O que é a logística inbound?

| Por: Emanuele Almeida

A logística inbound é a área que envolve todas as etapas logísticas. O processo começa no fornecedor e se estende até seu próprio negócio, o que inclui também todos os procedimentos necessários no fornecimento de matéria-prima.

Responsável pela entrada de bens, insumos e serviços da empresa, esse formato logístico é um dos responsáveis pelo sucesso das operações. 

Para saber tudo sobre a logística inbound, continue a leitura! 

O que é a logística inbound?

A logística inbound é um processo que envolve por completo o controle de fluxo dos materiais até a chegada na empresa. 

Esse processo envolve as seguintes etapas: 

De modo geral, a logística inbound corresponde ao transporte, armazenamento e entrega de produtos e serviços para a empresa. Logo, todos os processos são direcionados às ações que ocorrem no período de compra dos produtos com o fornecedor até a entrega na empresa.

É claro que, com todos os processos envolvidos dentro da logística, desafios ainda são possíveis de acontecer. Por isso, baixe o material gratuito e fique por dentro de 5 desses desafios:

E-book: 5 grandes desafios da logística

A logística é reconhecida como um dos principais fatores de competitividade de uma empresa, sendo sua gestão muito complexa. Saiba quais são os maiores desafios da área e como enfrentá-los!

Por que a logística inbound é importante?

A logística inbound é a área que envolve todas as etapas logísticas

A logística inbound tem alta relevância e é importante para os negócios pois, com ela, o fluxo de transporte logístico consistente é mantido, o que permite a chegada dos produtos na data correta, impedindo a alta frequência de falhas e atrasos, o queatrasos o que pode ocasionar em, o que provoca outros contratempos. 

Com esse processo, há mais rigidez no gerenciamento da cadeia de fornecimento e, assim, os gestores também podem controlar as mercadorias de forma muito mais ampla e eficiente, desde a saída do estabelecimento do fornecedor. 

Empresas de logística inbound conseguem aplicar uma maior eficácia na conexão entre empresa-fornecedor, além de sempre garantir o abastecimento saudável do estoque, com produtos que sejam qualificados e sem margem de exageros, o que evita prejuízos e perda de mercadorias. 

Quais são os benefícios da logística inbound?

Ao adotar a logística inbound no transporte e gerenciamento de produtos, várias vantagens são geradas a curto, médio e longo prazo. 

Confira os principais benefícios abaixo:

– Maior eficiência no giro de estoque;

– Estreitamento de parcerias bem-sucedidas com fornecedores;

– Otimização do transporte nos centros de produção;

– Maior diferencial competitivo no mercado;

– Economia nos custos operacionais; 

Maior segurança e redução dos índices de perdas nos armazéns;

– Melhoria no gerenciamento do fluxo de informações com os fornecedores. 

As diferenças entre logística inbound e outbound 

As principais diferenças entre a logística inbound e outbound são três: custos e estratégias de economia; gestão de prazos na entrega; particularidades de cada processo.

Na parte de custos e estratégias de economia, o valor de cada serviço é bastante variável. Logo, para cada tipo de logística há uma estratégia ideal, que vai influenciar no custo final para a empresa e para o consumidor. 

Na logística inbound, uma das ações que contribuem com a economia é a clareza na comunicação entre os times de almoxarifado e compras. A partir dos alinhamentos, custos desnecessários são mais facilmente identificados e, então, cortados. 

Já na outbound, uma maneira eficiente de reduzir custos é o uso de centros de distribuição compartilhados em regiões estratégicas, desde que a armazenagem seja simples. Além da economia, ainda há maior nível de satisfação no serviço realizado e mais disponibilidade de produtos.

Quanto a gestão de prazos na entrega, na logística inbound o ponto de partida é a cidade do fornecedor e o ponto de chegada é a empresa. Por outro lado, na outbound o processo é invertido, logo, o ponto de partida é a fábrica e o destino final é o cliente. 

No geral, as particularidades de cada um dos processos são bem variadas. Porém, há especificidades de cada um que são mais nítidas. 

Por exemplo, na logística outbound, é dever da empresa estar atenta à gestão de tempo e gastos gerados pela coleta de produtos defeituosos que foram devolvidos ou que retornaram por conta da troca solicitada pelo cliente final. 

Enquanto isso, na logística inbound, o foco deve estar direcionado nos indicadores de abastecimento de matéria prima e distribuição interna. Para que não haja atrasos, falta de mercadoria ou estoque em excesso, os processos devem estar totalmente bem definidos. 

Logística inbound aplicada na gestão de frotas

A logística inbound aplicada na gestão de frotas e atuando em conjunto com os demais processos que formam uma boa gestão traz muitas vantagens para as atividades da frota. 

Veja abaixo os 4 benefícios principais. 

1- Melhora na gestão do estoque

Os níveis de organização do estoque aumentam e, com isso, a administração também se torna muito mais fácil. Há um controle maior da saída e entrada de mercadorias e, também, uma identificação mais segura e assertiva da necessidade de insumos e matérias-primas. 

2- Elevação da produtividade

Os processos logísticos ficam mais visíveis e, dessa forma, é muito mais fácil e simples realizar um planejamento e controle mais eficientes. Com essa maior visibilidade, o gestor também identifica as falhas com mais rapidez, encurtando o tempo de busca e aplicação das soluções. 

3- Redução de gastos

A economia nos custos das atividades logísticas acontece porque, com os métodos da logística inbound, o gestor consegue estreitar a relação com os fornecedores, firmando negócios ainda melhores. Ele também identifica com assertividade quais demandas de insumos e matérias-primas são necessárias. 

A partir disso, as chances de um estoque em excesso ou de pausa na produção são tornam-se baixíssimas, diminuindo os custos decorrentes de falhas e prejuízos e, assim, gerando mais economia. 

4- Otimização de tempo 

A logística inbound contribui também com o planejamento estratégico das rotas. O gestor consegue desenvolver estratégias para que os gastos com combustível sejam menores e, também, para diminuir o tempo das entregas, otimizando os processos e gerando também economia de tempo. 

Conclusão 

Com um mercado cada vez mais competitivo e clientes mais exigentes, é necessário ter alternativas e métodos efetivos para cumprir com as demandas e expectativas dos consumidores, além de manter a produtividade. 

A aplicação da logística inbound nos processos é uma das formas de tornar as atividades mais otimizadas, econômicas e eficientes, além de manter a competitividade do seu negócio. 

Tags

Autor

Emanuele Almeida

Emanuele Almeida

Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário