Eleve a segurança da frota com monitoramento de motoristas no trânsito

| Por: redacao.massi


O comportamento do motorista no trânsito impacta diretamente na economia e segurança da frota. Em suma, realizar o monitoramento de motoristas e atuar sobre comportamentos de risco que impactam negativamente a operação é essencial para atingir os resultados.

Preparamos um conteúdo para elevar a segurança da frota por meio de monitoramento do comportamento do motorista e as suas implicações nos resultados da operação.

Influência do comportamento do motorista no trânsito

Você sabia que mais de 90% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas?

Esse dado alarmante acontece devido às características do comportamento do motorista no trânsito. As condições e o estado emocional dos condutores são fatores cruciais que podem afetar negativamente sua habilidade de dirigir e a segurança da frota.

Dirigir não se limita apenas a habilidades motoras ou cognitivas, o motorista e a empresa que assumir esse risco, estará envolvendo:

A consciência emocional e a capacidade de tomar decisões assertivas pelos motoristas são essenciais para promover a segurança da frota.

Desempenho e comportamento do motorista

Você consegue identificar as diferenças entre desempenho e comportamento do motorista na frota?

O desempenho está diretamente associado as habilidades que o motorista se capacitou para realizar porque seu comportamento reflete as escolhas feitas ao assumir o volante. 

Portanto, é fácil perceber como o comportamento do motorista desempenha um papel decisivo na segurança nas estradas e na redução dos custos operacionais. Enquanto o gestor de frota tem o dever de realizar o monitoramento de motoristas para mitigar comportamentos que possam colocar a sua vida e a de terceiros em risco ao sofrer acidentes nas estradas.

Por que monitorar o comportamento do motorista?

O processo de gerir uma frota inclui muito mais do que planejar a operação e cuidar da manutenção dos veículos, despender tempo e atenção à sua equipe e realizar o monitoramento de motoristas, checando se as atividades desempenhadas estão conforme os padrões de segurança e eficiência da operação. Dessa forma, condutas irregulares ou atitudes inadequadas ao volante causam problemas e prejuízos para a segurança da frota.

A segurança e economia são impactadas diretamente pela forma com que os motoristas conduzem os veículos. Como exemplo: já pensou nos impactos sociais, financeiros e de reputação de um acidente envolvendo um motorista da sua equipe que dormiu ao volante pode causar?

O impacto dos acidentes de trânsito são refletidos para toda a sociedade porque a violência no trânsito impactam a sociedade sem às vezes ser percebida.

Qual impacto dos acidentes de trânsito?

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, com os custos derivados dos acidentes de trânsito, poderíamos construir 28 mil escolas, assim cada Estado poderia receber 1037 escolas. Ou seja, seria possível construir 1800 novos hospitais, sendo 66 hospitais novos para cada Estado.

Em um período de seis meses, os acidentes de trânsito tiram cerca de 200 pessoas, por dia, do mercado de trabalho. E uma pesquisa mostrou que após 18 meses de acompanhamento de pacientes acidentados, quase 30% apresentavam desordens psiquiátricas. 

Além disso, observaram que é muito comum a incapacidade de superar essa vivência de violência que o trânsito proporciona. Conforme a pesquisa apresenta, quase um quinto das pessoas acabam sofrendo de síndrome de estresse aguda, caracterizada por distúrbios de humor e fortes lembranças do acidente.

Como a tecnologia auxilia no controle do comportamento dos motoristas?

Existem diversas soluções que auxiliam o gestor na missão de monitorar e atuar sobre o comportamento do motorista no trânsito. Dentre elas, destacamos 3 ferramentas muito especiais para auxiliar sua gestão: a telemetria, videomonitoramento e sensor de fadiga. 

Essas soluções trazem informações confiáveis para se trabalhar, pois alerta em tempo real são enviados a central e aos motoristas no que se refere a comportamentos de risco, ranking de condutores, vídeos das infrações, e muito mais! 

1 - Telemetria

A Telemetria vêm cumprindo um papel importante no monitoramento do comportamento do motorista no trânsito que demonstram algum tipo de tendência em se envolver em acidentes. Ferramenta que auxilia na dentificação de gastos com combustível e manutenção. 

Importante dizer, que isso acontece pela capacidade da solução em apurar informações sobre as infrações com maior probabilidade de causar acidentes de trânsito. Servindo, como base para ações corretivas, visando reduzir estes comportamentos indevidos, evitar fatalidades e prejuízos.

2 - Videomonitoramento

Já o Videomonitoramento possibilita gravações em alta qualidade e armazenamento interno contínuo das imagens. Dessa forma, garante a integridade dos dados coletados para tratamento e verificação de ocorrências, como roubos, vandalismos, acidentes e até mesmo investigar casos de fraudes internas.

3 - Sensor de Fadiga

O uso dessa solução significa que em câmeras embarcadas especiais com dispositivos sensíveis a expressões faciais e movimento reconhecido pelo detector de fadiga e distrações tem a capacidade de captar momentos de desvio de atenção da pista, sonolência, uso de celular e o ato de fumar.

Além disso, é possível identificar outros comportamentos de risco do motorista ao volante, como a conversão sem sinalização e alerta de colisão pela proximidade do veículo com o que está à frente. Portanto, ao reconhecer a ocorrência destes comportamentos de risco, o sistema emite alertas ao motorista, pois entende que ele tem o dever de ajustar sua conduta a tempo de sofrer acidentes.

E-book: Riscos comportamentais que causam acidentes de trânsito

Conheça os principais riscos de acidentes dos motoristas da sua frota e como evitá-los:

Autor

redacao.massi

redacao.massi

Agência de Marketing parceira na produção de conteúdo para Trimble Transportation Latam, equipe especialista em estratégia SEO.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.