os riscos, evitando sinistros, reduzindo despesas e aumentando a vida útil dos equipamentos e veículos.  

    A segurança do trabalho na logística é fundamental para os três agentes principais deste processo: as pessoas, as cargas e as estradas. A gestão das operações requer otimização e eficiência, sendo responsabilidade dos gestores buscarem soluções apoiadas na criatividade, inovação e capacidade técnica para superarem os desafios logísticos, dentre eles a segurança do trabalho.

    Ana Clara Marcondes - Massi Digital

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário

      Comentários

      • Washington Arruda disse:

        Boa tarde.
        Achei muito proveitoso o artigo abordando sobre a segurança do trabalho nos processos logísticos.
        Como atuo na área como técnico de segurança e atualmente estou fazendo uma pós graduação em logística, esse material vai me ajudar muito.
        Só tenho a agradecer essa iniciativa de vocês.
        Grande abraço a todos, que ajudaram na complicação deste artigo.