Logística de suprimentos: como funciona e o que esperar?

| Por: Emanuele Almeida

A logística de suprimentos é o setor da logística que envolve desde o planejamento até o armazenamento de matéria-prima e insumos. Muitas vezes, é vista como sinônimo da cadeia de suprimentos, entretanto, apesar das semelhanças, ambas têm diferentes objetivos, processos e vantagens.

Uma boa gestão dessa prática é fundamental para garantir a coordenação e movimentação dos produtos, otimização dos processos e redução de custos extras e outras falhas.

Continue a leitura para saber mais sobre as finalidades desse setor, as vantagens e tendências para o futuro.

O que é a logística de suprimentos?

A logística de suprimentos corresponde ao planejamento, implantação e controle de fluxo das movimentações e armazenagem das matérias-primas e insumos. 

O objetivo geral desse setor é suprir todas as necessidades de materiais para a realização das operações, para que o produto final e o prazo de entrega sejam mantidos de forma íntegra.

Esse serviço deve ser realizado com extremo cuidado e atenção, afinal, qualquer falha pode ocasionar dificuldades na produção, ausência de mercadorias e outros problemas emergenciais.

Como funciona a logística de suprimentos?

O funcionamento da logística de suprimentos é dado por meio da aplicação em várias etapas da cadeia logística, indo até a entrega do produto ao cliente final.

Os estudos de cenários diversos são o primeiro passo antes da aquisição dos materiais. Nessa etapa estão incluídas a avaliação dos fornecedores e os sistemas de interação dos serviços de compra, planejamento, previsão do período até a chegada da encomenda e demanda dos materiais.

Durante essa análise sistêmica, que é executada antes do pedido de matéria-prima, muitas empresas usam o módulo 'just in time' para adquirir os materiais, que correspondem ao produto correto, na hora e quantidade também corretas.

Três etapas básicas estão envolvidas na execução da logística de suprimentos: entrada; produto em processo; cliente.

  1. Entrada: é onde o suprimento entra na cadeia enquanto matéria-prima e, posteriormente, é encaminhado ao estoque;
  2. Produto em Processo: período em que a matéria-prima se encontra no processo de produção e é transformada no produto final;
  3. Cliente: quando o produto é entregue ao consumidor.

Benefícios da logística de suprimentos

logística de suprimentos é diferente da cadeia de suprimentos.
A logística de suprimentos é o setor da logística que envolve desde o planejamento até o armazenamento de matéria-prima e insumos

Os benefícios que a aplicação da logística de suprimentos proporciona são variados e, abaixo, listamos os oito principais:

Vale ressaltar que, quando a logística de suprimentos envolve completamente o processo produtivo, muito mais vantagens são oferecidas.

Qual a diferença entre logística e cadeia de suprimentos?

O foco da logística, que é uma parte especializada da cadeia de suprimentos, é o e armazenamento de mercadorias. Já o objetivo da cadeia de suprimentos é englobar toda a parte de aquisição e fornecimento de bens, sendo esse o fator principal de diferenciação em relação à logística.

As principais tarefas da gestão de suprimentos são as operacionais, que estão relacionadas ao produto de maneira direta ou indireta, como depósitos ou compras. Tais demandas, que são de responsabilidade da gestão de suprimentos, correspondem desde a produção até a pesquisa de satisfação.

Já a logística está atrelada à movimentação física das mercadorias e seu enfoque está direcionado no prazo de entrega. Logo, ainda que as tarefas sejam diferentes, ambos os processos dependem um do outro e possuem conexões.

Há também outros pontos divergentes entre os dois tipos de processo, relacionados aos modos de serviço e objetivos.

Logística:

Como garantir eficiência na logística de suprimentos?

Uma logística de suprimentos de alta eficiência é adepta às ferramentas tecnológicas que contribuem para o cumprimento correto e eficaz de todos os processos.

Considerando esse ponto, a primeira missão para otimizar esse serviço é acoplar as demandas aos recursos tecnológicos. 

Essas ferramentas garantem uma prévia das demandas a serem cumpridas e oferecem uma visão e controle de todas as etapas do processo. Com isso, o resultado final é positivamente impactado.

Além do auxílio da tecnologia, para que a eficiência seja elevada, é fundamental que os gestores cumpram com as seguintes tarefas:

  1. Controle dos fornecedores;
  2. Melhoramento dos processos internos;
  3. Otimização da previsão de demandas;
  4. Integração dos elos das cadeias de suprimento;
  5. Padronização e automatização dos processos;
  6. Aprimoramento do controle de estoque.

Para adquirir mais conhecimento, acesse o conteúdo gratuito disponibilizado abaixo, desenvolvido pela Trimble, sobre o futuro das tecnologias para operações logísticas:

E-book: Transporte Conectado - Qual o futuro das tecnologias para operações logísticas?

Descubra se a sua empresa já está se preparando para o futuro das operações logísticas e conheça as tendências da Logística e da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) conectada.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    4 tendências do futuro da logística de suprimentos

    A todo tempo a busca pela otimização e melhoria dos processos logísticos está acontecendo, visto que o avanço da tecnologia é acelerado e contínuo.

    Para o futuro da logística de suprimentos, quatro tendências são destacadas: Internet das Coisas; Veículos autônomos; Sustentabilidade; Inteligência Artificial e Machine Learning.

    1 - Internet das Coisas

    A proposta da Internet das Coisas é realizar a integração entre os vários aparelhos eletrônicos que são usados em uma mesma empresa, a fim de aprimorar o controle dos dados, bem como a integração dos mesmos.

    A otimização do monitoramento das atividades é a vantagem principal dessa tendência e, por meio dela, os transportes podem ser monitorados em todas as etapas, desde as operações que acontecem dentro da fábrica, tudo por meio de aparelhos eletrônicos, como um smartphone.

    2 - Veículos autônomos

    Além do aumento de segurança, a adoção de veículos autônomos contribui diretamente para a realização de entregas muito mais ágeis.

    O controle de um transporte autônomo acontece através de sensores que evitam as chances de colisão, e esse impedimento ocorre por meio de um outro sistema, que serve para controlar os níveis de velocidade a partir de dados já predeterminados.

    3 - Sustentabilidade

    A adoção de práticas sustentáveis na cadeia de suprimentos proporciona benefícios em várias etapas e em aspectos internos e externos, já que os consumidores também são beneficiados.

    Por meio de ações sustentáveis nesse setor da logística, a eficiência é elevada, há economia de água e energia elétrica, diminuição dos impactos ambientais, redução do uso de recursos naturais e das emissões de gases de efeito estufa, entre outros poluentes.

    Saiba mais sobre a sustentabilidade ambiental na gestão de frotas acessando o conteúdo abaixo exclusivo da Trimble. 

    E-book: Como economizar combustível na gestão de frotas?

    Os preços dos combustíveis estão afetando as frotas de todo Brasil. Por isso, preparamos esse material para que saiba a melhor forma de economizar e ter uma operação mais econômica.

      Cargo na empresa
      Tamanho da frota
      Segmento de atuação

      4 - Inteligência Artificial e Machine Learning

      As formas de aplicação da I.A na cadeia de suprimentos são bastante diversas.  Os veículos autônomos, por exemplo, são um exemplo do uso da inteligência artificial.

      Já o Machine Learning é a tecnologia que permite o "aprendizado" das máquinas, para que funcionem de forma autônoma. 

      Aplicado na logística da cadeia de suprimentos, o recurso contribui com a previsão de demandas, desempenho da entrega e visibilidade de todos os processos em tempo real, por exemplo.

      Conclusão

      A implementação da logística de suprimentos tornou-se indispensável para que as empresas se mantenham ativas e competitivas nos segmentos correspondentes, logo, esse setor não é mais apenas um diferencial. 

      Além disso, para que todos os processos de uma empresa funcionem corretamente, é necessário que as etapas sejam acompanhadas e realizadas da maneira certa.

      O investimento em tecnologia contribui  de diversas maneiras para a melhoria de todo o processo logístico na cadeia de suprimentos. Para isso, você pode contar com as soluções da Trimble!

      Converse agora mesmo com nossos especialistas para mais informações.

      Converse com nossos especialistas hoje

      Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

      Bianca Biazotto Moris - Massi Digital

      Tags

      Autor

      Emanuele Almeida

      Emanuele Almeida

      Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

      Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

      Assine nossa newsletter

      Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

        Deixe seu comentário

        Comentários