Principais causas de acidentes de caminhão e como evitá-las em sua frota

| Por: Emanuele Almeida

Conheça os principais motivos que levam a acidentes de caminhão no trânsito e medidas que podem ser adotadas para ter ma...

É comum ver notícias de acidentes de caminhão, principalmente colisões e quedas. Isso porque são veículos robustos e grandes que, na maior parte das vezes, transportam cargas pesadas. O primeiro passo é identificar quais são as principais causas de acidente para em seguida saber como é possível preveni-los.

Selecionamos as principais causas e quais medidas podem ser adotadas para evitá-las. 

Principais causas de acidente de caminhão

Há diferentes fatores que podem contribuir para causar acidentes, selecionamos quatro, que podem ser considerados os principais. Veja a seguir:

Excesso de carga

Transportar mais carga que o limite do veículo suporta é uma prática prejudicial para a segurança rodoviária. Por isso, há uma lei que limita a carga transportada em cada caminhão, de acordo com sua capacidade. Caminhões pesados demais acabam perdendo eficiência, principalmente em curvas e ultrapassagens.

Isso acontece porque o motor será elevado além do seu limite e a suspensão será desgastada mais rapidamente. Se houver água na estrada, aumenta-se as chances de derrapamento. Mesmo que seja um motorista prudente e experiente, o caminhão não vai estar com o funcionamento adequado.

Imprudência dos motoristas em acidentes de caminhão

A imprudência dos motoristas pode ser considerada como um dos maiores problemas nas estradas e que pode terminar em acidentes fatais. O comportamento do condutor é um fator essencial para a segurança, pois são veículos grandes e robustos. 

Nesse ebook, explicamos mais sobre como o comportamento dos motoristas afetam diretamente em causas de acidentes: 

E-book: Por que monitorar o comportamento do motorista?

Conheça os principais motivos que levam a acidentes de caminhão no trânsito e como evitá-los:

Viagens muito longas sem pausas

Quando um motorista não tem tempo para descer ou não descansa corretamente, ele perde a concentração no trânsito e não consegue reagir adequadamente diante de alguma emergência, além de poder cair no sono durante a viagem. Diante desses fatores, as chances de acidentes são maiores, mesmo que todas as outras precauções sejam seguidas.

Por isso, é importante planejar as viagens e acompanhar a jornada dos motoristas, especialmente se as viagens forem muito longas e demandarem longos períodos na estrada. Isso pode ser feito por meio do controle de jornada dos motoristas ou pelo sensor de fadiga

Má conservação de rodovias

Esse fator não depende exclusivamente do motorista ou do gestor de frota, pois é um aspecto externo. Porém, em estradas com má conservação, os motoristas precisam estar ainda mais atentos e dirigir com cautela.

Porém, existem tecnologias que antecipam a probabilidade de uma rota ter acidentes, como o rotograma. Elas estão cada vez mais sendo utilizadas pelos gestores de frota, exatamente para prevenir acidentes de caminhão.

Como prevenir acidentes com caminhão?

Adotar medidas que contribuam para a redução de acidentes nas estradas é fundamental, tanto por questões de segurança, quanto para evitar custos extras com a frota. A seguir, conheça medidas que podem ajudar a reduzir acidentes:

Planejamento das rotas

O planejamento de rotas é fundamental para a eficiência e segurança. Ele ajuda a reduzir o tempo total da viagem, contribuindo para evitar o cansaço sem prejudicar o prazo de entrega. Para isso, a tecnologia do Sugestões de Rotograma permite escolher as rotas em que as estradas estejam em melhores condições e planejar momentos de pausa em locais com menor perigosidade.

Treinamento dos motoristas para evitar acidentes de caminhão

Motoristas mais conscientes também ajudam a reduzir o risco de acidentes. Para isso, é essencial que a empresa ofereça orientações sobre respeito do tempo e locais adequados para o descanso durante a jornada, direção segura e respeito ao peso adequado da carga. Alguns problemas podem ser resolvidos com treinamentos, como ultrapassagem arriscada e respeito às leis. 

Para incentivar uma boa conduta, a empresa pode utilizar bonificações  para os motoristas que apresentam melhores comportamentos ao trânsito, conforme o que o software de gestão de frotas apontar ranking de motoristas. Se a sua empresa não o possui, conheça 3 ferramentas que incentivam a segurança na frota:

E-book gratuito: 3 Ferramentas de segurança para sua frota

Conheça as tecnologias capazes de inibir comportamentos que causam acidentes:

Manutenção preventiva para acidentes de caminhão

Em muitos acidentes, a causa é uma falha no freio, problema na suspensão, pneus gastos e outros defeitos estruturais. Esses fatores podem ser evitados por meio da manutenção preventiva da frota, que ajuda a identificar previamente a necessidade de troca ou reparo em peças e acessórios. Dessa forma, podem ser identificados mau funcionamento antes mesmo de apresentarem algum risco para o motorista na estrada. 

Empresas que trabalham com uma rotina de manutenção organizada têm menos chance de ter acidentes devido a falhas mecânicas. Para não ficar com muitos veículos parados, há softwares que ajudam a planejar as manutenções.

Sistema de monitoramento completo embarcado

Um eficaz sistema de monitoramento embarcado com câmeras, DVR Veicular, software de gestão e transmissão em tempo real ajuda a analisar o comportamento do motorista e oferecer suporte. Ele possibilita, até mesmo, a identificação  das causas de acidentes, no caso da instalação de câmeras externas.

A solução da Trimble de videomonitoramento embarcado – o Vmov – oferece:

– Filmagem total do veículo com até 5 câmeras embarcadas

– Integração com a telemetria, facilitando o acompanhamento da frota

– Gravação de trechos automáticos de comportamentos de risco do condutor

– Acompanhamento em tempo real ou por trechos de vídeo de incidentes

Essas informações permitem que o treinamento dos motoristas seja mais direcionado, além de auxiliar na criação de medidas que ajudam a evitar os acidentes que ocorreram anteriormente. Essas ações contribuem para criar uma frota mais segura e proteger a vida dos motoristas. Converse conosco hoje e implante o seu sistema de monitoramento para evitar acidente de caminhão!

Converse com nossos especialistas hoje

Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

Tags

Autor

Emanuele Almeida

Emanuele Almeida

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário