O que é o sistema de armazenagem flow rack?

| Por: Emanuele Almeida

O modelo de armazenamento flow rack é usado, principalmente, pelas empresas que tem como objetivo a melhora da eficiência produtiva. 

Através desse sistema de armazenagem, a operação first in first out – FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair) fica totalmente viável e, dessa forma, há uma ordem cronológica de permanência dos materiais no estoque, o que facilita as atividades logísticas

Para saber como esse modelo funciona, quais são os racks de logísticas e as vantagens, continue a leitura. 

O que é flow rack?

O flow rack é um sistema aplicável em locais onde o fluxo de entrada e saída das mercadorias acontece de maneira contínua, sem longas pausas, e também com comercialização de produtos perecíveis. Portanto, aqueles itens que têm uma data de produção mais antiga saem na frente dos demais, para evitar desperdícios e prejuízos causados pelo vencimento. 

De modo geral, essa proposta de armazenamento é um sistema de prateleiras inclinadas com roletes na superfície, para que as cargas sejam movimentadas com facilidade. 

A boa movimentação é indispensável para que, ao retirar o primeiro item, a substituição automatizada seja realizada sem complicações ou travas. 

Como acontece o funcionamento desse sistema?

O modelo de armazenamento flow rack  tem como objetivo a melhora da eficiência produtiva. 

O funcionamento do sistema flow rack acontece da seguinte maneira: a partir da saída do primeiro produto, o segundo já ocupa o lugar de maneira automatizada. Logo, as cargas são estruturadas em forma de rolete. 

Esse processo diminui a demanda de reposição das mercadorias, o que facilita as atividades e otimiza o tempo, e funciona melhor com itens pequenos ou de baixo risco de prejuízo. 

Os únicos itens que podem ser armazenados no sistema flow rack são aqueles que cabem nas prateleiras e que permitem a movimentação pelos roletes. Dependendo do produto, é possível integrá-lo ao processo através do uso de uma embalagem adequada, que vai possibilitar o rolamento sem danos. 

O que são racks de logística?

As estruturas metálicas que servem para armazenamento ou transporte de mercadorias são chamadas de racks de logística.  

O funcionamento vertical desses racks é fundamental para a otimização do estoque, especialmente em empresas onde as mercadorias são de grande porte, diferente do armazenamento flow rack.

Como a fabricação dos racks de logística é variável, há modelos com estruturas fixas, coluna removível, autoempilháveis ou desmontáveis. Entretanto, outro ponto de oposição ao sistema flow rack é que, neste caso, maquinários são necessários para retirar os produtos. 

As vantagens do armazenamento flow rack

Após entender mais sobre a forma de estruturação do sistema flow rack, veja abaixo quais são as principais vantagens desse formato de armazenamento. 

Separação nas entregas e saídas

Considerando a lógica First in first out, todas as entradas e saídas de mercadorias acontecem de forma separada, o que facilita a reposição dos itens. Além disso, é possível também usar o picking tranquilamente. 

Melhora na organização

As prateleiras ficam muito mais organizadas com a adoção do flow rack. Com isso, há mais facilidade no uso do estoque, as taxas de perda são menores e o acesso aos itens é facilitado. 

Redução de danos

Como as etapas de preparação do pedido são reduzidas no sistema flock rack, os índices de riscos também são menores. A armazenagem flow rack não depende de empilhadeiras ou máquinas para separar os produtos, portanto, as chances de danos são mínimas. 

Aumento da produtividade com o flow rack

O nível de produtividade cresce com o sistema flow rack pois, com ele, os espaços ganham uma definição melhor, há mais facilidade no manuseio das mercadorias e o serviço de entrega pode ser realizado de forma ainda mais rápida

Conclusão

O sistema de armazenagem flow rack é uma ótima prática para otimizar tempo, reduzir custos com danos, aumentar a produtividade e elevar o nível de segurança nas entradas e saídas dos produtos.

Conheça outras formas de otimizar recursos em um processo logístico aqui!

Tags

Autor

Emanuele Almeida

Emanuele Almeida

Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário