Saiba como a tecnologia embarcada auxilia na otimização das operações

| Por: Emanuele Almeida

O controle e a automatização das demandas auxilia no desempenho das equipes por meio do uso de ferramentas e recursos que possibilitam ao gestor acompanhar a atividade das frotas e dedicar-se de forma mais direcionada aos planejamentos estratégicos. Para isso, o investimento na tecnologia embarcada tem sido uma grande aliada das empresas que desejam organizar as estratégias do seu empreendimento sem perder as informações e a movimentação da sua equipe.

O sistema de tecnologia embarcada possibilita o armazenamento de dados dos veículos, como o desempenho do motorista, controle de combustíveis, dados de operações realizadas por vários dias seguidos que podem ser analisados desde o momento de partida do veículo até o seu ponto de destino.

Neste artigo, você descobre como a tecnologia embarcada funciona na prática e suas principais vantagens. Confira!

O que é tecnologia embarcada?

O sistema embarcado é uma tecnologia ligada a outros recursos, onde agrega funcionalidades entre hardware e software, o qual é responsável por enviar informações externas para o sistema de coleta de dados. Esse sistema pode ser aplicado em diferentes segmentos, mas quando se trata de frotas, a utilização mais comum é a instalação de um hardware. O equipamento é interligado a sensores na rede CAN, que monitoram as informações desejadas e transmitem via satélite para o banco de dados.

Dessa forma, a interface de comunicação entre o motorista, a operação e o dispositivo são interligados e transmitidos para o banco de dados. Quando se trata de eficiência da frota, as tecnologias embarcadas são grandes facilitadores.

Como funcionam as tecnologias embarcadas?

A tecnologia embarcada é como se todos os componentes do veículo estivessem se comunicando para saber como cada uma das partes está funcionando. Nos modelos digitais, é preciso apenas conectar um par de fios para saber todas as informações sobre o veículo. 

As tecnologias  armazenam as informações nas seguintes categorias:

As informações são consolidadas dentro de um equipamento embarcado no veículo (computador de bordo), que transmite esses dados para a central de monitoramento que, geralmente, fica na própria empresa. A partir dessas coletas, relatórios são gerados pelo sistema, que auxiliarão os gestores em ações estratégicas. 

Principais tipos de tecnologia embarcada

tecnologia embarcada
O sistema de tecnologia embarcada possibilita o armazenamento de dados dos veículos.

Existem diferentes tecnologias embarcadas e para decidir qual é a mais adequada para a sua empresa, é necessário ter claro quais resultados você espera alcançar. Computador de bordo, sistema de roteirização, rastreamento e telemetria são alguns exemplos. Todos têm a função de simplificar o trabalho dos gestores. As tecnologias mais avançadas, como a telemetria, vão além disso e auxiliam na operação dos motoristas, na tratativa de manutenção e na segurança como um todo da operação.

Especificamente para o gerenciamento de frotas, o que agrega informações mais completas a nível de gestão é a telemetria avançada. A telemetria reúne todas as etapas do planejamento e controle dos veículos, integrando as atividades de manutenção, monitoramento, além do acompanhamento dos motoristas. 

Telemetria

A tecnologia da telemetria veicular acompanha dados da operação logística com o objetivo de acompanhar a performance dos veículos e motoristas. Dentre os indicadores medidos, estão: 

A coleta desses dados resulta na economia e na segurança da frota, já que fornece informações em tempo real de forma prática para a tomada de decisão. Além disso, os gestores conseguem prever situações para que elas sejam tratadas com urgência

Toda a leitura acontece por meio da central eletrônica do veículo. Em veículos pesados, utiliza-se o padrão da rede CAN (Controller Area Network), é por essa rede CAN que trafega toda informação dos sensores do veículo. No modelo digital é preciso apenas conectar um par de fios nessa rede para saber todas as informações sobre o veículo. A maior vantagem é o fornecimento de informações muito mais seguras e precisas. 

As outras informações da telemetria são obtidas pela rede CAN. Todas as informações de telemetria são consolidadas dentro de um equipamento embarcado no veículo (computador de bordo), que transmite esses dados para a central de monitoramento que, geralmente, fica na própria empresa.

Para não ficar com nenhuma dúvida sobre a Rede CAN e como ela atua, acesse o material abaixo. 

E-book Rede Can

A Rede Can foi desenvolvida para estabelecer comunicação entre os diversos componentes eletrônicos do veículo, confira como essa tecnologia contribui para uma gestão de frotas mais efetiva.

Vantagens da tecnologia embarcada

A partir das tecnologias embarcadas é possível que o gestor compreenda todas as necessidades mecânicas do veículo, colocando como prioridade sua manutenção quando necessário para preservação do patrimônio e da vida do condutor. Além disso, os sistemas de tecnologia embarcada proporcionam, a partir da sua praticidade, maior autonomia ao sistema de gestão que passa a trabalhar de forma mais focada nas questões de planejamento estratégico.

Conheça mais alguns benefícios a seguir.

Evita riscos na operação

As principais causas de acidentes envolvem falha humana, como desrespeito às regras de repouso semanal,  jornada máxima de trabalho, colisões por velocidade exagerada, uso de celular e outras distrações, além de rodovias em estado precário que facilitam o risco de acidentes. Por meio do uso da tecnologia embarcada nos veículos, é possível reduzir riscos de acidentes e tornar as operações mais seguras. 

Isso porque a tecnologia permite monitoramento do excesso de velocidade e tempo excessivo de direção. Além disso, por meio do sensor de fadiga, é possível ter o controle de fadiga, sono, uso de celular e cigarro, e outras distrações do motorista em tempo real. 

No material abaixo, você descobre se a sua empresa precisa de um sensor de fadiga e como ele pode ajudar nas suas operações.

E-book: Sensor de fadiga e distração

Saiba tudo sobre essa inteligência artificial aplicada à gestão de frotas.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Auxilia na tomada de decisão

    Com o auxílio de tecnologias embarcadas, o gestor de frotas se baseia em dados concretos para tomar decisões sobre a operação. Assim, cada passo no processo passa a ser mais estratégico e inteligente. Seja para visualizar novas oportunidades de negócios ou para prever problemas mecânicos. A gestão tem como base os indicadores de desempenho, que inserem maior precisão nos planos de ação. 

    Aumento da produtividade

    As tecnologias embarcadas ajudam no aumento da produtividade, pois com os dados em mãos, os gestores podem definir as melhores rotas, reduzir gastos desnecessários, entre outros. Além disso, atua-se com antecedência, já que avaliando as informações do sistema todos os trajetos serão otimizados, criando até mesmo rotas mais eficientes e que atendam mais clientes pelo caminho. Todas essas ações impactam diretamente na produtividade da frota.

    Conclusão

    A tecnologia embarcada é uma grande aliada da gestão de frotas, pois ela mede e consolida todos os dados sobre suas operações de forma ágil, de maneira assertiva e segura. 

    A mais avançada tecnologia embarcada é a telemetria. Para conhecer mais sobre essa solução, baixe gratuitamente o material da Trimble! E, em seguida, já fale com os especialistas para implementar na sua empresa.  

    Ana Clara Marcondes – Massi Digital.

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário