Como reduzir custos logísticos na sua frota?

| Por: Emanuele Almeida

Você está buscando entender mais sobre a importância, meios e benefícios de reduzir custos logísticos na sua empresa? Esse conteúdo foi desenvolvido especialmente para você! 

A economia de gastos é um processo que gera muitas dúvidas e dificuldades quanto aos meios de realização, suas vantagens e etapas. Há gestores, inclusive, que consideram tal tarefa como algo inalcançável, entretanto, não é assim e as possibilidades de alcançar tal meta são diversificadas. 

Prossiga com a leitura e aprenda sobre a redução de custos logísticos de uma maneira completa e descomplicada!

Quais são os custos logísticos?

Na maioria das companhias, os custos logísticos surgem posteriormente aos custos dos produtos vendidos. Assim, boa parte das empresas costumam atribuir uma parcela dos gastos logísticos aos gastos referentes às fabricações das mercadorias, já a outra parte é separada em dois meios: gastos com armazenamento e com a distribuição.

Os dados exatos dos custos, por vezes, não são visualizados pelas empresas e, por conta disso, a identificação de meios de redução é mais dificultado. Outro fator que torna o processo mais árduo é a ausência de análise do custo total do produto, desde a fabricação até o envio ao consumidor final.

De modo geral, os custos logísticos derivam de 4 fatores: armazenamento, transporte, movimentação e estoques.

Para saber mais são os principais custos logísticos e também como estrategicamente reduzi-los e garantir um retorno, acesse o conteúdo abaixo gratuito disponibilizado pela Trimble:  

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Custos com armazenamento

    Os gastos surgem por conta dos valores que são aplicados no recebimento, armazenamento e despacho das mercadorias e outros produtos, como matérias-primas e insumos.

    Custos com transporte

    Os custos com transportes estão relacionados às vendas e ao deslocamento entre os setores de armazenagem, operadores logísticos e pontos de distribuição.

    Custos com movimentação

    Os gastos com movimentação são destinados ao transporte interno dos materiais, como custos com caminhões, time de colaboradores, recursos tecnológicos e outros fatores.

    Custos com estoque

    Os custos com estoque também são conhecidos como custos de oportunidade e são destinados aos estoques das mercadorias e matérias-primas.

    Por que reduzir de custos logísticos?

    O orçamento de uma empresa de transportes é diretamente impactado pelos custos logísticos, logo, é preferível optar por uma influência positiva e vantajosa. Com ações em prol da redução de custos, os processos podem ser expandidos e é uma forma de unir economia e qualidade.

    A partir dessa ação, as finanças ficam mais organizadas e a empresa ganha um novo fator competitivo no mercado, pois o consumidor pode ter um custo menor no final da compra, e esse é um fator que gera muita atratividade perante aos clientes.

    Na maioria das compras realizadas no meio digital, o consumidor sempre observa o valor do frete e, às vezes, acaba desistindo da finalização em razão desse custo. Já com uma redução de custos logísticos eficiente, esse risco é facilmente evitado.

    Períodos de ociosidade x Redução de custo na logística

    Os períodos de ociosidade podem atrapalhar o processo de redução de custos e isso é um motivo a mais para os gestores desenvolverem soluções para essa questão.

    A ociosidade no serviço acontece quando a entrega chegou até o destino e, em seguida, o motorista retorna ao ponto de partida sem nenhuma carga no caminhão. Ou seja, ainda que esteja em movimento, o condutor se encontra em um estado ócio, pois nenhum lucro está sendo gerado. Pelo contrário, essa movimentação gera apenas custos extras para a empresa.

    Essas situações podem interferir diretamente no aumento das despesas. Para evitar esse problema e conseguir realizar uma redução real nos custos, é dever dos gestores criar estratégias que impeçam a ociosidade, optar por rotas mais eficientes e rápidas, alocar veículos em pontos diversos da rede de distribuição e otimizar os deslocamentos.

    Benefícios da redução de custos

    Melhora da precificação dos produtos, valores mais atraentes para os clientes e maior margem de lucros são benefícios proporcionados pela redução de custos e que geram várias outras vantagens para a empresa. 

    Com a economia de custos, é possível elevar o poder de negociação sem prejudicar de nenhuma forma a lucratividade, aumentando a competitividade da sua empresa no mercado.

    A adoção dessa medida também proporciona benefícios como:

    Práticas eficientes para reduzir de custos logísticos de forma eficiente

    Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de reduzir os custos logísticos e suas vantagens, veja abaixo algumas ações que contribuem com a redução, proporcionam maiores vantagens competitivas à empresa e, também, permitem que melhores condições de compra sejam ofertadas aos clientes.

    As boas práticas para implementar a redução dos custos logísticos podem ser: automação de processos; planejamento estratégico; acompanhamento dos índices de desempenho; otimização das rotas; investimento em recursos tecnológicos.

    1- Automação de processos para reduzir de custos logísticos

    Ao optar pela automatização dos processos, a eficiência é elevada e, a partir da integração com os processos logístico, a produtividade também cresce. Com essa adaptação, os custos logísticos também são reduzidos, pois as chances de erros e falhas humanas são diminuídas. 

    Assim, as chances de sofrer danos financeiros por conta de reparos são menores. Portanto, mais do que a redução dos custos, a automatização também proporciona mais agilidade e segurança nos serviços.

    2- Planejamento estratégico

    O planejamento estratégico deve agrupar toda a cadeia da empresa, incluindo informações relacionadas à manutenção, custos com combustível, pedágios, estoque, e outros. É válido também o desenvolvimento de soluções que mantenham as mercadorias próximas aos clientes, o que vai resultar em uma redução no valor do frete.

    3- Otimização das rotas

    Rotas otimizadas geram economia financeira e de tempo, agilidade e redução de fatores como ociosidade e indisponibilidade da frota. Para criar um trajeto otimizado que diminua os custos operacionais e as chances de atraso, é preciso considerar itens como a distância a ser percorrida, condições climáticas e da via, modelo do veículo, possíveis restrições, entre outros.

    4- Acompanhamento dos indicadores de desempenho

    Através do acompanhamento e análise dos indicadores de desempenho, os resultados dos processos e a identificação de causas que dificultam a redução de custos são visualizadas pelos gestores.  Assim, eles tomarão medidas de solução previamente e com mais assertividade. Os indicadores logísticos principais são:

    Nesse tópico, o uso do combustível também é um grande indicador, confira o material gratuito que te auxiliará na sua melhor gestão:

    E-book: Como economizar combustível na gestão de frotas?

    Os preços dos combustíveis estão afetando as frotas de todo Brasil. Por isso, preparamos esse material para que saiba a me

    5- Investimento em recursos tecnológicos

    Quando o objetivo é reduzir os custos logísticos, a tecnologia é uma das melhores e mais eficientes aliadas. Com recursos tecnológicos à disposição, os processos são automatizados, os níveis de desperdício baixam, os processos são mais produtivos, o tempo é otimizado, entre outros fatores que, de forma direta ou indireta, contribuem com a redução dos custos.

    A importância de uma gestão de frotas eficiente

    Reduzir os custos logísticos da frota traz inúmeros benefícios,
    Com a redução de custos, os processos podem ser expandidos e é uma forma de unir economia e qualidade.

    Para resultar na economia de custos e em todas as vantagens relacionadas a isso, uma gestão de frotas eficiente é indispensável. Implementar uma gestão efetiva é o caminho para estruturar os processos de transporte, organizar as etapas, centralizar o controle das atividades e análise dos dados, bem como realizar as tomadas de ações necessárias para o alcance do objetivo final.

    Como a tecnologia auxilia na redução de custos logísticos

    O acompanhamento dos indicadores de condução econômica é uma tarefa que precisa ser cumprida para alcançar a redução de custos de logísticos e a Trimble tem uma solução que oferece esse e outros dados coletados por meio do sistema de telemetria: Vfleets!

    Entre os indicadores presentes no sistema, os principais são:

    Por meio do módulo Intelligence do sistema, o gestor consegue acessar o Power BI da operação e, através dele, a análise dos indicadores é facilitada e muito mais insumos são disponibilizados, contribuindo com a assertividade das tomadas de decisão.

    Conclusão

    A margem de lucros, a precificação dos serviços e a negociação de valores mais atrativos para os clientes são fatores vantajosos proporcionados pela redução de custos logísticos, que também resulta em uma maior vantagem competitiva para a empresa. Ao diminuir os gastos da forma correta, o poder de negociação aumenta sem que a lucratividade seja prejudicada.

    Os benefícios de reduzir os custos são diversos e vão bastante além do setor financeiro. Para alcançar esses resultados, há ações práticas a serem tomadas e, também, recursos tecnológicos que contribuem com esse objetivo, como o Vfleets.

    Para saber mais sobre essa e outras soluções da Trimble, agende uma demonstração com nossos especialistas.

    Autor: Bianca Biazotto Moris – Massi Digital. 

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário