Vfleets: Como ele te ajuda na gestão de frotas?

| Por: Emanuele Almeida

As ferramentas tecnológicas têm sido grandes aliadas na gestão de frotas, pela sua capacidade de aumentar a qualidade das tomadas de decisões. Dentre as disponíveis no mercado, o Vfleets se destaca como software de gestão, permitindo ao gestor acessar os dados de sua frota de qualquer lugar, tudo através de um desktop ou aparelho móvel conectados à internet. 

Neste conteúdo, você terá mais conhecimento sobre todos esses tópicos:

Como o Vfleets auxilia na otimização da gestão de frotas

O Vfleets é indispensável para elevar a eficiência e otimizar a gestão de frotas atualmente, além de contribuir diretamente com o aumento da produtividade e da logística nas operações.

Isso porque ele é focado em otimizar a experiência de que o utiliza, especialmente através da Tassi, a Inteligência Artificial da Trimble. Conheça mais sobre a Tassi:

Ao optar pelas ferramentas tecnológicas corretas e, junto delas, executar uma boa gestão, os resultados de lucratividade e segurança podem ser alcançados. Portanto, é imprescindível o acompanhamento correto dos dados por parte do gestor, para que os resultados específicos sejam alcançados. 

Em outras ferramentas que estão com as informações confusas, imprecisas ou de difícil legibilidade, provavelmente a tecnologia não irá fornecer o retorno esperado. 

Vfleets é a tecnologia para a gestão de frota

As soluções tecnológicas na gestão de frota da Trimble tem como objetivo fornecer indicadores essenciais para que o processo seja mais eficiente e, consequentemente, a frota seja mais segura, produtiva e econômica.

Entre as ferramentas tecnológicas que podem integrar com o Vfleets estão: Telemetria veicular avançada; Sensor de fadiga e Videomonitoramento.

Conheça a função de cada uma:

1- Telemetria veicular avançada

Através dessa solução, o gestor pode analisar as informações dos veículos e, com isso, identificar de maneira mais fácil possíveis comportamentos que elevam os riscos de acidentes, aumentam o desperdício de combustível e diminuem a disponibilidade da frota.

2- Sensor de fadiga

É ideal para realizar a captação de comportamentos de risco realizados em frente ao volante, tudo através da inteligência artificial. A ferramenta também emite alertas que permitem tratativas e correções em tempo real.

3- Videomonitoramento 

Nesta opção, as câmeras são embarcadas nos veículos e, assim, proporcionam mais controle e segurança na operação, independente de tempo ou localização.

A integração dessas ferramentas possibilita que o gestor tenha todas as informações centralizadas de forma inteligente em um só lugar. Além disso, há informações mais completas com localização em tempo real da frota, videomonitoramento da cabine do caminhão e situação do motorista com o sensor de fadiga. Assim, há redução de acidentes e maior produtividade. 

Vfleets na prática

Dados disponíveis em tempo real, a qualquer momento e em qualquer lugar: assim é o Vfleets. Com essa ferramenta, o gestor tem acesso a qualquer momento às informações necessárias para tomadas de decisão estratégicas, que irão resultar em consequências positivas, como aumento da produtividade, maior controle sobre a frota, redução de acidentes e de gastos desnecessários imediatos e prevenção de complicações no futuro, por exemplo, frota parada ou ociosa

O Vfleets é tudo o que o gestor precisa

Vfleets na gestão de frotas

Para ter mais rapidez nas tomadas de decisão, resolver os problemas com mais agilidade e eficácia, acessar o histórico de todos os eventos ocorridos, fornecer feedbacks com mais facilidade ou tratar ocorrências no timing certo, os relatórios intuitivos, histórico de eventos e alertas em tempo real, gerenciamento de problemas e quadro de ocorrências, e localização de frota em tempo real são as funcionalidades ideais para tal.

 Vfleets te ajuda a correr menos riscos

Como o Vfleets é um software hospedado em nuvem, os usuários conseguem acessá-lo por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, e realizar o monitoramento, controle e otimização da gestão da frota.

Através do App do Vmanager, o gestor consegue acessar várias informações, que proporcionam maior rapidez nas tomadas de decisões, visualizar relatórios, movimentação de veículos no mapa e vídeos dos eventos. E o Vfleets serve para oferecer dados com ainda mais detalhes.

Com esses recursos, o gestor sempre tem em mãos dados importantes da frota, a qualquer momento ou lugar.

Perder menos dinheiro

Um gestor lida diariamente com um grande volume de dados, por exemplo: dados de entrada e saída de veículos, entregas e abastecimentos, dados de multas e do motorista, além de outros dados envolvidos no processo logístico. Para dar conta de tudo isso, o gestor precisa contar com a ajuda de um software de gestão de frotas. 

A integração de dados na gestão de frotas é nada mais do que a disposição de dados estratégicos da frota centralizados e sempre à disposição quando necessário. Por meio dessa ferramenta, o gestor consegue:

O Vfleets possibilita acesso a relatórios, devido ao dashboard intuitivo. Assim, o gestor pode selecionar os dados que são melhores aplicados à empresa. Isso é possível porque o sistema conta com filtros, onde o usuário seleciona as informações por eventos de determinado motorista, tipo de evento, intervalo de tempo, e outras situações. Esses dados ficam facilmente visíveis e compreensíveis em forma de relatórios.

Desse modo, o gestor consegue identificar gargalos e corrigi-los, identificar onde há gastos além do necessário e otimizar os processos logísticos. 

Redução de acidentes

Ao se analisar os eventos que acontecem um uma rota, o gestor consegue traçar rotas menos perigosas, melhorando a qualidade de vida para o motorista e menores riscos para a carga. Por isso, dados de onde, quando e por que aconteceu um acidente são fundamentais para um planejamento de rotas mais seguras.

Com o Vfleets, o gestor consegue acessar o histórico de todos os eventos que aconteceram na frota, além de receber alertas de eventos em tempo real, permitindo uma resolução rápida e eficaz de possíveis problemas. 

A solução fica mais completa com o videomonitoramento, pois o gestor tem acesso às filmagens de determinado evento, ficando claro o que ocorreu e facilitando na tratativa com o motorista. Conheça mais sobre o videomonitoramento no e-book abaixo.

E-book: Vantagens do Videomonitoramento para sua frota

A solução de videomonitoramento tem como finalidade a segurança da sua empresa e a otimização do controle da gestão de sua frota.

Tratativa de ocorrências eficaz

A tratativa de ocorrências pode ser um desafio para os gestores, além disso devem ser feitas com eficiência. Isso porque é a partir dela que o motorista vai refletir, entender qual foi o erro e prestar mais atenção nas próximas vezes. Sem a tratativa, os acontecimentos tendem a ser reincidentes, trazendo prejuízos para a frota.

O quadro de ocorrências é uma funcionalidade do Vfleets que possibilita ao gestor fazer um gerenciamento mais eficiente dos eventos. Por meio dessa ferramenta, as ocorrências podem ser agrupadas ou encaminhadas para tratativa com o motorista. Ainda, o gestor pode escolher se ele fará a resolução da ocorrência ou outro colaborador será responsável, tudo de forma online. Além disso, é possível fazer comentários e avisos sobre como seguir.

Monitoramento da frota

Com o monitoramento de frotas, é possível saber a hora em que um veículo para na estrada ou desvia da rota, seja por problema mecânico, acidente ou outro motivo. Isso possibilita o socorro imediato, tanto ao condutor, quanto a carga.

Com o Vfleets, ou por meio do aplicativo Vmanager, o gestor consegue acompanhar a localização dos veículos em tempo real, proporcionando mais segurança e eficiência para a sua frota.

Minha frota precisa do Vfleets?

Se você busca otimizar sua frota com uma solução que realmente foca em chegar nos resultados que você precisa, sejam de produtividade, economia ou segurança, então o Vfleets é realmente ideal. 

Caso opte por investir em uma tecnologia para gerir frotas, ela só será eficaz se possibilitar a tomada de decisões que realmente façam diferença na rotina. A Metodologia de Gestão de Frotas da Trimble foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar a melhor experiência e os melhores resultados, de forma a ajudar os clientes a tomar decisões assertivas, orientando em todas as etapas e aumentando gradualmente o retorno no investimento, por meio de processos, pessoas e tecnologia.

A metodologia está presente desde a compra e pelo período que o cliente utilizar a tecnologia. Caso os objetivos sejam atingidos ou precisem mudar ao longo da jornada, a metodologia se adequa às novas necessidades. A principal finalidade dessa metodologia é alcançar novos patamares na gestão e no retorno financeiro, visando o aumento da rentabilidade diante dos desafios enfrentados pelas operações.

Conheça mais sobre a Metodologia de Gestão de Frotas e como ela auxilia a sua empresa a obter com excelência o ROI.

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Conclusão

    A tecnologia traz contribuições que elevam o nível de qualidade dos serviços, reduzem custos e otimizam a frota. Com uma frota produtiva, as entregas e a satisfação dos clientes são maximizadas e, como resultado, a empresa passa a ter uma imagem mais positiva perante consumidores e fornecedores.

    Os benefícios que o Vfleets traz para a frota são notórios e podem fazer parte do seu negócio! Comece hoje a otimizar a sua operação logística:

    Para conhecer mais sobre a solução e solicitar uma apresentação comercial, fale conosco!

    Converse com nossos especialistas hoje

    Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário