Resultados exclusivos que só o sistema de monitoramento para caminhão oferece

| Por: Emanuele Almeida

O sistema de monitoramento para caminhão é uma tecnologia cada vez mais incorporada à rotina de empresas e transportadores. O acompanhamento da localização em tempo real  é um ponto fundamental para conquistar um transporte mais seguro e ágil.

Ao adotar um sistema de monitoramento para caminhão, pode-se contar com resultados positivos como mais controle, menor risco de acidentes, otimização e muito mais. Independente do ramo de atuação e porte da empresa, investir em recursos tecnológicos contribui para a melhoria da eficiência e qualidade dos processos logísticos.

Além disso, esse tipo de investimento tem um ROI (Retorno Sobre Investimento) positivo e justifica o capital aplicado. Conheça, a seguir, as melhores tecnologias para monitoramento e os resultados que podem ser obtidos a partir delas.

Principais tecnologias utilizadas no monitoramento de caminhão

O sistema de monitoramento para caminhão é uma tecnologia cada vez mais incorporada à rotina de empresas e transportadores.
O monitoramento para caminhão é uma tecnologia cada vez mais incorporada à rotina de empresas e transportadores.

Falar em logística sem mencionar o uso de tecnologia está cada vez mais difícil. Isso porque o setor tem sua eficiência ampliada por meio do uso inteligente de recursos tecnológicos. Desde a utilização de softwares para controle de rotas até o uso de equipamentos e ferramentas modernas para deslocamento de cargas, a tecnologia é uma grande aliada da logística.

Conheça os principais sistemas de monitoramento para caminhões.

Telemetria

A telemetria é um modelo de tecnologia que, além do rastreio da carga, possibilita ao gestor logístico o acesso a dados importantes, como a velocidade do veículo e o tráfego em regiões perigosas, diminuindo consideravelmente os índices de acidentes e roubos de cargas.

Por meio de uma rede sem fio (via rádio ou satélite), é possível identificar a localização e monitorar inúmeros aspectos, como:

- Performance do veículo e do motorista;

- Consumo de combustível;

- Falhas no sistema e perda de potência.

Dessa forma, é possível acompanhar se o motorista está cumprindo com as diretrizes acordadas. Os dados gerados servem como base para premiar e ranquear os melhores condutores, assim como criar programas de treinamentos que supram as necessidades específicas da frota.

Investir na telemetria permite o controle da frota, trazendo mais segurança ao veículo, carga e, sobretudo, protegendo a vida do motorista e demais pessoas nas vias. Além disso, o sistema ajuda a acompanhar com exatidão a manutenção preventiva, assim, reduz-se a ociosidade e os custos logísticos, gerando mais produtividade.

Videomonitoramento

Processos relacionados a acidentes podem impactar a rentabilidade e a reputação de uma empresa, além da possibilidade de gerar custos judiciais. Com uma plataforma de videomonitoramento para caminhão, pode-se utilizar de uma testemunha imparcial para potencialmente proteger a frota contra reivindicações relacionadas a negligência ou falha do motorista.

Ao disponibilizar múltiplas câmeras que oferecem ângulos únicos no e em torno do veículo, é possível garantir que um acidente seja adequadamente capturado para esclarecer relatos conflitantes de testemunhas.

O videomonitoramento possibilita:

Além disso, o sistema permite identificar pontos de melhoria na condução dos motoristas, tornando a frota mais segura e evitando riscos e gastos indevidos.

Sensor de fadiga

O detector ou sensor de fadiga é capaz de identificar e analisar o comportamento do motorista, unindo informações sobre os movimentos do veículo, a estrada à frente e o nível de atenção do condutor.

Há sensores mais simples que detectam apenas fadiga e sonolência, e mais completos que conseguem detectar até 7 comportamentos de risco que estão entre as maiores causas de acidentes de trânsito:

Dessa forma, o sistema analisa o comportamento do motorista durante todo o trajeto, identificando em tempo real os riscos e emitindo alertas quando ocorrem alterações. Os alertas emitidos chegam direto ao centro de controle operacional da empresa. Assim, ações imediatas podem ser tomadas para a resolução do problema.

Acidentes não só causam custos materiais como também podem tirar vidas. Dessa forma, o sensor de fadiga para caminhões é um investimento para evitar o pior. Com ele ainda é possível otimizar a gestão da frota, principalmente na tomada de decisões para reduzir ameaças ou investir em ações que solucionem os problemas. 

Resultados de um sistema de monitoramento para caminhão

Adotar um sistema de monitoramento para caminhão é essencial em qualquer operação logística. O primeiro benefício é a transparência operacional, pois o gestor tem acesso a tudo que está acontecendo com o veículo em tempo real.

Isso trará outros benefícios como verificar desvios de rota, agir mais rapidamente em caso de problemas, tomar decisões mais assertivas e aumentar a segurança da operação. Existem motivos que fazem a empresa investir em uma nova tecnologia. Antes de realizar esse investimento, cabe analisar se ela realmente consegue suprir as necessidades esperadas. 

Para ajudar na análise, veja os pontos mais importantes que uma boa tecnologia de gestão de frotas deve conter e qual o seu retorno monetário em cima do que foi investido no e-book gratuito da Trimble.

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Depois de conhecer o ROI sobre investimento em tecnologias para frotas, confira resultados exclusivos que só o sistema de monitoramento para caminhão oferece.

    Mais controle sobre os veículos

    Por meio de um sistema de monitoramento para caminhão, o gestor consegue identificar quando o motorista não segue a rota planejada. Se isso acontecer, o sistema alerta o centro de operações, que consegue verificar o que está acontecendo. 

    Esse controle pode ser feito por meio de computadores e até mesmo através de dispositivos móveis.

    Menor risco de acidentes com um sistema de monitoramento

    Um sistema de monitoramento para caminhão consegue reduzir consideravelmente o número de acidentes, isso porque ajuda a identificar situações de risco, detectar sonolência e distração na estrada, além das condições do veículo. Como resultado, iniciativas de prevenção de acidentes podem ser tomadas pelos gestores.

    Os sistemas também permitem monitorar os padrões de direção que devem ser seguidos pelos motoristas. Esse aspecto é muito importante para a redução de infrações, acidentes, consumo de combustível e principalmente para aumentar a segurança dos condutores.  

    Dessa forma, se o motorista estiver dirigindo acima da velocidade permitida, o sistema emite um alerta para a equipe de monitoramento, que entra em contato com o motorista para tomar as medidas cabíveis

    O sistema de monitoramento traz precisão sobre a localização da carga

    Com os sistemas de monitoramento é possível obter dados sobre a localização da carga e direcionar motoristas para cargas específicas. Assim, o gestor consegue ter controle sobre a localização e condição das cargas.

    Otimiza a gestão de manutenção da frota

    Controlar custos é mais fácil com um sistema de monitoramento para caminhão. Por exemplo, a telemetria ajuda a controlar as manutenções periódicas, reduzindo as medidas corretivas e aumentando as ações preventivas. Dessa forma, há menor depreciação dos caminhões a longo prazo e, consequentemente, na redução dos custos de manutenção.

    Os sistemas ajudam também a verificar se todas as deficiências que afetam a operação segura de um veículo ou ativo são corrigidas antes de liberar o condutor para dirigir, evitando possíveis gastos com reparos futuros e acidentes.

    Sistema de monitoramento para caminhão na prática

    A Fagundes Construção e Mineração está entre uma das maiores empresas do Brasil na prestação de serviços de construção e mineração. Porém, eles tinham dificuldade em detectar comportamentos de risco. A empresa fez uma parceria com a Trimble para detectar comportamentos de risco fora de seus padrões de segurança com o uso do Sensor de Fadiga

    Dessa forma, os motoristas e gestores são alertados em tempo real de condutas imprudentes em operações. Dentre elas, estão: o uso de celular, fadiga, distração e consumo de cigarros. Isso é possível por meio da Inteligência Artificial que detecta esses comportamentos através de uma câmera especializada.

    A solução conta com câmera DSM (Driver Status Monitor) voltada para o operador, que realiza a identificação facial do condutor e capta sinais de cansaço e desatenção. E uma câmera ADAS (Advanced Driver Assistance System), voltada para a pista, que identifica casos como troca de faixa sem sinalização, aproximação e risco de colisão.

    Veja mais sobre no vídeo:

    Outra empresa que adotou um sistema de monitoramento foi a Aliança Atacadista, a fim de automatizar o monitoramento da jornada de trabalho de seus motoristas e iniciar o acompanhamento de indicadores da frota por meio da telemetria.

    Antes, a gestão da jornada dos motoristas era realizada manualmente e não havia informação de dados de telemetria da operação. Após a parceria, a análise e tomada de decisão ganhou agilidade, impactando na produtividade da empresa. As informações consolidadas e análise de indicadores permitiram identificar oportunidades de otimização, que resultaram em redução expressiva de custos por veículo da empresa.

    Conclusão

    O sistema de monitoramento para caminhão, além de tornar os processo de entrega mais seguros, também tem um papel central para que a empresa possa tomar decisões mais estratégicas. Com o monitoramento haverá uma redução de custos, devido a escolhas assertivas em rotas, redução de acidentes pela manutenção preventiva e identificação dos problemas dos motoristas da frota. 

    Para conhecer mais sobre o sistema de monitoramento, mais vantagens e como implementar na frota, baixe gratuitamente o e-book sobre Telemetria na gestão de frotas.

    E-book: Tudo o que você precisa saber sobre telemetria e gestão de frotas

    O que é telemetria veicular e como ela atua na gestão de frotas? Descubra aqui!

      Cargo na empresa
      Tamanho da frota
      Segmento de atuação
      Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

      Ana Clara Marcondes - Massi Digital 

      Tags

      Autor

      Emanuele Almeida

      Emanuele Almeida

      Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

      Assine nossa newsletter

      Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

        Deixe seu comentário