Supervisor de frota: principais atribuições e habilidades necessárias

| Por: Emanuele Almeida

Uma empresa de logística abrange muitos processos todos os dias, por isso , é fundamental contar com especialistas para cada função, a fim de garantir que todos os prazos sejam cumpridos e a eficiência alcançada em cada etapa. Neste cenário, surge o supervisor de frota. Um profissional importante para garantir a rotatividade da frota e o bom funcionamento dos veículos. 

Para essa função, é necessário habilidades como planejamento, foco em resultados e, principalmente, familiaridade com a tecnologia. Para entender mais sobre esse profissional e seu papel na frota, continue a leitura!

O que faz um supervisor de frota?

O supervisor de frota é o profissional responsável pelos processos relativos à administração e disponibilização dos veículos da frota.

O supervisor de frota é o profissional responsável pelos processos relativos à administração e disponibilização dos veículos da frota. Além disso, também é sua função implementar novos processos, receber e preparar carros novos, fazer o controle de veículos, acompanhar a movimentação e a utilização da frota.

Por isso, um dos principais cuidados que um supervisor de frota precisa ter com o controle  dos veículos é a manutenção preventiva. A manutenção preventiva abrange todas as práticas que ajudam a conservar e prolongar a vida útil dos veículos, equipamentos e máquinas. Além disso, controlar a manutenção da frota ajuda a economizar e evitar gastos desnecessários, além de não ter uma frota ociosa

Habilidades necessárias para um bom supervisor de frotas

Para dar conta de todas as funções exigidas, um bom supervisor de frotas precisa ter capacidade de planejamento, foco nos resultados, liderança e facilidade com a tecnologia. Conheça mais sobre essas habilidades, a seguir.

Capacidade de planejamento

O supervisor de frotas precisa ter a capacidade de planejar a curto, médio e longo prazo para que nenhum processo ou imprevisto interfira na utilização da frota. A curto prazo, precisa garantir que todos os veículos estão operando corretamente para que nenhum imprevisto atrase os processos.

A médio prazo, é preciso acompanhar a entrada de novos veículos na frota, fazer o planejamento das manutenções preventivas, a fim de garantir que não ocorra interrupção no fluxo de trabalho. Já a longo prazo, precisa pensar em processos que melhorem as operações, otimize os serviços e proporcione a utilização da frota de forma mais eficaz e econômica. 

Para isso, é fundamental que o supervisor conheça o histórico da empresa e, principalmente, dos veículos da frota. Também é preciso reunir o máximo de informações possível sobre cada veículo e operação. 

Por exemplo, o supervisor pode alinhar com o gestor da frota os próximos passos para garantir a eficiência em todas as etapas. O futuro das operações é termos processos conectados do começo ao fim, por isso é importante que os profissionais também estejam alinhados.

Para saber mais como funciona essa relação de processos cada vez mais conectados, baixe o e-book gratuito da Trimble.

Transporte Conectado – Qual o futuro das tecnologias para operações logísticas?

Descubra se a sua empresa já está se preparando para o futuro das operações logísticas e conheça as tendências da Logística e da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) conectada.

Supervisor de frota: foco em resultados e liderança

O planejamento é importante, mas ele precisa ser transformado em ações completas e bem sucedidas. O supervisor de frota deve estar constantemente acompanhando os resultados de cada um dos processos e no desempenho de cada rota, a fim de garantir o melhor uso dos veículos. Sempre entrando em ação para evitar ou solucionar problemas com rapidez e eficiência.

Além disso, um bom supervisor precisa saber liderar, isso porque essa habilidade está diretamente relacionada com a capacidade de planejar, organizar e dominar os processos. Ao coordenar os veículos da frota, o supervisor deve ser capaz de lidar com as diferentes situações que cada um pode apresentar.

Facilidade com a tecnologia

A tecnologia é uma grande facilitadora do trabalho do supervisor de frota, por isso é preciso conhecê-la e não ter medo de usá-la. Hoje, a logística é totalmente informatizada. É importante que o supervisor esteja familiarizado com soluções tecnológicas e saiba aplicá-las para facilitar a tomada de decisões e otimizar os processos que ele supervisiona.

Um bom supervisor é capaz de contar com a ajudante de um software de gestão de frotas para facilitar suas atividades. Um software eficaz garante acesso a relatórios de todos os veículos, suas condições mecânicas, histórico de manutenções e outras informações importantes para uma boa supervisão da utilização da frota. 

Alguns softwares contam com recursos essenciais, como o Business Intelligence. Com ele é possível ter acesso a indicadores de desempenho e relatórios sempre atualizados, facilitando a supervisão dos veículos. Para conhecer como os indicadores ajudam na frota como um todo, baixe o material gratuito abaixo.

E-book: Como um BI especializado pode garantir a excelência na gestão de frotas?

Descubra como softwares especializados na área logística podem otimizar sua gestão.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Como a tecnologia auxilia a rotina do supervisor de frota?

    Como mencionado anteriormente, a tecnologia é uma grande aliada na rotina do supervisor de frota. Uma das tecnologias que mais contribuem é a Telemetria veicular avançada, com ela é possível analisar informações completas dos veículos. Dessa forma, o supervisor pode avaliar qual veículo precisa de mais atenção com a direção, quais precisam de reparos, quais gastam mais ou menos. 

    A partir desses dados, pode-se pensar em planos estratégicos para suprir a demanda, promovendo mais produtividade e economia. 

    Conclusão

    É possível entender como o supervisor de frotas é importante para o bom funcionamento das operações logísticas, já que se ele não cuidar corretamente da administração da frota, os processos não serão cumpridos. 

    Para isso, ele pode contar com a ajuda da tecnologia da Trimble! Especialistas em telemetria veicular avançada. Para saber mais, entre em contato com nosso time comercial.

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário