Prevenção de acidentes de trabalho: Como se aplica para frotas?

| Por: Emanuele Almeida

No ano de 2021, o Instituto Americano de Pesquisa sobre Transporte (ATRI) dos Estados Unidos publicou seu relatório anual “Problemas Críticos na Indústria de Caminhões”. Agora, no seu 17º ano, o recurso anual avalia os principais problemas que a indústria enfrenta e revela algumas potenciais maneiras de tratar e solucionar esses desafios voltados à prevenção de acidentes de trabalho em frotas. 

Na posição #4 do relatório desse ano, estava o problema da reforma contra abuso de processos, particularmente quando se relaciona o litígio relacionado a acidentes. Na verdade, esse tópico tornou-se tão prevalecente que a ATRI divulgou outro relatório no mês passado que quantifica o efeito desses processos de acidentes de trabalho nas frotas e na indústria como um todo.

Assim, num ambiente cada vez mais conflituoso, como sua frota e seus motoristas podem se proteger desses processos? Implantar a tecnologia correta é um bom começo. Leia mais neste artigo: 

Dicas para prevenção de acidentes de trabalho nas frotas

Enquanto tecnologia focada na frota pode ajudar a aumentar a produtividade, as transportadoras também estão recorrendo a essas plataformas para ajudar a aumentar seus esforços de segurança. Saiba como a tecnologia se aplica na prática: 

1. Treinamento do motorista para prevenção de acidentes de trabalho

prevenção de acidentes de trabalho
Prevenir a segurança dos motoristas tem como consequência a melhores resultados para a sua frota.

Embora o problema da “má condução de veículos” possa ser ampla, há algumas maneiras essenciais da tecnologia ajudar a aumentar os esforços com segurança, especialmente considerando que o fator humano causa em média 80% dos acidentes de trânsito no Brasil. 

Para iniciantes, um sistema de gestão de frota pode fornecer uma ampla variedade de informações específicas sobre o motorista e o veículo ‒ desde rastrear práticas inseguras como acelerações rápidas e frenagem súbita até saídas da pista e alta velocidade. Também pode ajudar a integrar dados do motor e componentes para garantir que seus caminhões funcionem adequadamente quando trafegam pelas estradas.

 O resultado final? Ajudar transportadoras e embarcadores a identificar seus motoristas em maior risco e muni-los com números concretos para ajudar a desenvolver estratégias para avançar a segurança em toda a frota.

Conheça mais ferramentas para ajudar neste ponto:

E-book: 3 Ferramentas para alavancar a segurança da sua frota

Conheça as tecnologias capazes de inibir os 3 principais comportamentos que causam acidentes de trânsito.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    2. Comportamentos do motorista para prevenção de acidentes de trabalho

    A direção segura pode incluir manter as distâncias adequadas e dirigir dentro dos limites de velocidade, mas também pode incluir evitar comportamentos inseguros, comportamentos não relacionados à condução do veículo que podem ocorrer atrás do volante. De acordo com o ATRI, o uso do telefone e pegar no sono ao dirigir também são grandes causas de pagamento de litígio.

    O sensor de fadiga é a principal ferramenta para frotas que ajudam a coibir alguns desses comportamentos. Essa solução monitora a fadiga e distração do motorista, dando aos gestores de frota a oportunidade de identificar práticas inseguras e potencialmente eliminá-las antes de resultarem num acidente.

    3. Falhas de equipamento

    Embora os motoristas exerçam um papel integrante na segurança da frota, um equipamento de transportadora também é uma variável importante na garantia de operações seguras. O ATRI cita falhas de equipamento como sendo um grande fator no litígio de acidentes, resultando numa média de pagamento de mais de $503,000 quando apresentadas num processo.

    Como mencionado acima, um sistema de gestão de frota pode oferecer visibilidade de componentes críticos do motor e do veículo para monitorar o desempenho do caminhão, inclusive para realizar uma manutenção preditiva em vez de realizar a manutenção depois das ocorrências. Ele ajuda as frotas e motoristas a identificarem problemas antes destes se tornarem um problema de acidente de trabalho. 

    Aumentando a segurança da sua frota com a Trimble

    Apesar das causas de litígios relacionados a acidentes podem ser variadas, a solução não é. Implementar a tecnologia correta nas suas operações é uma importante primeira etapa para reduzir seu risco de acidente.

    Assim, onde começar? Você deve começar selecionando o parceiro de tecnologia correto. Fale conosco hoje sobre nossa ampla variedade de soluções focadas em transportadoras e como podemos lhe ajudar, não apenas a aumentar a segurança, mas para colocar você na estrada aumentando o desempenho e a eficiência.

    Converse com um de nossos especialistas

    Torne sua operação mais rentável, produtiva e econômica!

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário