Sistema de frota: o que é, como funciona e benefícios

| Por: redacao.massi

No cenário logístico atual, empresas de todos os portes buscam formas de otimizar suas operações e se destacar frente à concorrência. Uma ferramenta tem sido crucial nesse processo: o sistema de frotas. Vamos explorar o que é esse sistema, seus benefícios e como escolher o melhor para a sua frota.

O que é um sistema de frota

O sistema de frota é uma ferramenta tática que auxilia no planejamento, acompanhamento e controle de todas as operações relacionadas à frota de uma empresa. Centralizando dados e informações, proporciona uma visão detalhada do desempenho dos veículos e da produtividade dos colaboradores. Seja sua empresa uma novata no mercado ou uma veterana, este sistema é um investimento estratégico que pode trazer inúmeros benefícios.

Os benefícios do sistema de frota

Vamos falar um pouco sobre como o sistema de frota pode ser benéfico para a sua empresa, independentemente do tamanho dela.

Otimização e planejamento de rotas

Um dos grandes atrativos desse sistema é a capacidade de otimizar rotas. Ao rastrear veículos em tempo real, é possível identificar e escolher as rotas mais eficientes, evitando congestionamentos e otimizando o tempo de entrega.

Controle de custos e economia de combustível

Ao monitorar o consumo de combustível e outros gastos associados, empresas podem identificar oportunidades de economia e implementar práticas de direção mais eficientes.

Melhoria na produtividade

Com um panorama completo da produtividade dos colaboradores e dos veículos, os gestores podem implementar medidas para aumentar a eficiência operacional.

Além de monitorar em tempo real os veículos, é possível acessar indicadores de desempenho, produtividade da equipe, controle de gastos e alcance das metas.

Mais segurança e redução de acidentes

 Com o monitoramento em tempo real e alertas, é possível garantir que os veículos sejam operados de maneira segura, reduzindo riscos e protegendo a integridade dos motoristas e cargas.

Melhora na gestão de manutenção preditiva e preventiva

O sistema permite um controle rigoroso das necessidades de manutenção dos veículos, garantindo que eles estejam sempre em condições ideais de operação e reduzindo custos com reparos inesperados.

Principais funcionalidades do sistema de frota

As principais funcionalidades de sistema de frota oferecidas pela Trimble são:

Videomonitoramento: consiste na instalação de câmeras nos veículos da frota, que registram imagens em tempo real do ambiente interno e externo dos veículos.

Telemetria: monitora aspectos como a velocidade, o consumo de combustível, a quilometragem, a pressão dos pneus e muitos outros dados relacionados ao desempenho do veículo. 

Controle de jornada dos motoristas: solução com adequação total à Lei do Motorista 13.103. Além de acompanhar o tempo de direção dos condutores, a tecnologia emite alertas sonoros e visuais em tempo real na cabine, prevenindo o descumprimento da legislação.

Como escolher um bom sistema de frota

Escolher um sistema de frota envolve considerar suas funcionalidades, interface, suporte ao cliente e capacidade de customização. É crucial optar por uma plataforma que se alinhe às necessidades específicas da empresa e que possa se adaptar às mudanças do mercado.

A Trimble está transformando a maneira como o mundo funciona em mais de 150 países. As operações da Trimble Transportation na América do Norte, América Latina e Europa conectam embarcadores e transportadores a soluções tecnológicas para maximizar a segurança, produtividade e rentabilidade.

Nossas soluções são feitas para gerar dados precisos e nosso sistema de gestão também gira em torno de inteligência para frota. Assim, somos “fornecedores” de tecnologia. Além do hardware/software, ativamos a inteligência da frota com nossas soluções a partir da compreensão de como eles se aplicam em diferentes contextos e particularidades.

Conclusão

O sistema de frota é uma ferramenta indispensável no cenário logístico atual. Seja para uma grande empresa ou para um novo negócio, investir em um sistema robusto e adaptável pode ser a chave para garantir eficiência, economia e vantagem competitiva no mercado. A Trimble, com sua vasta experiência e presença global, é uma escolha confiável para quem busca o melhor em tecnologia e inteligência de frota.

Tags

Autor

redacao.massi

redacao.massi

Agência de Marketing parceira na produção de conteúdo para Trimble Transportation Latam, equipe especialista em estratégia SEO.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário