Tudo o que você precisa saber para diminuir a ociosidade de frota 

| Por: Emanuele Almeida

Entre os desafios que um gestor deve estar sempre atento, a ociosidade de frota é um dos principais. Seus efeitos podem gerar altos prejuízos para a empresa e, às vezes, esse problema pode demorar a ser notado, o que só agrava as consequências. 

Para evitar essa situação, neste artigo você irá saber quais são as causas da ociosidade de frotas, como evitá-la e quais são as soluções. Continue a leitura e saiba mais! 

O que é ociosidade de frota?

A ociosidade de frotas corresponde aos veículos estacionados no pátio e também àqueles que rodam sem nenhum tipo de carga. Essas condições são classificadas como problemas quando começam a ocorrer repetidas vezes, provocando gastos extras para a empresa. 

Tais custos à parte são gerados porque, mesmo parados, os veículos necessitam de manutenção, geram impostos, necessitam do pagamento de seguro, entre outros aspectos. Por outro lado, os veículos que se locomovem sem mercadorias provocam custos desnecessários de combustível, pedágios, bem como os outros gastos listados acima. 

Quais são as causas?

A ociosidade de frota é causada por três problemas principais: falha na manutenção, ausência de liberação e movimentação sem carga.

1- Falha na manutenção

Conforme o passar do tempo, a maioria dos veículos apresentam desgastes e outras falhas nas peças. Para evitar esse problema, o ideal é realizar as manutenções preventivas. Porém, se ainda assim houver alguma falha, consequentemente o veículo ficará ocioso.

Além de atrasar as atividades, essa situação também pode resultar em altos prejuízos e vários dias de indisponibilidade.

2- Ausência de liberação

Manter toda a documentação em dia é um dever legal a ser cumprido e, também, uma forma de impedir a ociosidade. Veículos que não estão de acordo com a inspeção veicular não podem circular, logo, tornam-se ociosos.

3- Movimentação sem carga 

Veículos que saem em direção às entregas, porém, retornam sem cargas, são considerados ociosos pois, além do combustível desperdiçado, há também o gasto com tempo que não irá gerar rentabilidade alguma. O ideal é sempre aproveitar um mesmo trajeto para realizar entregas tanto na ida quanto na volta.

Outro fator que pode resultar na ociosidade da frota é a ausência de um bom planejamento. Há empresas, por exemplo, que mantêm uma frota muito maior do que realmente necessitam, fazendo com que vários veículos fiquem parados no pátio, gerando apenas custos. 

Para aprender mais sobre como realizar uma gestão eficiente, acesse o material gratuito disponibilizado pela Trimble. 

Impactos negativos da ociosidade de frota

A ociosidade da frota gera impactos diretos e que afetam mais de um ponto específico. Os principais são: baixa nos lucros; alta nas despesas operacionais; e perda de competitividade.

1- Baixa nos lucros

A diminuição dos lucros acontece porque, com os veículos parados, nenhuma rentabilidade é gerada. Dessa forma, os custos na transportadora aumentam na mesma proporção que a baixa da lucratividade. 

2- Alta nas despesas operacionais 

A alta nas despesas operacionais são resultado da falta de circulação dos veículos, que não geram nenhuma renda para a empresa, mas, continuam exigindo gastos com manutenção, seguros e impostos. 

3- Perda de competitividade

Os prejuízos gerados pela ociosidade da frota implicam em um aumento de preço dos serviços ofertados ao mercado. Logo, a empresa se torna menos competitiva diante das concorrentes, visto que os outros valores oferecidos podem ser melhores.

Como evitar?

Entre os desafios que um gestor deve estar sempre atento, a ociosidade de frota é um dos principais.

Tão importante quanto entender o que é ociosidade de frotas, suas causas e impactos, é também aprender a evitar essa situação que resulta em tantos resultados negativos para a empresa.

Veja abaixo 5 ações eficientes para colocar em prática e impedir que a ociosidade dos veículos seja um desafio a ser enfrentado na sua operação.

  1. 1- Utilizar um sistema otimizado de gestão de entregas;
  2. Identificar os níveis de ociosidade da frota;
  3. Desenvolver um cronograma de manutenção preventiva dos veículos;
  4. Facilitar o processo de comunicação entre os condutores e SAC
  5. Investir em treinamentos de capacitação para os motoristas.

Soluções para a ociosidade de frota

Da mesma maneira que a ociosidade de frotas gera diversas consequências, há também uma diversidade de soluções para resolver esse problema. 

Veja abaixo as três ações mais indicadas para combater esse desafio.

1- Realizar um bom planejamento de rotas

Desenvolver uma rota adequada é uma forma de maximizar os resultados de quantidade de entregas contra os custos extras, evitando a ociosidade. 

2- Agendar manutenções preventivas

Além de evitar a ociosidade dos veículos, o agendamento de manutenções preventivas também impede que a empresa tenha altos custos com medidas corretivas e ainda traz bons resultados a médio e longo prazo. 

3- Investir em soluções tecnológicas

Soluções tecnológicas para gestão de frotas (https://tl.trimble.com/blog/controle-de-frota/ ) são um excelente auxílio para combater a ociosidade dos veículos. Através do sistema de telemetria veicular, por exemplo, o gestor tem um maior controle sobre as manutenções preventivas, otimização de rotas e vários outros fatores que impedem a ociosidade.

Investir em soluções tecnológicas é uma ação que promove retornos garantidos à empresa e garante um melhor resultado e a diminuição da ociosidade da frota. Para saber mais informações, baixe o material gratuito disponibilizado pela Trimble.

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Conclusão

    Uma frota ociosa é sinônimo de prejuízos e perda de competitividade para a empresa. Por ser um problema muitas vezes silencioso, é preciso estar atento a todos os sinais de ociosidade que podem estar presentes na frota gerando graves consequências.

    Para conhecer as soluções da Trimble que são ideais para contribuir com o impedimento da ociosidade de frotas e influenciar em um melhor desempenho da empresa, agende uma demonstração com nosso time comercial.

    Converse com nossos especialistas hoje

    Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

    Autor: Bianca Biazotto Moris

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário