Psicologia do trânsito na prevenção de acidentes

| Por: Juliana Gallassi

A psicologia do trânsito é uma área do conhecimento que estuda o comportamento humano no contexto da mobilidade urbana, investigando fatores internos e externos, conscientes e inconscientes que promovem, influenciam e transformam a realidade do trânsito.

Vertentes da psicologia do trânsito

Sua esfera de estudo é constituída de três sistemas principais: a via, o veículo e o homem, sendo o último, o mais complexo, pois tem a maior probabilidade, a partir do seu comportamento, de alterar a organização do sistema desorganizar todo o restante do sistema

A psicologia do trânsito atua em duas vertentes: 

Um dos maiores focos da psicologia do trânsito encontra-se no trabalho voltado à problemática de acidentes, tendo como ponto central o comportamento dos motoristas e como estes influenciam na ocorrência dos acidentes de trânsito.

Como realizar a tratativa das ocorrências para extinguir comportamentos de risco

Veja nesse post, 5 dicas para tornar a tratativa de ocorrências eficiente.

Aspectos comportamentais

Dentro do comportamento no trânsito, existem alguns que possuem grande relevância nos estudos aplicados à direção, destacamos:

Verificação do equilíbrio entre aspectos da personalidade: principalmente os relacionados ao controle emocional, ansiedade, impulsividade e agressividade, levando em consideração que estes influenciam diretamente no comportamento dos motoristas.

Nesses casos, mesmo estando preparado para enfrentar as condições adversas que possam interferir na estrada, o motorista não apenas precisa   ver o perigo, como também é necessário tomar uma  uma decisão rápida

Alguns fatores influenciam no tempo de reação, um exemplo é a velocidade com que um motorista dirige e seu estado físico – alerta, cansado, sonolento, entre outros.

Psicologia do trânsito na gestão de frotas

No Brasil, os profissionais da psicologia do trânsito trabalham, em geral, na avaliação psicológica de motoristas. Porém, eles também realizam pesquisas e sugerem medidas que auxiliem na melhoria do trânsito, tal qual desenvolvem soluções com foco no comportamento dos motoristas, como cursos de educação, por exemplo. 

Então, ser avaliado psicologicamente e aprovado para seguir como motorista já configura o indivíduo como um agente ativo no trânsito. Dessa forma, o comportamento do caminhoneiro que trabalha em uma frota influencia não somente o trânsito no qual ele está inserido, como o planejamento feito pela empresa para qual trabalha.

Assim, ao identificar uma sucessão de comportamentos inadequados no trânsito por parte de motoristas da frota, a psicologia do trânsito pode ser uma solução estratégica para a educação e conscientização dos motoristas a partir de sugestões e aplicação de atividades educacionais que melhor desenvolvam psicologicamente os motoristas.

Além de ser uma ótima solução para educação e conscientização de motoristas, quando combinada à uma tecnologia apropriada para a realidade da sua frota, a psicologia do trânsito é potencializada. Para saber qual tecnologia cabe para a sua equipe, confira o material gratuito abaixo.

Fale conosco.

Agende um horário e fale com um de nossos consultores.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Tags

    Autor

    Juliana Gallassi

    Juliana Gallassi

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário

      Comentários