Veja como a inteligência artificial na logística pode ser feita

| Por: Emanuele Almeida

A inteligência artificial na logística é uma grande tendência e já está presente nas empresas que trabalham com operações logísticas.  Com gestões cada vez mais informatizadas, mesmo pequenos embarcadores e transportadoras podem aplicar uma gestão baseada em dados.

O sucesso do uso da inteligência artificial na logística pode ser definido a partir do uso de informações centralizadas e criação de um banco de dados com métricas e indicativos úteis à empresa.

Para entender mais sobre a aplicação da IA na logística, seus benefícios e como contribui com a gestão de frotas, continue a leitura.

O que é a inteligência artificial?

A inteligência artificial na logística é uma grande tendência e já está presente nas empresas que trabalham com operações logísticas

A inteligência artificial (IA ou IA) une a ciência da computação a conjuntos de dados a fim de resolver problemas. Para isso, as máquinas são programadas para simular os processos de inteligência humana. Dessa forma, a IA desenvolve dispositivos que têm a capacidade de compreender, aprender, tomar decisões e resolver problemas de forma semelhante à dos seres humanos.

As máquinas conseguem interagir com os humanos em diferentes tarefas e atividades, entre os campos da IA, tem-se:

De modo geral, os sistemas de inteligência artificial processam e analisam grandes volumes de dados buscando padrões que ajudem a fazer previsões. É importante entender que a programação de IA envolve três habilidades principais: aprendizagem, raciocínio e autocorreção. 

Benefícios da inteligência artificial para a logística

A inteligência artificial traz diferentes benefícios para a logística, já que ela tem a capacidade de analisar dados e tomar decisões mais acertadas. Além da capacidade de trabalhar com muitos dados,  os softwares de gestão e demais sistemas da IA são mais ágeis e precisos. Dessa forma, as chances de erros no cálculo e na execução das tarefas são reduzidas.

Reduzindo as falhas, gera-se economia de tempo e de dinheiro, já que não há a necessidade de refazer trabalhos ou de remediar uma situação de prejuízo. Além disso, com a automatização de tarefas, erros mínimos que atrapalham o desempenho serão identificados, gerando a possibilidade de definir novas ações para eliminar os problemas.

Devido a sua capacidade de ler, interpretar dados e chegar à conclusão de quais processos são mais adequados, a IA contribui para uma produção e operação escalável e padronizada, de acordo com as metas e os objetivos definidos pelo gestor.

Outro benefício que afeta diretamente o setor de logística está relacionado aos processos de armazenamento, estocagem e inventário. Isso porque os softwares inteligentes são capazes de personalizar as atividades seguindo as necessidades específicas do negócio e características das operações de cada cliente.

Esses são alguns benefícios que podem ser percebidos com a aplicação da IA na logística. 

Como a inteligência artificial pode ser aplicada na logística?

A inteligência artificial pode ser aplicada de diferentes formas na logística, por exemplo, a automatização do sistema de tracking, a criação de um banco de dados com indicativos-chave de desempenho, entre outros.

O monitoramento de carga é um desafio, principalmente entre as transportadoras e armazéns logísticos. O tracking é um dos principais beneficiários da inteligência artificial. Na prática, um aplicativo ou software é ensinado a rastrear e acompanhar de forma automática uma carga, seja com caminhões próprios, frota terceirizada ou até agregada. Indo além do rastreio, o próprio app pode ser informado com outras condições, como a notificação de proximidade e os imprevistos que aumentam o risco de atraso da mercadoria.

Outro exemplo da inteligência artificial aplicada à logística é a centralização da informação, que possibilita a criação de um banco de dados com métricas importantes à empresa. Ao lidar com muitos processos diários, é inevitável que os indicativos financeiros e operacionais passem despercebidos e deixem de guiar as decisões do gestor de frotas. Quando se implementa uma solução de inteligência artificial, dificilmente os dados se perdem, já que todas as informações ficam armazenadas e podem ser consultadas posteriormente.

Para ter os benefícios e aplicações da IA é preciso investir em tecnologia e softwares. Antes de investir, cabe analisar se realmente essa tecnologia consegue suprir as necessidades esperadas. Para te ajudar nesta questão, confira o e-book gratuito abaixo.  

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Aplicações da inteligência artificial para a gestão de frotas

    A inteligência artificial pode ser uma grande aliada da gestão de frotas. Dentre os principais benefícios estão: otimização do tempo; menos falhas nas operações; controle de motoristas; mais segurança; redução de gastos; integração da operação; manutenção mais rápida e precisa.

    A seguir, conheça algumas aplicações da IA da Trimble na gestão de frotas. 

    Predição de acidentes

    A predição de acidentes consegue informar ao usuário quais motoristas estão em risco de sofrer algum tipo de acidente. A análise inteligente é feita com base no histórico de direção e comparada aos dados atuais, pontuando a nota de segurança de cada um deles. Dessa forma, é possível identificar onde cada motorista precisa ser mais seguro, e visualizar as unidades organizacionais com maior risco de segurança.

    Sugestões de rotograma

    Com essa aplicação, é possível otimizar o processo de criação de rotogramas e utilizar os dados para identificar regiões de risco e reincidência de eventos, como curvas e frenagens bruscas, tornando a criação de rotogramas ágil e simples aos analistas da frota.

    Ranking de motorista

    Com o ranking de motoristas, é possível visualizar a pontuação dos motoristas de acordo com a performance individual. Além disso, é possível registrar multas, advertências e infrações no prontuário de cada motorista. Também, pode-se identificar os motoristas de alta e baixa performance, segundo os critérios mais relevantes para a operação. 

    A gestão de motoristas é uma das partes mais desafiadoras para uma empresa. E eles são parte fundamental da produtividade e rentabilidade. Para ajudar na sua gestão e retenção de talentos, confira o material da Trimble com insights feitos especificamente para todo gestor que quer gerir de maneira humana e otimizada a sua frota. 

    E-book: Gestão de motoristas: Como fazer atração e retenção de talentos?

    Para ajudar na sua gestão e retenção de talentos, preparamos esse conteúdo com insights feitos especificamente para você que quer gerir de maneira humana e otimizada a sua frota. Baixe agora!

      Cargo na empresa
      Tamanho da frota
      Segmento de atuação

      Reconhecimento facial

      O reconhecimento facial permite identificar quem está dirigindo o veículo. Dessa forma, o uso de outros equipamentos de identificação que dependem do motorista para tomar alguma ação são dispensados, o que impossibilita a falsificação da identificação do cadastro.

      BI – Indicadores Inteligentes

      Como a inteligência artificial consegue lidar com um grande volume de dados, ela é uma ótima aliada para definir indicadores e acompanhá-los. Dessa forma, o gestor tem acesso a relatórios e indicadores para tomar decisões estratégicas. 

      Quadro de ocorrências

      Com essa funcionalidade é possível identificar situações de alto risco em tempo real, por meio do ranking de motoristas e suas últimas infrações. Assim, o gestor consegue priorizar  situações que demandam ações imediatas e planejar treinamentos para a equipe de acordo com a sua performance, tornando a gestão mais ágil e efetiva.

      Conheça a Tassi

      A Tassi é a inteligência artificial da Trimble, que foi pensada para unir os dados extraídos do monitoramento e transformá-los em relatórios e informações setorizadas no software VFleets. Os recursos ficam disponíveis em um painel de fácil compreensão e navegação.

      A Tassi também ajuda o gestor a tomar decisões estratégicas mais ágeis, evitar com que erros e desperdícios continuem ocorrendo, descobrir falhas e indicar onde a empresa está gastando mais do que o necessário.

      Outro recurso da inteligência artificial da Trimble é o Double Check. Essa funcionalidade em nuvem realiza análises comportamentais dos condutores com maior confiabilidade, fazendo uma verificação de dois fatores em caso de ocorrências. 

      Conclusão

      A inteligência artificial na logística é uma ferramenta importante, seja para grandes ou pequenas transportadoras, pois ela reduz custos e, ao mesmo tempo, torna a eficiência operacional ainda mais ágil.

      Por mais que pareça demandar um alto investimento, muitas soluções não dependem de uma infraestrutura do zero. Em alguns casos, a busca por medidas mais simples para dar os primeiros passos se justifica pelo ganho de produtividade, como integrar os sistemas da sua gestão de frotas. Conheça o Telematics Integration Cloud (TIC).

      Tags

      Autor

      Emanuele Almeida

      Emanuele Almeida

      Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

      Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

      Assine nossa newsletter

      Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

        Deixe seu comentário