A empresa pode colocar câmera dentro da cabine do caminhão?

| Por: Emanuele Almeida

A câmera de segurança veicular aparece em diferentes formatos, tanto para auxiliar na condução dos automóveis, quanto para a gestão de frotas a partir da videotelemetria, por meio de câmeras dentro da cabine do caminhão e voltadas para a pista. 

Além disso, há o fator proteção. As câmeras veiculares são muito utilizadas como uma forma de inibir a ação de bandidos e ter provas em caso de acidente no trânsito. Para motoristas profissionais, especialmente os que trabalham com caminhões e carretas, e em  frotas, ter esse esse dispositivo contribui para aumentar a sensação de segurança.

A seguir, veja como funcionam as câmeras veiculares e seus benefícios.

A empresa pode colocar câmera dentro da cabine do caminhão?

De acordo com a lei, as câmeras não podem ser instaladas em todos os ambientes de trabalho que integram a empresa, apenas naqueles cujo objetivo é a manutenção da segurança patrimonial do empregador e pessoal dos trabalhadores, estendendo-se o conceito para o caminhão que é propriedade da empresa.

Dessa forma, como a instalação da câmera dentro da cabine do caminhão é feita com o objetivo de garantir a segurança patrimonial e do motorista, é permitido. A câmera é utilizada para monitorar o comportamento do motorista, prevenindo acidentes e reduzindo custos.

Para entender melhor sobre a importância de monitorar o comportamento dos motoristas, confira o material disponível abaixo.

E-book gratuito: Por que monitorar comportamento de motoristas?

Entenda como a tecnologia age no monitoramento de comportamentos, reduzindo de custos e prevenindo acidentes.

Tipos de câmera veicular feitas para a cabine do caminhão

Existem diferentes tipos de câmera veicular e cada uma tem uma funcionalidade específica.  A câmera de segurança veicular é um aparelho que gera e grava imagens do interior e do exterior de um automóvel, registrando em tempo real tudo o que acontece com o condutor e ao seu redor.

A câmera, geralmente, é colocada no painel do carro ou apoiada no espelho retrovisor central, de forma que não atrapalhe a visão do motorista. Esse tipo de câmera geralmente é usado para garantir mais segurança para a operação e dependem de uma central para armazenar e receber essas informações.

Mas há outros tipos de aparelhos que também são encontrados em veículos e que ajudam no dia a dia. Por exemplo a câmera de ré ou de estacionamento. Este acessório está presente nos automóveis premium, mas pode ser instalado nos demais carros, permitindo que as manobras para estacionar, como a baliza, sejam feitas com mais praticidade e facilidade.

Há ainda o modelo 360°, que combina quatro câmeras localizadas nas laterais, dianteira e traseira do automóvel, permitindo que o condutor tenha uma ampla visão no momento de estacionar.

Além dessas, existem câmeras para operações logísticas como a ADAS (Advanced Driver Assitance System), que mantém suas câmeras voltadas para a pista. O objetivo da observação é verificar e avisar sobre ocorrências de troca de faixa sem uso de sinalização, aproximação e risco de colisão.

Importância da câmera dentro da cabine do caminhão

As câmeras veiculares são muito utilizadas como uma forma de inibir a ação de bandidos e ter provas em caso de acidente no trânsito

Um dos principais benefícios da câmera de segurança veicular é fornecer imagens em tempo real para que as empresas façam um monitoramento mais eficaz da frota. A seguir, conheça alguns benefícios da utilização de câmera dentro da cabine do caminhão.

Segurança em relação a assaltos

Tanto a câmera veicular interna, quanto as câmeras externas são capazes de fornecer imagens que podem ajudar em relação a assaltos. Tanto ao que se refere na identificação dos possíveis assaltantes, quanto na localização do veículo.

Resolução de acidentes

Alguns acidentes de trânsito podem gerar dúvidas em relação à responsabilidade de cada condutor. Quando uma câmera de segurança veicular é instalada na cabine do caminhão, é possível verificar facilmente o momento do acidente e saber quem o causou, já que será possível identificar o comportamento do motorista, e em caso do uso da câmera ADAS, se houve alguma infração e qual era a condição da pista no momento.

Além disso, as imagens geradas pela câmera podem ajudar a esclarecer acidentes para que se faça o acionamento do seguro com provas resolutivas.

Monitoramento em tempo real

As câmeras veiculares inteligentes contam com um sistema de GPS e transmissão em tempo real das imagens capturadas. Isso possibilita que o gestor intervenha em alguma situação de risco, além de acompanhar o modo de condução dos motoristas.

Menor risco de acidente com câmera dentro da cabine do caminhão

Quando utilizado com um sensor de fadiga, as câmeras inteligentes permitem que os movimentos do motorista sejam capturados e analisados. Dessa forma, é possível identificar sinais de cansaço, sono, irritação, uso de celular ou cigarro, e qualquer movimentação que possa colocar a vida do condutor em risco. 

O sensor de fadiga faz parte de um sistema ainda mais completo chamado DSM (Driver Status Monitor) que identifica comportamentos de risco emitidos pelo motorista. O objetivo é captar atitudes que sejam prejudiciais à segurança, principalmente aquelas que tiram a atenção do motorista do ponto principal durante um trajeto.

Se você deseja conhecer outros benefícios do sensor de fadiga para a sua frota e alguns indícios de que chegou a hora de investir nesta tecnologia, confira o material gratuito da Trimble!

E-book: 7 sinais de que sua empresa precisa de sensor de fadiga

Ainda está na dúvida se o Sensor de Fadiga é para sua empresa? Preparamos esse ebook com um checklist de sinais para que você consiga avaliar internamente.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

     Conclusão

    A câmera veicular é permitida dentro da cabine do caminhão, ela possibilita muito mais segurança para a operação e, especialmente para o motorista. Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre transporte e logística e manter-se sempre atualizado! 

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário