Principais vantagens em adotar o reconhecimento facial na gestão de frotas

| Por: Emanuele Almeida

As tecnologias utilizadas nas estradas vão muito além de um monitoramento eficiente. Todo o setor logístico ganhou outra dimensão com as novas tecnologias, como é o caso da inteligência artificial e sua aplicação para reconhecimento facial. Dessa forma, é possível cruzar dados e detectar padrões que garantem que o rosto detectado é de determinada pessoa.

Além disso, o reconhecimento facial tornou-se um grande aliado na gestão de frotas, agilizando a triagem, aumentando a segurança e reduzindo o risco de fraudes. Para entender melhor como essa ferramenta funciona, continue a leitura.

O que é reconhecimento facial?

A identificação de uma pessoa através de seu rosto em fotos, vídeos ou em tempo real é possível graças ao uso da tecnologia de reconhecimento facial. Essa tecnologia é classificada como uma forma de autenticação biométrica, a qual se utiliza das características físicas ou comportamentais exclusivas de cada indivíduo para identificá-lo digitalmente e conceder acesso a sistemas, dispositivos ou dados. 

O reconhecimento facial pode ser combinado a outras formas de autenticação, permitindo maior precisão em processos que demandam a identificação do usuário. Além do reconhecimento facial, outras formas de autenticação biométrica incluem impressões digitais, íris ocular e voz. 

Em resumo, a tecnologia de reconhecimento facial é capaz de identificar ou confirmar a correspondência entre o rosto analisado e a imagem armazenada em um registro ou banco de dados.

Como o reconhecimento facial é utilizado na frota?

Utilizando imagens ou vídeos, um software de reconhecimento facial é capaz de detectar a posição e os traços faciais de uma pessoa. A partir desse mapeamento, o sistema consegue identificar quem está dirigindo um veículo, sem necessidade de outras formas de verificação, como digitais.

A Trimble conta com um sistema exclusivo para reconhecimento facial, que identifica qual motorista está dirigindo o veículo, dispensando o uso de outros equipamentos de identificação e não dependendo do motorista para tomar alguma ação. 

Dessa forma, não existe risco de fraude, pois é impossível falsificar a identificação do cadastro. O gestor saberá exatamente quem estará dirigindo cada veículo. O principal objetivo é aumentar a segurança e proporcionar mais controle sobre o uso dos veículos e motoristas, uma vez que monitorar o motorista proporciona resultados mais eficientes. Controlar a sua ação no volante reduz custos, evita acidentes e potencializa a lucratividade final.

Para conhecer outras ferramentas que são essenciais para a segurança da frota, baixe o ebook gratuito da Trimble.

E-book: 3 Ferramentas para alavancar a segurança da sua frota

Conheça as tecnologias capazes de inibir os 3 principais comportamentos que causam acidentes de trânsito.

Vantagens em usar o reconhecimento facial na frota

No ramo de segurança patrimonial e pessoal, o reconhecimento facial pode ser uma forma de reforçar os cuidados com a proteção. A seguir, confira as principais vantagens.

Mais agilidade na triagem

O reconhecimento facial permite identificar qual motorista está dirigindo sem o uso de outros equipamentos de identificação e sem a necessidade de alguma ação do motorista. Assim, torna mais segura e prática a identificação do cadastro.

Diminuição dos riscos de falhas

Como o motorista não precisa fazer nenhuma ação e todos os dados são armazenados de forma automática, a chance de erros é reduzida. Dessa forma, o gestor tem acesso a dados mais seguros.  A condução de um veículo é uma responsabilidade crucial atribuída ao motorista, que está constantemente exposto a uma variedade de fatores internos e externos, como sua saúde física, nível de discernimento, condições da via e meio ambiente, habilidade em analisar informações e tomar decisões, entre outros. 

É essencial que o condutor esteja sempre atualizado e preparado para dirigir de maneira segura, sabendo como evitar e lidar com situações de risco que possam aumentar a probabilidade de acidentes. Para entender como os riscos comportamentais influenciam nos níveis de acidente, baixe o material abaixo.

E-book: Riscos comportamentais que causam acidentes de trânsito

90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. A prevenção depende de você! Aprenda quais são os principais riscos e como evitá-los.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Maior nível de segurança

A automação do reconhecimento facial torna mais fácil relacionar os dados da frota com o comportamento do motorista. É possível identificar com clareza os motoristas que apresentam comportamentos inadequados, permitindo que os gestores ajam para corrigir os problemas.

Conclusão

As ferramentas tecnológicas desempenham um papel crucial na gestão de frotas, pois automatizam processos e fornecem dados precisos sobre a operação. Com o auxílio de softwares, o gestor pode ter uma atuação mais estratégica, permitindo que ele concentre seus esforços em questões fundamentais, como a redução de custos e, sobretudo, a segurança da frota.

A Trimble tem as ferramentas certas para melhorar o desempenho da sua frota e reconhecimento facial de ponta. Fale com nosso time e conheça nossas soluções completas! 

Tags

Autor

Emanuele Almeida

Emanuele Almeida

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário