Digitalização da cadeia de suprimentos: o que você precisa saber sobre esse processo

| Por: Emanuele Almeida

O processo de digitalização da cadeia de suprimentos é uma tendência que se fortalece cada vez mais. Por meio das tecnologias mais recentes, a taxa de eficiência das atividades logísticas cresce significativamente. 

Para saber tudo o que você precisa sobre esse novo recurso tecnológico, leia o conteúdo completo! 

O que é a digitalização da cadeia de suprimentos?

A digitalização da cadeia de suprimentos é a movimentação rumo a uma sequência integrada totalmente por soluções de planejamento e produção que, juntas, atuam na criação de um fluxo de suprimentos com maior visibilidade em cada ponto de contato da cadeia de valor.

Esse processo gera mais agilidade e transparência na rede de suprimentos, que também passa a adaptar-se facilmente a variadas séries do setor, como excesso de estoque, escassez, entre outras. 

Através dessa tecnologia, os custos operacionais e de produção são reduzidos, os prazos de entrega são mais curtos e, ainda, há uma melhora dos recursos de relatórios e análise de dados.

Como funciona a digitalização da cadeia de suprimentos?

O funcionamento da digitalização da cadeia de suprimentos é dividido em três etapas: integração holística de soluções de cadeia de suprimentos; conexão de fonte de dados; comunicação e colaboração aprimoradas. 

1- Integração holística de soluções de cadeia de suprimentos

Considerando que as variantes de uma cadeia de suprimentos são bastante variadas, normalmente as empresas possuem uma longa série de soluções diversas para planejamento, produção e gerenciamento de dados, todas implantadas de forma simultânea. 

Assim, o desenvolvimento estratégico da cadeia de suprimentos digital necessita de uma abordagem que inclua cada aplicativo no mesmo espaço. As soluções devem ser integradas de maneira holística, sendo tratadas como funções semelhantes. 

2- Conexão de fontes de dados

No gerenciamento da cadeia de suprimentos, além de realizar a conexão entre sistemas e soluções, a IoT (Internet das Coisas) também permite que as análises e gerenciamento de dados sejam feitos de maneira mais precisa, acessível e segura. 

Com esse recurso, diferentes formas de coleta, classificação e avaliação de dados são conectados na digitalização da cadeia de suprimentos. Isso auxilia os planejadores e gestores na tarefa de criação de previsões mais assertivas de demanda, para que as estratégias de planejamento sejam ainda mais efetivas. 

Uma conexão de fonte de dados é benéfica também para os gerentes, que ganham uma ajuda extra na criação de cenários e simulações hipotéticas aprimoradas. 

3- Comunicação e colaboração aprimoradas

Para eliminar os silos de comunicação presentes em organizações, a digitalização da cadeia de suprimentos é uma ótima ferramenta. Com isso, os participantes principais do fluxo de fornecimento ganharão mais capacidade para compartilhar dados, atuar em conjunto para que os fluxos de trabalho tranquilos sejam garantidos e colaborar em iniciativas significativas.

Como uma parte da base da cadeia de suprimentos digitalizada é concentrada em um hub central de armazenamento de dados que possui vários pontos de acesso, não há mais necessidade de aguardar longos períodos para fazer a revisão de conjuntos e apresentar os dados. 

Benefícios da digitalização da cadeia de suprimentos

As vantagens da digitalização da cadeia de suprimentos são diversas para o ramo da logística no atacado distribuidor. Os principais benefícios são: agilidade na análise de dados e tomada de decisões; processos orientados por demanda; otimização dos prazos de entrega; maior qualidade na gestão do estoque; melhor fluxo de caixa. 

Agilidade na análise de dados e tomada de decisões

Como a tecnologia de digitalização da cadeia de suprimentos proporciona um grande armazenamento de dados, o processo de análise é muito mais rápido e, também, eficiente. Em razão de tamanha variedade e segurança das informações, os gestores conseguem tomar decisões com muito mais precisão e agilidade. 

Para saber mais sobre análise e otimização de indicadores na gestão de frotas, baixe o e-book gratuito da Trimble.

E-book: Análise de indicadores na gestão de frotas

Saiba como mensurar e otimizar indicadores na sua operação de transportes:

Processos orientados por demanda

A cadeia de suprimentos digital possibilita o ajuste dos produtos com base na demanda, utilizando dados de vendas em tempo real, diminuindo as chances de falhas nos pedidos de compra e garantindo mais qualidade no atendimento aos clientes.

Otimização dos prazos de entrega

A otimização dos prazos de entrega é resultado do uso de dados para adequação dos níveis de estoque e aprimoramento dos processos internos de logística, ambos possibilitados pela digitalização da cadeia de suprimentos.

Maior qualidade na gestão do estoque

O processo de digitalização da cadeia de suprimentos é uma tendência que se fortalece cada vez mais
O processo de digitalização da cadeia de suprimentos é uma tendência que se fortalece cada vez mais

A digitalização da cadeia de suprimentos permite um monitoramento mais próximo do estoque. Assim, a gestão é aprimorada porque, além do melhor aproveitamento do espaço, os gestores também conseguem prever a demanda com mais precisão e oferecer respostas em um período de tempo menor. 

Melhor fluxo de caixa

A melhora do fluxo de caixa acontece pois, quanto mais rápido for o movimento da cadeia de suprimentos, menores são os capitais que ficam ali, gerando a economia de custos. 

Por onde começar a digitalização da cadeia de suprimentos?

Para iniciar o processo de implementação da digitalização da cadeia de suprimentos na sua empresa, coloque em prática as sugestões abaixo.

1- Considere a realidade atual e os riscos 

Qual é a situação da sua cadeia de suprimentos nesse momento? Avalie esse ponto, a viabilidade e os riscos representados pelos fornecedores. 

A partir daí, faça novamente uma avaliação minuciosa de todos os potenciais perigos e, então, desenvolva soluções para evitar as possíveis dificuldades. 

2- Desenvolva um plano estratégico

Após ter conhecimento dos potenciais riscos, é hora de avaliar a adoção de novas tecnologias e possíveis reformulações de processos. 

Nesta etapa, a meta é compreender todas as vantagens da digitalização da cadeia de suprimentos inseridas no atacado distribuidor da sua empresa. Com esse entendimento, é possível ter a garantia de que a adoção do sistema digital será adaptado às necessidades reais, internas e também dos fornecedores. 

3- Crie uma abordagem sustentável a longo prazo

As medidas adotadas devem beneficiar o sistema a longo prazo e, para isso, é preciso colocar em prática ações que garantam a estabilidade do sistema conforme a passagem do tempo. Além de condições comerciais e financeiras que sejam variáveis. 

Gastar dinheiro de forma ansiosa pode gerar muitos riscos para a empresa. Para evitar essa problemática, a criação de uma abordagem sustentável a longo prazo é indispensável para que a logística proporcione resultados positivos.

4- Fortaleça a comunicação entre os processos

Tão importante quanto a implementação de novas tecnologias na empresa é a eliminação de quaisquer ruídos de comunicação que possam surgir entre os processos da logística.

Com a adoção da digitalização da cadeia de suprimentos, as barreiras de contato são eliminadas e todas as atividades de logística tornam-se integradas e ganham uma transparência muito maior. Essa vantagem é válida tanto para os colaboradores internos quanto para os fornecedores, estendendo-se até ao transporte das encomendas dos clientes. 

5- Invista em soluções tecnológicas

Atualmente, os clientes não desejam mais saber apenas quando o pedido saiu para entrega e a previsão de chegada. A busca pela visibilidade em tempo real está sendo altamente solicitada e, para que esse desejo dos consumidores seja atendido, é preciso aliar-se com as soluções tecnológicas.

Além do suprimento dessa demanda, que é solucionada com a digitalização das cadeias de suprimentos, há outros fatores que também são resolvidos através do uso da tecnologia. 

Investir em tecnologia na gestão de frotas traz retorno e rentabilidade. Para saber todas as informações importantes antes de dar esse passo, baixe o e-book gratuito da Trimble.

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Conclusão

    Novas tendências tecnológicas para o setor de logística chegam a todo momento para trazer soluções e benefícios. Atualmente, a digitalização da cadeia de suprimentos é uma das opções que está em alta, considerando todas as facilidades e vantagens oferecidas a empresa. 

    O mercado está cada vez mais evoluído e o que faz a diferença e garante excelentes vantagens competitivas no mercado e resultados positivos é movimentar os processos de forma atualizada e tecnológica. 

    Para saber mais sobre as outras soluções tecnológicas que auxiliam em uma logística de sucesso para sua empresa, agende uma demonstração com nosso time. 

    Converse com um de nossos especialistas

    Torne sua operação mais rentável, produtiva e econômica!

    Autor: Bianca Biazotto Moris - Massi Digital

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário