Segurança no trânsito: O que é e como garantir?

| Por: Marina Pessanha

Para ser um bom motorista e estar realmente apto para lidar com o trânsito, somente os conhecimentos de dirigibilidade de automóveis não são suficientes. Por que? A direção vai muito além das questões de deslocamento. É preciso atentar-se também à segurança no trânsito.

É necessário contribuir ativamente para um trânsito seguro, ter responsabilidade, entendimento das leis, práticas de direção defensiva, cuidados com os demais condutores e pedestres, entre outros pontos. 

Com esse conteúdo, nosso objetivo é frisar a importância de um trânsito mais seguro, citar os deveres dos motoristas e mencionar as ações corretas para colocar em prática. Também compartilharemos informações de segurança úteis para serem repassadas aos condutores.

O que é segurança no trânsito?

A segurança no trânsito é um aglomerado de ações realizadas visando a proteção e prevenção de acidentes em prol dos condutores, pedestres e ciclistas. 

Esse conjunto de práticas, onde estão presentes a direção defensiva, as normas de trânsito e medidas que evitam lesões e mortes, têm importância para a saúde pública também. Os acidentes de trânsito são classificados como gravíssimos nesse meio e a maioria poderia ser evitado.

Especialmente para os condutores de caminhões, a consciência de todos esses dados é indispensável. Para esse grupo, a importância de seguir as leis estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é ainda maior.

Além disso, adotar uma postura correta no trânsito é uma forma muito eficaz de colaborar com a integridade física e psicológica da sociedade, considerando que acidentes desse meio podem ser bastante traumáticos. 

A cultura de segurança do trânsito considera que todos os membros da sociedade devem assumir as responsabilidades principais para elevar a segurança. Essa definição é estendida também para as questões comportamentais dos indivíduos. Todos os cidadãos precisam ter atitudes cada vez mais conscientes para transformar as práticas de segurança em hábitos.

Quais são as ações ideais dos motoristas para que haja segurança no trânsito?

motorista no celular

Uma grande porcentagem das ações dos motoristas devem ser pautadas visando a condução correta do automóvel e a segurança de todos. Portanto, a direção defensiva e os demais cuidados preventivos devem fazer parte da rotina de dirigibilidade, independente da distância da rota e do tipo de veículo. 

Conforme a regulamentação do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), os veículos maiores têm responsabilidade sobre os menores. Os motoristas são responsáveis por aqueles que não são motorizados. E a sociedade no geral é responsabilizada por todos os pedestres. 

Abaixo, listamos 5 ações ideais para executar e, assim, contribuir com um trânsito mais seguro. 

Através da direção defensiva, o motorista fica atento às suas ações e dos demais. Assim, a taxa de possíveis acidentes e manobras arriscadas é significativamente menor. Com a experiência e a atenção sempre mantida, ainda que ocorra algum acidente, certamente as consequências serão em uma escala bem menor.

Antes mesmo de adquirir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é preciso cumprir algumas etapas, entre elas, provas que demonstram o conhecimento das leis sentenciadas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Após o entendimento, colocá-las em prática é uma ação primordial durante a direção. Para evitar acidentes, penalidades legais e outros prejuízos. 

Para contribuir com a direção defensiva dos demais condutores e seguir as regras de trânsito, é preciso sinalizar previamente as ações executadas ao volante. Por exemplo, utilizar a seta indicando para qual lado o veículo irá se deslocar. Através desse sinal, o motorista que estiver próximo ou atrás do automóvel pode diminuir a velocidade e evitar colisões. 

Para evitar acidentes provocados por distrações causadas pelo celular, é preciso guardá-lo no bolso ou em qualquer outro lugar que não esteja à vista. Caso alguma notificação seja enviada no momento da direção, o motorista não irá se distrair para visualizar o alerta. 

Entre as pessoas que formam o trânsito, aqueles que estão à pé, de moto ou bicicleta são os mais vulneráveis a possíveis acidentes e correm o risco de sofrerem consequências mais graves. É dever do condutor redobrar a atenção diante dessas situações.

Há incontáveis práticas que contribuem para a maior segurança do trânsito, como respeitar os limites de velocidade, sempre utilizar o cinto de segurança, manter uma distância segura dos demais veículos e mais. Assim, a recomendação geral é que o motorista aplique cada norma conforme as situações do dia a dia. 

Como garantir que seus motoristas estejam seguros no trânsito?

Aumentar os níveis de proteção no trânsito é totalmente possível e extremamente válido. Há várias formas de realizar esse feito, inclusive, através de tecnologias específicas para aumentar a segurança no trânsito.

Neste e-book, selecionamos 3 tecnologias possíveis para alavancar a segurança na sua frota:

E-book gratuito: 3 Ferramentas de segurança para sua frota

Conheça as tecnologias capazes de inibir comportamentos que causam acidentes:

Através dos dados fornecidos por elas, o gestor de frotas é capaz de ter uma predição de acidentes e entender onde é necessário aprimorar para que sua frota seja ainda mais segura.

A Trimble é dedicada a aumentar os níveis de segurança no trânsito para frotas ao redor do mundo. Converse conosco!

Converse com um de nossos especialistas

Torne sua operação mais rentável, produtiva e econômica!

Autor

Marina Pessanha

Marina Pessanha

Analista de Marketing da Trimble Transportation Latam

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário