O que é o sistema de armazenagem flow rack?
O modelo de armazenamento flow rack é usado, principalmente, pelas empresas que tem como objetivo a melhora da eficiência produtiva.
Através desse sistema de armazenagem, a operação first in first out – FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair) fica totalmente viável e, dessa forma, há uma ordem cronológica de permanência dos materiais no estoque, o que facilita as atividades logísticas.
Para saber como esse modelo funciona, quais são os racks de logísticas e as vantagens, continue a leitura.
O que é flow rack?
O flow rack é um sistema aplicável em locais onde o fluxo de entrada e saída das mercadorias acontece de maneira contínua, sem longas pausas, e também com comercialização de produtos perecíveis. Portanto, aqueles itens que têm uma data de produção mais antiga saem na frente dos demais, para evitar desperdícios e prejuízos causados pelo vencimento.
De modo geral, essa proposta de armazenamento é um sistema de prateleiras inclinadas com roletes na superfície, para que as cargas sejam movimentadas com facilidade.
A boa movimentação é indispensável para que, ao retirar o primeiro item, a substituição automatizada seja realizada sem complicações ou travas.
Como acontece o funcionamento desse sistema?
O funcionamento do sistema flow rack acontece da seguinte maneira: a partir da saída do primeiro produto, o segundo já ocupa o lugar de maneira automatizada. Logo, as cargas são estruturadas em forma de rolete.
Esse processo diminui a demanda de reposição das mercadorias, o que facilita as atividades e otimiza o tempo, e funciona melhor com itens pequenos ou de baixo risco de prejuízo.
Os únicos itens que podem ser armazenados no sistema flow rack são aqueles que cabem nas prateleiras e que permitem a movimentação pelos roletes. Dependendo do produto, é possível integrá-lo ao processo através do uso de uma embalagem adequada, que vai possibilitar o rolamento sem danos.
O que são racks de logística?
As estruturas metálicas que servem para armazenamento ou transporte de mercadorias são chamadas de racks de logística.
O funcionamento vertical desses racks é fundamental para a otimização do estoque, especialmente em empresas onde as mercadorias são de grande porte, diferente do armazenamento flow rack.
Como a fabricação dos racks de logística é variável, há modelos com estruturas fixas, coluna removível, autoempilháveis ou desmontáveis. Entretanto, outro ponto de oposição ao sistema flow rack é que, neste caso, maquinários são necessários para retirar os produtos.
As vantagens do armazenamento flow rack
Após entender mais sobre a forma de estruturação do sistema flow rack, veja abaixo quais são as principais vantagens desse formato de armazenamento.
Separação nas entregas e saídas
Considerando a lógica First in first out, todas as entradas e saídas de mercadorias acontecem de forma separada, o que facilita a reposição dos itens. Além disso, é possível também usar o picking tranquilamente.
Melhora na organização
As prateleiras ficam muito mais organizadas com a adoção do flow rack. Com isso, há mais facilidade no uso do estoque, as taxas de perda são menores e o acesso aos itens é facilitado.
Redução de danos
Como as etapas de preparação do pedido são reduzidas no sistema flock rack, os índices de riscos também são menores. A armazenagem flow rack não depende de empilhadeiras ou máquinas para separar os produtos, portanto, as chances de danos são mínimas.
Aumento da produtividade com o flow rack
O nível de produtividade cresce com o sistema flow rack pois, com ele, os espaços ganham uma definição melhor, há mais facilidade no manuseio das mercadorias e o serviço de entrega pode ser realizado de forma ainda mais rápida
Conclusão
O sistema de armazenagem flow rack é uma ótima prática para otimizar tempo, reduzir custos com danos, aumentar a produtividade e elevar o nível de segurança nas entradas e saídas dos produtos.
Conheça outras formas de otimizar recursos em um processo logístico aqui!
Deixe seu comentário