8 aplicações da IoT na gestão de frotas que todo gestor precisa conhecer

| Por: Emanuele Almeida

A IoT tornou-se uma das tecnologias mais importantes do século XXI. Do inglês, Internet of Things, traduzindo para o português denominado Internet das Coisas. Em um mundo hiperconectado, os sistemas digitais possibilitam a gravação, monitoramento e ajuste de cada interação entre os itens conectados. Assim, o mundo físico encontra o mundo digital, tornando possível uma comunicação entre pessoas, processos e outras coisas.

Agora, é possível conectar objetos do cotidiano, como eletrodomésticos, componentes de máquinas, cafeteiras e muitos outros objetos. Além disso, a Internet das Coisas traz aspectos positivos para a gestão de frotas. A tecnologia pode ser aplicada diretamente na frota, a fim de melhorar a performance e trazer resultados positivos. Conheça as principais aplicações da IoT na gestão de frotas neste artigo!

O que é IoT?

O conceito da IoT é basicamente conectar qualquer dispositivo à internet e/ou entre si. É uma tecnologia que pode ser aplicada a quase tudo que se possa imaginar, desde o celular até motores de carros e aviões. Em síntese, a IoT pode ser entendida como uma rede de “coisas” e pessoas conectadas, construindo diferentes tipos de relacionamento.

Isso é possível por meio da computação de baixo custo, nuvem, big data, análise avançada e tecnologias móveis. Dessa forma, itens físicos podem compartilhar e coletar dados com o mínimo de intervenção humana.

IoT e gestão de frotas: o que minha empresa ganha?

A aplicação da Internet das Coisas na gestão de frotas de veículos mudou a forma de operar no setor. A interconexão dos veículos possibilita a solução de problemas e a obtenção de informações sobre como os veículos estão sendo conduzidos, a jornada que está sendo executada, entre outros aspectos que abordaremos a seguir. 

Dessa forma, uma rede conectada consegue ter acesso a todas as especificações do veículo, possibilitando a tomada de decisões e fornecimento de informações específicas para cada veículo. Os benefícios da IoT abrangem a automação superior, o que disponibiliza mais tempo e eficiência de recursos, além de construir uma base de dados com melhor visibilidade.

Veja 8 aplicações da Internet das Coisas que trazem resultados positivos para a gestão de frotas.

Rastreamento de veículos

Ao adotar um sistema em que os veículos estão todos interligados na mesma rede, a visualização de todos eles em um mapa digital é possível. Dessa forma, o gestor consegue acompanhar a localização de todos os veículos da frota, além de proporcionar dados para otimizar as rotas. 

Com o rastreamento, o gestor tem mais controle sobre a frota, sabendo os horários exatos de entrada e saída, assim como a finalização da viagem. Isso possibilita uma gestão mais otimizada da frota e controle sobre a localização dos veículos.

Monitoramento do comportamento do motorista

Com a Internet das Coisas, sensores podem ser implementados para monitorar o comportamento do motorista e notificar os gestores, caso algo fora do comum ocorra. Por exemplo, se o veículo está em alta velocidade, os sensores podem processar essa informação e disparar um alerta. 

Ao ter acesso a esses dados, os gestores têm uma imagem de como o comportamento de seus motoristas afeta a segurança e impacta de forma geral na frota. Para ser especialista no assunto, acesse o material abaixo. Nele, você tem acesso a um conteúdo exclusivamente voltado ao comportamento do motorista e todas as suas implicações nas operações de transporte.

E-book gratuito: Por que monitorar comportamento de motoristas?

Entenda como a tecnologia age no monitoramento de comportamentos, reduzindo de custos e prevenindo acidentes.

Manutenção preditiva

Os sensores conectados a IoT rastreiam diferentes dados do veículo, como temperatura, pressão dos pneus, status do motor e da bateria. O gestor da frota pode configurar a tecnologia para avisar quando a manutenção é necessária em veículos específicos. Por exemplo, se um sensor detectar que há algum problema no freio, ele vai disparar um alerta dizendo que o item precisa de reparo. 

A possibilidade de prever problemas mecânicos antes que eles aconteçam de fato resulta em economia de tempo e custo, além de estender a vida útil dos veículos.

Automação do processo com a IoT

Internet of Things

As empresas podem automatizar processos complexos que exigem tempo e trabalho quando feitos de forma manual, por meio da combinação de fluxos de dados e algoritmos inteligentes. 

Por exemplo, uma solução IoT, como o módulo de inteligência da Trimble – Intelligence -, pode coletar os dados necessários para os requisitos de conformidade e criar relatórios automáticos, além de dashboards personalizadas com indicadores em painel de BI.

Telemetria e economia de combustível

O uso de sensores ajuda a otimizar o consumo de combustível de toda a frota. Longos períodos de marcha lenta, rápida aceleração e frenagem podem aumentar o consumo de combustível. Quando o gestor tem todos esses dados sobre a condução do motorista, ele pode trabalhar para reduzir o consumo de combustível. 

Gerenciamento de operações aprimorado

Quando os dados de IoT são integrados e capazes de proceder para os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning ou ou sistema de gestão integrado) existentes, o gestor pode tomar decisões mais rápidas e embasadas. Os dashboards podem oferecer uma visão abrangente dos dados, auxiliando as equipes a determinar os principais indicadores de desempenho – KPIs, rastrear o processo e guiar pesquisas logísticas.

Análise de Big Data

Os dispositivos com IoT são capazes de produzir uma grande quantidade de dados, os quais podem ser potencializados por meio de análises de big data. Quando esses dados podem ser acompanhados em tempo real, o seu valor aumenta porque, se analisado rapidamente, o gestor da frota pode usar as informações para a tomada de decisões em tempo real.

Redução dos impactos ambientais com a IoT

Usando os dados disponibilizados pelos sensores IoT, o gestor pode detectar o modo de condução dos motoristas que desperdiçam combustíveis e os indícios de que um veículo não está trabalhando corretamente. Ao reconhecer esses problemas, os gestores podem agir para atuar em conformidade com as regulamentações ambientais.

Tecnologia de Gestão de Frotas – o retorno sobre o investimento

IoT é uma realidade que traz diferentes benefícios, como visto acima. Porém, investir em tecnologia não é barato, por isso as empresas precisam mensurar o retorno em lucratividade para que esse investimento seja justificável. Esse conceito é entendido como o Retorno sobre o Investimento, conhecido como ROI.

Ao adotar uma tecnologia para a gestão de frotas, ela só será eficaz se possibilitar a tomada de decisões que de fato façam a diferença no dia a dia. Além disso, o resultado em ROI só é possível por meio da união da tecnologia inteligente com uma gestão eficiente. 

A tecnologia não é capaz de fazer com que o gestor alcance resultados, é necessário tomar decisões baseada em sugestões disponibilizadas pelo software, sempre acompanhando a mudança dos dados, seguindo o objetivo final.

Para saber como o ROI pode impactar na sua frota, acesse o material gratuito abaixo.

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Conclusão

    A Internet das Coisas não é algo que ainda vai acontecer, ela já está acontecendo no presente. Sua principal contribuição é para maximizar a automação, economizando tempo e recursos, além de construir uma base de dados que pode ser facilmente acessada.

    Para a gestão de frotas, a IoT traz mais segurança e otimização dos processos logísticos. Para conhecer as soluções inteligentes da Trimble, agende uma demonstração.

    Converse com nossos especialistas hoje

    Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

    Autor: Ana Clara Marcondes – Massi Digital

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário