Monitoramento veicular: Formas de fazer e como reduzir riscos

| Por: Emanuele Almeida

O monitoramento veicular disponibiliza informações que te ajudam a ter maior controle sobre a frota.

O monitoramento veicular permite que as empresas saibam a localização dos seus veículos em tempo real. Além disso, viabiliza um maior controle sobre a frota, já que é possível ter mais dados sobre as operações e, consequentemente, tomar decisões mais assertivas. 

Investir em um monitoramento para uma frota de veículos traz muito além de gestão e segurança, saiba mais neste artigo!

O que é monitoramento veicular?

monitoramento de veículo

O monitoramento veicular é uma forma de fazer acompanhamento do status de um veículo. Isso pode ser feito através de um software ou através de planilhas. 

Através de uma tecnologia específica de rastreio, ele possibilita determinar a localização de um veículo em tempo real, a partir do auxílio de um dispositivo conectado ao automóvel, que envia os dados para uma central, responsável por agrupar esses dados e passar ao gestor da frota.

Porém, hoje em dia, existem tecnologias que vão além. Para monitorar a frota, elas acompanham também todo o status do veículo e do condutor, para além de sua localização. Assim, é possível avaliar a condução do motorista, disponibilizar dados sobre a carga e reduzir as práticas de risco e acidentes. 

Enquanto o monitoramento através de rastreio contribui apenas para saber a localização do veículo, a Telemetria Avançada possibilita ter dados personalizados de conduta de motoristas e dos veículos com objetivo final de reduzir custos e otimizar todo o processo logístico. Conheça mais sobre essa tecnologia:

E-book: Tudo o que você precisa saber sobre telemetria e gestão de frotas

Nesse e-book, vamos explicar o que é Telemetria, de que maneira ela funciona e como atua no veículo, quais são seus principais benefícios e como utilizá-la na gestão de frota.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Por que fazer monitoramento veicular?

    Monitorar a frota de forma eficiente com a Telemetria Avançada entrega diferentes benefícios para uma empresa que utiliza veículos para prestar serviço, como, por exemplo:

    A partir dos benefícios listados é possível mensurar a importância do monitoramento veicular para as transportadoras, não apenas pelas questões econômicas, mas também para a melhoria da segurança da frota.

    Monitoramento veicular e controle de riscos de acidentes

    Além de possibilitar o aumento da produtividade e economia nas operações logísticas, a quantidade de acidentes nas frotas é diminuída, especialmente com a adoção de soluções tecnológicas específicas para esses fins, como a Telemetria e o Módulo de Inteligência de Frota.

    Monitorar o veículo ajuda a reduzir as taxas de acidentes, pois entrega mais proteção para o condutor, a carga e o veículo. A tecnologia ajuda o motorista a adotar uma postura mais defensiva na direção, uma vez que ela detecta comportamentos indevidos e faz alertas sonoros para que o motorista possa corrigi-los, além de avisar o gestor o que está acontecendo no momento. Somados esses fatores, a segurança da frota fica mais completa.  

    Conheça mais sobre tecnologias que ajudam na prevenção de acidentes:

    E-book gratuito: 3 Ferramentas de segurança para sua frota

    Conheça as tecnologias capazes de inibir comportamentos que causam acidentes:

    Soluções tecnológicas para o monitoramento veicular

    A adoção de soluções tecnológicas é ideal para realizar um monitoramento eficaz. A Telemetria Avançada e o Módulo de Inteligência de frota são duas soluções que fornecem dados necessários para um monitoramento completo e, consequentemente, contribuem com a gestão da frota.

    O sistema de telemetria é compatível com veículos leves, pesados e especiais. Essa tecnologia possibilita fazer o monitoramento completo da performance da frota. Além disso, a solução fornece rotograma falado para que o motorista seja notificado durante o percurso, dados precisos coletados pela rede CAN ou OBD e identificação dos condutores para detectar padrões de dirigibilidade.

    O Módulo de Inteligência de Frota é ideal para propiciar uma visão geral ao gestor. Ele possibilita a agilidade e segurança nas tomadas de decisões, identificação de áreas com maior incidência de eventos pela Tassi (nossa inteligência artificial), sugestões de rotogramas, interligação com a telemetria, videomonitoramento e sensor de fadiga, visualização do mapa de calor com indicações dos locais com maiores índices de ocorrência que podem ameaçar a segurança do condutor, ranking de motoristas com base nas práticas de dirigibilidade, dashboards personalizadas com indicadores em painel de BI e ligações automáticas para o gestor.

    Essas soluções ajudam a aumentar a segurança da frota, além de proporcionar a redução de custos e otimização dos processos logísticos.

    Conclusão 

    Ao adotar um sistema de monitoramento veicular, há maior comodidade para consultar informações sobre o veículo e a frota. Além de fornecer a localização em tempo real, é possível contar com uma central que gera relatórios com eficiência e alerta em caso de algum atraso, acidente ou falha de segurança. 

    Descubra qual solução é a mais indicada para a sua frota com os especialistas da Trimble.

    Converse com nossos especialistas hoje

    Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário