3 desafios da sua frota superados com a solução de videomonitoramento embarcado

| Por: Caroline Ferroni

O gestor de frotas enfrenta em seu dia-a-dia dezenas de desafios a serem solucionados. Segurança da frota, prevenção de acidentes, manutenção de veículos, otimização de custos, dentre outros inúmeros fatores que necessitam da atenção deste profissional. Felizmente, o mercado já conta com ótimas tecnologias para maximizar a performance da operação e facilitar a atuação do gestor. É o caso da telemetria, da solução de videomonitoramento e das soluções para detectar fadiga e distração dos condutores.

Aliás, pensar no investimento em tecnologias é outra preocupação atrelada ao gestor de frotas: qual a melhor alternativa para a minha operação? Que tipo de tecnologia apresentará mais benefícios para a minha frota? Dentre outras indagações muito comuns no momento da decisão do investimento.

Para auxiliá-los, trouxemos aqui 3 desafios que podem ser superados com o uso de uma tecnologia muito útil para a gestão de frotas: a solução de videomonitoramento embarcado.

Como funciona a solução de videomonitoramento?

A solução de videomonitoramento funciona por meio da instalação de câmeras embarcadas que, junto a uma solução de hardware e software, proporcionam a filmagem total da operação do veículo. 

Essas câmeras podem ser posicionadas em diferentes pontos do veículo. No interior da cabine – para observar o condutor –, voltada para a pista à frente, nas laterais do veículo e até mesmo no interior do baú para monitorar o manuseio de cargas ou o comportamento de passageiros.

As imagens captadas pelas câmeras são armazenadas na central de filmagem automotiva, em disco interno, e, no caso da solução de videomonitoramento da Veltec, são transferidas automaticamente via 3G. Todos esses vídeos ficam disponíveis ao supervisor de cada frota via site de acesso restrito com a possibilidade de download dos arquivos em formato de vídeo.

3 desafios que podem ser superados com o uso de uma solução de videomonitoramento embarcado

1. Roubos ou desvios de carga

As diferentes câmeras posicionadas no veículo permitem averiguar diferentes ocorrências durante o trajeto, principalmente ligadas à segurança da carga e do próprio veículo.

Com as imagens captadas, o gestor pode averiguar ataques de vandalismo ou tentativas de roubo. Além disso, pode monitorar comportamentos suspeitos do próprio condutor, como evasão de receitas ou desvio de rotas.

Um benefício apresentado pela câmera posicionada no baú é o monitoramento de processos internos e qualidade do serviço prestado. No caso de transporte de cargas, é possível identificar falhas no manuseio de cargas perigosas ou de alto valor. Para o transporte de passageiros, o videomonitoramento permite identificar comportamentos suspeitos dos próprios passageiros, bem como características do atendimento prestado dentro do veículo.

2. Identificação de responsável por multas e/ou acidentes

O custo com multas e reparos causados por acidentes é representativo na gestão de frotas e pode ser facilmente controlado com práticas de direção segura e defensiva. Mas, infelizmente, controlar o comportamento do motorista é uma tarefa desafiadora. Por isso, muitas vezes as operações se deparam com alto custo relacionado a esses fatores.

Para que haja maior controle sobre estas situações, o videomonitoramento aparece como aliado. Com essa tecnologia, é possível analisar com precisão situações que geraram multas ao veículo ou até acarretaram em acidentes. Dessa forma, o gestor é capaz de identificar o responsável e tomar as devidas providências.

3. Monitoramento de comportamentos de risco

Grande parte dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. Ou seja, comportamentos de risco praticados pelos condutores que levam à acidentes de diferentes níveis de gravidade.

Como mencionado anteriormente, o videomonitoramento é capaz de gerar insumos para que o gestor identifique esses comportamentos e atue sobre eles.

Entretanto, obtém-se um benefício ainda maior quando integrados videomonitoramento e telemetria. Com essa junção, o gestor de frota tem em mãos dado valiosos sobre o comportamento de seus condutores e ainda consegue ser alertado de comportamentos de risco em tempo real. Além disso, o alerta também é recebido pelo condutor, que pode atuar sobre o comportamento de maneira instantânea.

A telemetria proporciona outros diversos benefícios e soluciona muitos outros problemas enfrentados por gestores de frota, principalmente no que tange ao acompanhamento de indicadores e otimização de resultados.

Autor

Caroline Ferroni

Caroline Ferroni

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário