5 Etapas para um ROI otimizado na sua gestão de frota

| Por: Emanuele Almeida

Independente do tipo de frota que você opera ou quais rodovias você percorre, ter a tecnologia correta implantada é uma parte essencial do seu desempenho, segurança e eficiência. E operar com um ROI otimizado te garante aquilo que sua frota precisa.

ROI otimizado te leva ao sucesso

A tecnologia para frotas avança rapidamente. Desde seu início modesto como simples soluções de “controle e rastreamento”, as plataformas de gestão da frota têm ganhado cada vez mais sofisticação para auxiliar cada aspecto das operações da transportadora.

Logo, como você sabe se suas soluções de gestão da frota estão levando ao sucesso? Para você encontrar sua resposta, aqui estão cinco principais maneiras de garantir a maximização do retorno sobre o investimento (ROI) e selecionar as soluções que te auxiliam a tomar decisões e manter uma vantagem competitiva.

ROI otimizado te ajuda a escolher o sistema certo para a sua frota

No mercado de hardware, as opções de monitores e outros equipamentos para a cabine são inúmeros, logo, é importante avaliar suas opções para garantir a seleção do hardware correto para as necessidades específicas da sua frota.

Quando se trata de selecionar os próprios monitores, é preciso considerar muitas opções. As três principais categorias de monitores são:


Mesmo essas opções vêm com variedade de escolhas. Ao procurar tipos de monitores, lembre-se de considerar aspectos como a portabilidade, se pergunte: o sistema faz seus motoristas trabalharem fora da cabine ou exige demais deles durante a operação?) e resistência (e operação em condições severas ou temperaturas extremas?). Considerando os fluxos e ambientes de trabalho do motorista, é possível tomar uma decisão informada sobre monitores para sua frota.

Não apenas é importante considerar os aspectos físicos do tipo de monitor, mas o sistema operacional que o seu monitor utiliza. Com o aumento dos dispositivos personalizados para o consumidor, sistemas operacionais como Android estão se tornando cada vez mais comuns. Dispositivos inteligentes que são operados na plataforma Android são mais personalizáveis de ponta a ponta, oferecendo aos usuários a oportunidade de carregar e usar somente os apps que desejam e precisam.

Escolha o melhor investimento e reduza custos por meio do ROI otimizado

Agora, que você dispensou tempo para selecionar o hardware correto para sua plataforma de gestão da frota, a próxima pergunta a fazer é “Como posiciono melhor meu negócio para um retorno rápido sobre o investimento?” Uma maneira de acelerar esse ROI é através das estruturas de preço integral.

Saiba como explorar o melhor investimento tendo um ROI otimizado

O modelo de preço integral é provavelmente algo com o qual você está familiarizado na sua vida pessoal. Independente do seu dispositivo inteligente preferido, seja um telefone, tablet ou wearable – você provavelmente gere seu hardware e custos de dados por um preço mensal único.

Felizmente, esse conceito está ganhando força no espaço da tecnologia de transporte, com fornecedores de solução optando por um modelo “hardware-as-a-service” para agrupar os custos de um dispositivo na cabina e software associado num único preço mensal.

O resultado final? Um processo de compra simplificado que reduz os custos iniciais e permite atualizações contínuas para lhe ajudar a estar na vanguarda da inovação da gestão da frota.

Leve Sua Gestão de Frota Mais Longe

Além de pensar no próprio hardware, é igualmente importante considerar o que o hardware pode permitir e como isso pode lhe ajudar a justificar o investimento. Ao dispensar tempo para investir em nova tecnologia, também é preciso observar toda a variedade de opções disponíveis oferecidas pelo seu fornecedor de tecnologia.

Alcance um ROI otimizado e amplie seus rendimentos a partir da tecnologia

Determinados itens como registro eletrônico (ELD), sistemas de mensagens e coleta de dados do veículo e motorista são uma parte fundamental de qualquer plataforma de gestão da frota. Complementar essas capacidades padrão com funcionalidade adicional pode ajudar a atingir um ROI adicional e ampliar como sua empresa define “gestão da frota”.

Algumas opções adicionais de tecnologia a serem consideradas incluem itens como:

Utilizando uma abordagem mais holística para o seu investimento em nova tecnologia, você pode identificar e revelar novas oportunidades de aproveitar o máximo dessa mudança para aperfeiçoar como sua empresa opera. E, em alguns casos, não necessita de qualquer hardware adicional para permitir serviços na sua frota.

Se afaste de silos de tecnologia através de um ROI otimizado

O sucesso de sua implementação também dependerá da integração de quaisquer sistemas terceirizados na sua plataforma de gestão da frota. Muitas frotas contam com os dados coletados no veículo para informar o software back office em relação a:

Roi otimizado mitiga a indecisão entre silos de tecnologia
Operar com um ROI otimizado te garante aquilo que sua frota precisa.

É crucial que essas integrações estejam disponíveis para ajudar-lhe a evitar uma abordagem “em silos” que exige intervenção manual para obter dados de um sistema para outro.

Escolha um Verdadeiro Parceiro de Tecnologia

Identificar as soluções corretas de gestão da frota é um marco importante, mas, garantir a escolha correta do parceiro de tecnologia também é. Ao garantir que possui o suporte não apenas na implementação das soluções, mas ao usar essas, será uma variável importante ao determinar o ROI da sua tecnologia.

Logo, como saber se o seu é um verdadeiro parceiro? Ao avaliar um potencial fornecedor de gestão da frota, considerar como esse pode lhe ajudar a conduzir treinamento no local, a criar uma biblioteca de recursos de treinamento, a instalar novo equipamento e a prestar a assistência ao usuário aos motoristas e pessoal de back.

Nós fizemos um e-book focado em te ajudar e ter um ROI na sua empresa, tornar ele rentável, além de trazer exemplos para a sua aplicação e escolha de parceiro.

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Aplique um ROI mais rápido na sua gestão da frota

    Não há dúvidas que uma grande mudança de tecnologia na sua frota pode parecer assustador – mas dispensar tempo para avaliar suas opções e os melhores indicadores de gestão da frota pode permitir obter o máximo do seu investimento.

    Saiba mais como a tecnologia pode garantir a excelência da sua frota:

    E-book: Como um BI especializado pode garantir a excelência na gestão de frotas?

    Um sistema com Business Intelligence é uma ferramenta essencial para o gestor de frota tomar decisões assertivas e ter resultados crescentes.

    Na Trimble, ajudamos frotas como a sua a diariamente a aproveitar uma ampla variedade de soluções para ajudar a aumentar a segurança e eficiência de todas as partes da sua cadeia de fornecimento. 


    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário