Revolução sustentável: Conheça a tendência de caminhão elétrico no Brasil

| Por: Emanuele Almeida

A sustentabilidade é baseada em três pilares: social, ambiental e econômico. O desenvolvimento sustentável tem como objetivo a preservação ambiental e atendimento das necessidades humanas. Para isso, o intuito é utilizar de um recurso natural de forma sustentável, pensando que durará para sempre e com condições de também ser usado por futuras gerações. E como o setor de automóveis e, principalmente, frotas podem ser mais sustentáveis, principalmente pensando em caminhão elétrico.

Sabe-se que os escapamentos de automóveis emitem uma ampla variedade de gases e matéria sólida, ocasionando alterações climáticas e chuva ácida, trazendo prejuízos para o meio ambiente e para a saúde humana. Assim como o ruído do motor e os derramamentos de combustível também geram poluição. Nesse cenário, despontam soluções menos agressivas ao meio ambiente, como carros e caminhões elétricos.

Essas soluções já estão sendo aplicadas em frotas e a tendência é que aumentem cada vez mais. Neste artigo, você vai conhecer como funciona, quais são as vantagens e como está sendo aplicado no Brasil. Boa leitura!

Sustentabilidade no setor de transportes

Devido às crescentes preocupações com as mudanças climáticas, poluição e degradação do meio ambiente, a sustentabilidade tornou-se prioridade estratégica também para o setor de transportes. Grande parte das transportadoras estão desenvolvendo mudanças, a fim de tornar seus processos mais sustentáveis, gerando menos impactos ambientais e emissão de gases para o meio ambiente.

As empresas de logística podem e devem trabalhar a sustentabilidade no setor, isso porque ela pode contribuir com a própria logística, dando origem a processos mais responsáveis e mostrando como as empresas pensam no equilíbrio entre economia e meio ambiente no longo prazo.

Para isso ser possível, diferentes recursos podem ser adaptados, por exemplo, adotando a logística reversa, que possibilita a coleta e o reaproveitamento de materiais recicláveis e usados que podem ser reaproveitados.

Dentre outras opções, está o uso de combustíveis alternativos na frota, como biocombustíveis e veículos elétricos.

Como funciona um caminhão elétrico

caminhão elétrico

O caminhão elétrico é um veículo que utiliza a eletricidade armazenada em baterias para operar. Elas são as responsáveis pela tração, em vez de utilizar as explosões dos motores a diesel. Porém, outros recursos precisam ter baterias próprias, como é o caso dos faróis. 

No entanto, as baterias de um caminhão elétrico se destacam por sua alta capacidade de duração, diferente dos veículos tradicionais. Toda tecnologia que é utilizada para tornar isso possível faz com que os caminhões elétricos sejam mais caros, podendo custar cerca de três vezes mais que os modelos similares movidos a diesel. Apesar disso, o custo operacional de veículos elétricos gera uma economia notável.

Dessa forma, o investimento pode ser recuperado dentro de poucos anos, em média de sete. Outro fator positivo é que por ser movido a eletricidade, o ruído causado pelo caminhão é menor. E até as vibrações são reduzidas, contribuindo para um maior conforto para o condutor.

Vantagens do uso de caminhão elétrico 

A incorporação de caminhões elétricos nas frotas é uma tendência crescente. Por isso, conheça as principais vantagens de incluir essa tecnologia no seu negócio.

Menor impacto ambiental

A principal vantagem é a redução de prejuízos para o meio ambiente. Já que não queimam combustíveis, eles não emitem poluentes. Dessa forma, contribuem diretamente com a preservação da camada de ozônio e redução dos gases que causam o efeito estufa.

Pensando a longo prazo, os veículos elétricos podem contribuir para o controle do aquecimento global, uma das maiores preocupações da humanidade com as gerações presentes e futuras. Assim, a tecnologia pode contribuir de forma benéfica para o bem das pessoas e do meio ambiente. 

Quer saber como aplicar a sustentabilidade ambiental de maneira eficaz na sua gestão de frotas? Baixe o material abaixo.    

E-book: Sustentabilidade ambiental e gestão de frotas

Ter uma empresa sustentável é uma questão prioritária para as organizações. Como isso se aplica à gestão de frotas? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Mais economia e eficiência

    Com o alto preço dos combustíveis no Brasil, a tecnologia dos caminhões elétricos surge como alternativa para o preço do diesel. Lembrando que a eletricidade não se restringe apenas a hidrelétrica, mas há outras formas, como solar e eólica.

    Porém, a economia não se limita ao uso de energia elétrica. O número de itens mecânicos em um caminhão elétrico é menor, além de que os componentes que fazem parte apresentam maior tempo de vida útil. Assim, há menos peças que sofrem desgaste, colaborando para a redução de manutenções e economia com esse aspecto.

    Além da economia, o caminhão elétrico agrega eficiência nos processos logísticos. Em determinados modelos, 15 minutos de carga carregam 30% da bateria. 

    Eficiência dos motores do caminhão elétrico

    Eles não apresentam menor potência de motor, tendo desempenho similar aos veículos tradicionais. Além disso, as baterias são recarregadas constantemente, contribuindo para a eficiência energética. Isso porque quando o condutor freia, o caminhão utiliza o atrito para produzir eletricidade. 

    Com a tecnologia em constante desenvolvimento, é provável que em breve os caminhões elétricos sejam ainda mais eficientes, se comparados aos modelos convencionais.

    Melhor custo-benefício

    Apesar de o custo de aquisição de um caminhão elétrico ser superior, o custo operacional contribui para a redução de custos a médio e longo prazo, especialmente se considerado o alto preço dos combustíveis no Brasil.

    Caminhão elétrico: integração com tecnologias

    O uso da tecnologia é bastante comum em caminhões, especialmente nas frotas, por exemplo, com a telemetria. A telemetria veicular acompanha dados da operação logística, a fim de acompanhar a performance dos veículos e dos motoristas.  Além disso, ela pode ser integrada a outras tecnologias para aumentar os resultados e as possibilidades de análise da frota. 

    No caminhão elétrico é possível integrar a central de comando do caminhão com o motor, com a direção e um computador de bordo. Dessa forma, otimiza-se o rastreamento e aumenta a segurança do veículo, da carga e, sobretudo, da vida do motorista.

    O que esperar para o mercado brasileiro? 

    A Europa é pioneira na adoção de caminhões elétricos. O continente provou o quanto eles podem ser benéficos e possibilitam uma vantagem financeira. Porém, esse mercado ainda tem muito para se desenvolver no Brasil. Um dos motivos dessa situação é que o país depende muito de tecnologias estrangeiras para fabricar caminhões elétricos. 

    Conforme o mercado nacional for se desenvolvendo, os caminhões elétricos poderão ser mais acessíveis. Mesmo que eles ainda não tenham muito destaque no Brasil, a tendência é que esses modelos sejam cada vez mais incorporados, principalmente, nas transportadoras.

    Além das vantagens abordadas, adotar caminhões elétricos pode contribuir com o posicionamento da marca, já que é uma forma de mostrar para a sociedade que a sua empresa está comprometida com um desenvolvimento sustentável.

    Outra grande tendência no setor de transportes é ter operações logísticas cada vez mais conectadas. Para conhecer mais sobre o assunto, baixe o e-book gratuito da Trimble!

    E-book: Transporte Conectado - Qual o futuro das tecnologias para operações logísticas?

    Descubra se a sua empresa já está se preparando para o futuro das operações logísticas e conheça as tendências da Logística e da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) conectada.

    Conclusão

    Apesar de não se saber quando o caminhão elétrico irá se popularizar no Brasil, todo gestor deve estar atualizado com informações sobre o tema. Assim, sua frota vai se preparando para ser atualizada e estar à frente dos concorrentes. 

    Além do caminhão elétrico, há outras tecnologias disponíveis para tornar a sua frota mais produtiva, eficiente e sustentável. Por exemplo, com o Intelligence - módulo com funcionalidades para gestão estratégica do transporte da Trimble.

    Com o Intelligence você tem:

    Solicite um orçamento com nossos especialistas!

    Converse com um de nossos especialistas

    Torne sua operação mais rentável, produtiva e econômica!

    Autor: Ana Clara Marcondes - Massi Digital

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário