Conheça os impactos da tecnologia 5G para frotas

| Por: Emanuele Almeida

A tecnologia 5g para frota é um recurso que foi desenvolvido para servir de auxílio nos processos operacionais e, atualmente, já está aplicada em diversas partes do Brasil.

Nas frotas, o uso dessa tecnologia também já foi aplicado, em especial na gestão dos veículos. Os benefícios principais desta implementação são:

Neste conteúdo, você irá saber mais sobre o que é a tecnologia 5G, quais são seus impactos e vantagens nas frotas!

O que é a tecnologia 5G?

Usada em redes móveis, a tecnologia 5G tem como missão oferecer mais velocidades nos processos de download e upload nos dispositivos, além de melhorar a conexão de modo geral. Enquanto os celulares 4G atingem a velocidade máxima de 300 Mb/s a 1 Gb/s, a 5G alcança 1Gb/s e 10 Gb/s, por exemplo.

Diferente também da tecnologia anterior, os sinais são transmitidos através das frequências de smartphones, antenas, sinais de rádio, entre outros. Já as antenas são acopladas às das demais tecnologias e, para isso, equipamentos menores são usados, de baixo alcance, ou replicadores que distribuem o sinal em raios de 250 metros, que são localizados em postes ou prédios altos.

Com o 5G, os sinais são direcionados somente quando outros aparelhos solicitam a conexão, ao invés de serem distribuídos de maneira aleatória, como acontecia anteriormente.

Quais são os impactos da tecnologia 5G para frota?

Assim como o uso da inteligência artificial possibilitou uma conectividade entre os veículos e vários benefícios, a aplicação da tecnologia 5G nas frotas também impacta positivamente as operações logísticas e proporciona muitas vantagens.

Mais do que a otimização dos serviços e da garantia de maior qualidade e segurança nos processos, o 5G oferece diferenciais que são de extrema relevância para o setor logístico. São eles:

  1. Maior navegabilidade;
  2. Processos ágeis e digitalizados;
  3. Maior controle no sistema de transporte;
  4. Monitoramento da frota em tempo real;
  5. Redução de custos operacionais;
  6. Frota mais segura.

Continue a leitura e veja mais sobre a importância e pontos positivos de cada um deles!

Maior navegabilidade com a tecnologia 5g para frota

A tecnologia 5g para frota é um recurso que foi desenvolvido para servir de auxílio nos processos operacionais e, atualmente, já está aplicada em diversas partes do Brasil.

O 5G acrescenta mais fluidez, estabilidade e confiança no processo de navegação. A conexão acontece de forma simultânea sem nenhum tipo de prejuízo para os prestadores de serviços e, ainda, diminui o gasto de energia em até 100 vezes. 

Isso também provoca um impacto direto no processo de aquisição de novas ferramentas que, até então, não eram utilizadas pela falta de estabilidade no sinal de internet.

Processos ágeis e digitalizados 

Gerenciar uma frota com o 5G é muito mais rápido pois, devido à estabilidade de sinal e alta velocidade de conexão, os processos do dia a dia são realizados com muito mais agilidade e de forma digital, como a distribuição dos veículos, rastreamento de mercadorias ou contato com clientes.

Maior controle no sistema de transporte

A maior estabilidade do sinal permite um acompanhamento em tempo real da frota com muito mais precisão. Junto de uma comunicação mais eficiente e de um controle maior, as entregas são realizadas em um tempo menor, o que otimiza o tempo e ainda gera mais economia para a empresa e segurança para os colaboradores.

Monitoramento da frota em tempo real 

O monitoramento em tempo real e com muito mais precisão é possível em razão da excelente taxa de latência. Os gestores conseguem fazer acompanhar as localizações com muito mais assertividade, proporcionando mais segurança aos condutores e, ainda, garantindo a conclusão da rota sem percalços.

Redução de custos operacionais com a tecnologia 5g para frota

Entregas e processos operacionais realizados com mais eficiência resultam na diminuição de custos na empresa. Há mais economia de combustível, melhora no plano de manutenção da frota, análises de desenvolvimento e resultados mais profundos e em vários outros 

fatores, gerando uma redução substancial dos gastos de maneira geral.

Para aprender mais sobre como controlar os custos na gestão de frotas, faça o download do material gratuito disponibilizado pela Trimble acessando o link abaixo.

Guia: Como controlar custos relacionados à gestão de frotas

Nesse guia, apresentamos os principais custos relacionados à frota com o objetivo de auxiliá-lo a decidir qual a melhor escolha para a sua operação.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Frota mais segura

    A adoção da tecnologia 5G na frota aumenta o nível de segurança porque, com ela, o monitoramento de frota acontece com mais eficiência e, em casos de crise, o gerenciamento da ocorrência também é feito com muito mais agilidade, o que garante ainda mais proteção para os colaboradores.

    Como preparar a minha frota para essa tendência?

    Implementar a tecnologia 5G na gestão de frotas, no geral, resulta em um maior monitoramento dos equipamentos para prevenção de acidentes e um panorama mais assertivo e geral das ações necessárias para prolongar a vida útil da frota, além dos benefícios já listados.

    Para que sua empresa esteja preparada para receber essa tendência, utilize um bom sistema de gestão de frotas e acompanhe sempre as notícias principais do setor de logística. Você pode contar com a Trimble para cumprir essas duas missões com sucesso!

    Conclusão

    A tecnologia 5G já está sendo implementada em diversas empresas pelo Brasil e, no segmento de frotas, suas funcionalidades e transformações nos processos são totalmente positivas.

    Aliás, na busca por otimização de tempo, economia, agilidade e melhor gerenciamento de frotas da sua empresa, a Trimble é sua melhor aliada, garantindo o retorno total do investimento

    Para saber mais sobre como nós podemos fazer a diferença na sua gestão e conhecer nossas soluções, agende uma apresentação com nosso time.

    Converse com um de nossos especialistas

    Torne sua operação mais rentável, produtiva e econômica!

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário