Elementos essenciais para a segurança do trabalho de motoristas

| Por: Emanuele Almeida

Tratando-se do transporte de cargas e passageiros, é preciso não só respeitar as leis de trânsito, mas também a lei do motorista. Essa lei entrou em vigor em 2015 e compreende os deveres e direitos de todos os condutores. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 3,5 mil pessoas morrem todos os dias nas vias. Por isso é essencial que os motoristas tenham consciência de sua responsabilidade e tratem a segurança como prioridade. Neste artigo, apresentaremos os principais pontos da segurança do trabalho de motoristas

A segurança do trabalho é um setor importante para qualquer empresa, pois tem o objetivo de zelar pela qualidade de vida e manter um ambiente de trabalho seguro, influenciando na produtividade e, até mesmo, na redução de custo. No Brasil, a segurança do trabalho é referenciada por Normas Regulamentadoras — as NRs, por meio de decretos e portarias que são utilizados como base para o trabalho e o exercício das atividades profissionais. 

O que é a segurança do trabalho

A segurança do trabalho é formada por um conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas praticadas para melhorar e garantir a segurança dos ambientes e campos de trabalho. Além disso, também atua na prevenção de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e na proteção da integridade física do trabalhador. 

A partir de estudos e técnicas, analisa-se a possível causa de um acidente e de doença ocupacional, a fim de prevenir novos acidentes, sempre em caráter preventivo, evitando possíveis danos ao colaborador e à empresa. Toda empresa deve ter uma equipe e os profissionais podem ser de nível técnico ou superior. O tamanho da equipe vai variar de acordo com o número de empregados e o grau de risco da função.

Principais pontos da segurança do trabalho para motoristas

Investir em segurança no ambiente de trabalho deve ser visto como um influenciador na produtividade dos motoristas, pois quando os funcionários se sentem confortáveis e seguros, realizam melhor as suas funções. Principalmente nas empresas de transportes, onde colaboradores podem se envolver em acidentes fatais de trânsito.

Veja a seguir os principais pontos da segurança do trabalho de motoristas.

Jornada de trabalho e descanso

A jornada máxima dos motoristas profissionais é de 8 horas diárias, de acordo com a lei. Porém, é permitido a realização de 2 horas extras ou até 4 horas extras por dia, se previsto em convenção. 

Não há um horário fixo para terminar e começar, porém existem algumas determinações:

É fundamental que o motorista cumpra os horários de descanso e parada corretamente, a fim de prevenir acidentes causados por sono ou falta de descanso adequado. Para saber se o motorista está seguindo o recomendado, algumas tecnologias podem ajudar, como o sensor de fadiga.  

O controle de jornada dos motoristas também traz outros benefícios, você pode conferir acessando o e-book gratuito. 

E-book gratuito: Controle de Jornada de Motoristas

Como fazer um controle de jornada adequado de seus motoristas, de acordo com a legislação? Descubra nesse e-book.

Manutenção da frota

A manutenção da frota também ajuda a garantir a segurança do trabalho do motorista. Uma rotina de inspeção pode proteger vidas e, ainda, evitar gastos inesperados, trazendo segurança enquanto o veículo estiver sendo utilizado.

Por isso, alguns itens precisam ser checados periodicamente, como:

A manutenção preventiva também deve estar em dia para realizar a troca das peças necessárias. 

Segurança do motorista

A segurança do motorista pode ser aumentada com algumas atitudes simples, como com o exame toxicológico, revisões dos veículos, atenção à distribuição da carga e sempre seguindo as leis de trânsito.

Elementos essenciais para a segurança do trabalho

Não há como garantir de que um acidente não vai acontecer, ainda mais que a estrada é um dos lugares mais perigosos. Por isso, é essencial estabelecer um processo formal e contínuo de triagem, testes e treinamento.

Selecionamos alguns itens que são fundamentais para um programa de segurança do trabalho.

Conheça seus motoristas

segurança do trabalho de motoristas
O acompanhamento dos motoristas é essencial.

Saber quem está dirigindo os veículos da sua frota é fundamental, por isso é necessário considerar se os motoristas usam o veículo para ir e voltar do trabalho, hábitos de direção e quais licenças e certificações os motoristas possuem. Assim, é possível entender quais ações são necessárias para decisões mais acertadas sobre a segurança e o treinamento dos motoristas. 

Para fazer esse mapeamento, você pode contar com o monitoramento do comportamento dos motoristas. Nesse e-book, você vai entender como o comportamento influencia na economia e na segurança das operações, a diferença entre desempenho e comportamento, e por que se deve monitorar o comportamento dos condutores 

Fortaleça o processo de triagem

Depois de conhecer bem os motoristas da sua frota, é necessário pensar em uma auditoria detalhada de como contratar novos profissionais. Desse modo, você pode ter certeza de que os seus motoristas são seguros e responsáveis.

O processo de triagem é fundamental e deve ser bem pensado porque sem um processo claro, fica difícil estabelecer um registro de segurança de longo prazo.

Treine os motoristas

Treinamentos constantes são a melhor estratégia para aprimorar a performance dos motoristas. Dentre os temas que podem ser abordados, qualidade de vida e saúde no trabalho podem trazer a importância do repouso e os riscos da falta de sono para quem está na estrada.

Além desses, deve-se trabalhar os riscos de consumo de álcool e outras substâncias para se manterem acordados, que afetam a percepção e podem causar acidentes. Os métodos de direção defensiva, normas de segurança e hábitos de direção eficazes podem ser abordados para atualizar os conhecimentos dos motoristas.

Incentive hábitos seguros

Alguns hábitos podem ser perigosos para os motoristas, como longas jornadas de trabalho, falta de período de descanso e ausência de fiscalização. As longas horas de jornada são um fator comum na profissão, contudo, a legislação trabalhista tenta corrigir esse problema.

Do mesmo modo, o gestor pode trabalhar com os motoristas a importância do descanso adequado e conscientizar sobre hábitos mais seguros, como direção defensiva, uso de equipamentos adequados e respeito às leis.

Invista em tecnologias de comportamento de motorista

A implementação de softwares, como rastreador de frota, sensor de fadiga e telemetria são tecnologias que auxiliam a monitorar o comportamento do motorista e, consequentemente, aumentar a segurança. Com a telemetria, pode-se definir as melhores rotas, incluir pausas para descanso e, mesmo assim, garantir que o trajeto seja concluído dentro do prazo.

Além disso, também permite o acompanhamento de cada veículo, contribuindo no caso de roubo de carga ou acidente, em que se pode agir de forma mais rápida. Ainda com a integração da telemetria, o comportamento do caminhoneiro pode ser acompanhado para verificar o seu desempenho. 

O sistema fica ainda mais completo com o sensor de fadiga, que é capaz de identificar e analisar o comportamento do motorista, combinando informações sobre os movimentos do veículo, a estrada à frente e o nível de atenção do condutor. O sensor de fadiga também emite alertas ao condutor em tempo real.

Para conhecer mais sobre as tecnologias que aumentam a segurança da sua frota, acesse o material abaixo.

E-book: 3 Ferramentas para alavancar a segurança da sua frota

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Conclusão 

    Um acidente de trânsito traz custos humanos e materiais enormes, por isso a melhor opção é sempre agir de modo preventivo, principalmente quando se trata de segurança. Para isso, você pode contar com a ajuda de tecnologia de qualidade que garantirá a segurança do trabalho e, como consequência, ajudará a aumentar a produtividade e reduzir custos.

    A Trimble está preparada para te ajudar na missão de garantir a segurança do trabalho dos seus motoristas.

    Converse com nossos especialistas hoje

    Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

    Ana Clara Marcondes - Massi Digital

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário