Câmera interna para veículos: tipos e vantagens para a frota

| Por: Emanuele Almeida

A câmera veicular profissional, também chamada de câmera embarcada, permite monitorar, em tempo real, em que situação se encontram a frota e os motoristas. Para isso, pode-se contar com câmera externa e câmera interna para veículo. 

A solução de monitoramento embarcado, que inclui as câmeras veiculares profissionais, gravadores e softwares de gestão, vai além da captação de áudio e vídeo. Ela oferece também inteligência artificial embarcada, análise de eventos e gestão de ocorrências.

Conheça mais sobre a câmera interna para veículo e suas vantagens.

Para que serve uma câmera interna para veículo?

A câmera automotiva interna é um equipamento usado para monitorar a parte interna de um automóvel privado ou de uso profissional. Ela serve como apoio para evitar colisões e outros acidentes, além de auxiliar em situações comuns, como dirigir em um local de difícil acesso ou muito movimentado.

Outra função importante é a possibilidade de gravação. Dessa forma, é possível rever ou provar possíveis roubos, colisões causadas por outras pessoas e todo o percurso de uma viagem. 

Os modelos mais avançados, próprios para o uso profissional, servem tanto para reforçar a segurança quanto para gravar em vídeo um trajeto. De fácil instalação, a câmera é colocada no painel do carro ou apoiada no espelho retrovisor central, de maneira que não atrapalhe a visão do motorista.

Tipos de câmera para veículo

A câmera automotiva interna é um equipamento usado para monitorar a parte interna de um automóvel privado ou de uso profissional.

Há outros tipos de câmeras que também são encontradas em veículos e que ajudam no dia a dia. Um bom exemplo disso é a câmera de ré ou câmera de estacionamento. Este acessório está presente nos automóveis premium, mas pode ser instalado nos demais carros, possibilitando que as manobras para estacionar sejam feitas com mais praticidade e facilidade.

O funcionamento é muito simples: ao engatar a marcha ré, o dispositivo é ligado e captura as imagens em tempo real, que são exibidas no painel multimídia do veículo. Existem modelos com e sem linha guia, que também podem ser fixas ou dinâmicas.

O tipo de câmera de ré mais requisitado é o de linha guia dinâmica, que vai acompanhar o giro do volante e permitir que se tenha uma visão mais precisa em relação às manobras e distanciamento dos outros veículos.

Há ainda o modelo 360°, que combina quatro câmeras localizadas nas laterais, dianteira e traseira do automóvel, permitindo que o condutor tenha uma ampla visão no momento de estacionar.

Também existem as dashcams, que são câmeras veiculares projetadas para gravar e monitorar o trajeto dos veículos. Elas contam com tecnologias que permitem imagens de qualidade e alta precisão. Geralmente, contam com recursos como de estabilização de imagem, visão noturna, eixo de rotação, entre outros. Elas podem ser instaladas tanto na parte interna, quanto externa do veículo. 

As dashcam são usadas principalmente em veículos de frota, pois geralmente elas já vem instaladas com GPS, permitindo assim o monitoramento em tempo real e garantindo maior segurança em casos de acidentes ou assaltos. 

Qual a vantagem de uma câmera interna veicular para frota?

As câmeras internas para veículos trazem muitas vantagens, como maior segurança para os usuários do veículo, recursos para captar imagens em movimento, assim é possível provar a ausência de culpa ou apontar um culpado de alguma situação, além de ser simples de instalar e de utilizar.

Veja algumas vantagens detalhadas, a seguir.

Maior segurança

A câmera interna veicular com inteligência permite que todos os movimentos do motorista sejam capturados e analisados. É possível identificar sinais de cansaço, sono, irritação, uso de celular ou cigarro, e qualquer movimentação que possa colocar a vida do condutor em risco. Ao monitorar as imagens, a equipe de gestão da frota pode sinalizar que é hora de parar o veículo para que o motorista descanse.

Também permite a identificação precoce de riscos, ajudando na prevenção de ocorrências diversas e na verificação do nível de segurança das condições de trabalho dos motoristas. Além disso, a câmera interna ajuda a fornecer imagens que podem ajudar na identificação do responsável em caso de roubo.

A câmera interna para veículo com inteligência artificial proporciona resultados melhores. O uso conjunto da telemetria e de videomonitoramento é capaz de proporcionar ainda mais segurança e eficiência para a gestão de frotas, elevando a operação para o próximo nível. 

Para entender como a telemetria pode ajudar a sua operação e quais as principais diferenças entre ela, rastreamento e telemetria avançada, baixe o material abaixo. 

Qual a diferença entre Rastreamento, telemetria e telemetria avançada?

Baixe esse material gratuito que te ajudará a entender as especificidades entre o rastreamento, telemetria e telemetria avançada, presentes no dia a dia da gestão de frotas.

Resolução de acidentes

Os acidentes de trânsito podem gerar dúvidas sobre a responsabilidade de cada condutor. Quando uma câmera de segurança veicular é instalada em uns dos automóveis, é possível verificar facilmente o momento do acidente e saber quem o causou.

O gestor tem fácil acesso a recortes de vídeo para auditar incidentes, além de ocorrências gerais do veículo, identificar trechos de viagem com mais eventos de risco e quais motoristas necessitam de ações corretivas. Esta é mais uma situação em que as imagens geradas pela câmera podem ajudar a esclarecer acidentes para que se faça o acionamento do seguro com provas resolutivas.

Monitoramento em tempo real

Boa parte das câmeras conta com sistema de GPS e de transmissão em tempo real das imagens capturadas pelo aparelho. Se a câmera está aliada a um software com videomonitoramento as vantagens são ainda maiores. Com essa solução, a frota tem mais segurança, já que sensores inteligentes ajudam a detectar sinais de fadiga, distração e direção indevida.

Além disso, as câmeras auxiliam na auditoria de ocorrências do dia a dia e no uso adequado de EPI. Para conhecer mais vantagens do videomonitoramento, confira o e-book da Trimble. 

E-book: Vantagens do Videomonitoramento para sua frota

Ganhando cada vez mais espaço no mercado, a solução de videomonitoramento tem como finalidade a segurança da sua empresa e a otimização do controle da gestão de sua frota.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Conclusão

    Contar com um sistema de monitoramento em vídeo auxilia o gestor a obter e gerenciar com precisão e em tempo real informações como: se o veículo está cumprindo a rota determinada, como o motorista se porta quando está dirigindo, entre outros aspectos. Para isso, a câmera veicular pode ser colocada próxima ao motorista ou apontada para a rodovia. 

    Há equipamentos para estas situações e com funcionalidades para garantir a qualidade da imagem, como alta resolução, grande angulação, visualização noturna e infravermelho. As câmeras também podem ser analógicas ou IP. Este equipamento permite ir além da visualização das imagens, compondo um sistema de videomonitoramento. Assim, é possível ter um acompanhamento em tempo real e também backup de informações para consulta posterior. 

    Se a sua frota precisa de videomonitoramento, fale com os especialistas da Trimble e tenha a solução mais completa do mercado. 

    Converse com nossos especialistas hoje

    Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário