Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Dicas e estratégias

| Por: Emanuele Almeida

Descubra como fazer o gerenciamento da cadeia de suprimentos, boas práticas e como a tecnologia ajuda esse setor

O gerenciamento da cadeia de suprimentos tem como finalidade acompanhar todas as etapas referentes à logística interna e externa de uma organização, além de propiciar controle e cooperação entre os integrantes envolvidos no processo, desde fornecedores, prestadores de serviço até os consumidores. 

Neste artigo, você vai conhecer o que é o gerenciamento da cadeia de suprimentos, como fazer, etapas e boas práticas. Boa leitura! 

O que é a cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos é o sistema responsável por viabilizar que determinado produto ou serviço comercializado pela empresa seja providenciado pelo fornecedor e chegue até o consumidor. Diz respeito a um conjunto de métodos e ações que englobam uma série de elementos e procedimentos executados em rede. Assim, a empresa consegue fazer a entrega e promover a satisfação do cliente.

Para que ela exerça a sua função no fluxo operacional do negócio, faz-se necessário que ela esteja estruturada e seja otimizada. Assim, evidenciam-se o planejamento estratégico e os processos de gestão.

Como fazer o gerenciamento da cadeia de suprimentos?

A gestão logística é um componente essencial para uma empresa, por isso, requer cuidados para obtenção de processos mais ágeis, produtivos e com custos controlados. Porém, cabe ressaltar que a cadeia de suprimentos vai além do setor logístico.

Os fatores que envolvem a chegada de um produto até o cliente final envolve desde a própria empresa, seus fornecedores até chegar aos transportadores e órgãos públicos. Além desses fatores, estão envolvidos aspectos como o compartilhamento de informações estratégicas, adoção de políticas conjuntas de conformidade e esforço constante de integração de processos que estão envolvidos.

As principais atividade dentro da esfera da gestão de suprimentos são:

A principal finalidade vai além de operacionalizar a logística para que o produto ou serviço seja entregue até o consumidor final. Isso porque a cadeia de suprimentos pode ser vista como algo de valor estratégico para o negócio, atuando como um diferencial. Quanto mais ágil e eficiente for esse sistema, melhores serão os resultados e maiores as chances de se obter a maximização dos lucros corporativos.

Dessa forma, o sistema impacta todo o fluxo da empresa, auxiliando na conquista de outros objetivos, por exemplo:

Etapas da cadeia de suprimentos

A gestão da cadeia deve seguir ações estruturadas para aumentar a eficiência e melhorar o serviço ofertado.

cadeia de suprimentos

1. Fornecimento

O fornecimento é essencial para o cumprimento das demais atividades, uma vez que os fabricantes de produtos participam da cadeia de suprimentos para abastecimento de insumos e distribuição de produtos acabados.

2. Estocagem

Essa etapa abrange o recebimento, a separação e a alocação dos materiais que serão utilizados no processo produtivo. Assim, o gestor é o responsável por planejar o estoque mínimo para que cada item tenha um equilíbrio e evite-se o estoque em excesso, que pode causar a sua ruptura.

3. Produção

De acordo com a demanda, é criado o planejamento da produção, bem como o provisionamento dos recursos necessários para manter a fabricação em pleno funcionamento. Essa medida garante que os prazos serão atendidos conquistando assim a satisfação dos clientes.

4. Distribuição

Na etapa de distribuição, o transporte estratégico é fundamental para a entrega dos pedidos com qualidade e agilidade. O gestor pode escolher entre usar uma frota própria ou terceirizar para uma empresa especializada (INSERIR ARTIGO DE FROTA PRÓPRIA OU TERCEIRIZADA).

5. Informação

A etapa de informação está relacionada ao compartilhamento de documentos fiscais, comunicação de incidentes, rastreamento de frota e finalização do pagamento dos pedidos após a entrega.

Como a gestão de frotas auxilia a cadeia de suprimentos

A gestão de frotas abrange desde o controle de combustível até o modo de condução e desempenho do motorista, contemplando a rotina de manutenções e custos operacionais. Esse processo é viabilizado pelas soluções tecnológicas, como é o caso da telemetria avançada.

Com a gestão de frotas, o gestor consegue ter uma visão ampla do processo e pode acompanhar em tempo real os aspectos relevantes. Assim, melhores decisões podem ser tomadas e pode-se intervir sempre que julgar necessário, com o objetivo de melhorar as operações.

A principal contribuição da gestão de frotas para a cadeia de suprimentos é a geração de dados se houver a tecnologia adequada. Com a tecnologia, há maior segurança e disponibilização de dados, uma vez que os veículos estão conectados e possuem sistemas que disponibilizam informações o tempo todo. Ela também ajuda a reunir os dados e torná-los acessíveis.

Munidos de informações, os gestores podem usá-las estrategicamente para otimizar os processos e ter um diferencial competitivo. Ainda, evita-se o uso de ferramentas manuais e burocráticas, como, por exemplo, planilhas.

Em síntese, as vantagens do gerenciamento de frota através de tecnologias inteligentes para a cadeia de suprimentos são:

Futuro das tecnologias para o gerenciamento da cadeia de suprimentos

As soluções tecnológicas são integradas em processos do dia a dia com o objetivo de facilitar e trazer mais agilidade. As tendências para o setor envolvem a otimização de processos e redução de custos. A automação de processos é a de maior destaque, pois consiste na automatização de rotinas importantes para melhorar a execução de atividades e maximizar resultados.

Outro fator relevante é a implementação de Big Data e Business Intelligence, permitindo a utilização dos dados coletados para obter insights sobre o mercado e mais informações sobre os processos, auxiliando no desenvolvimento de novas ideias que tragam benefícios para os processos.

O Transporte Conectado é um conceito que envolve a interligação de todas as informações da cadeia de suprimentos, sendo o futuro das operações logísticas. Para saber mais sobre como funcionará, baixe o ebook abaixo:

E-book: Transporte Conectado - Qual o futuro das tecnologias para operações logísticas?

Descubra se a sua empresa já está se preparando para o futuro das operações logísticas e conheça as tendências da Logística e da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) conectada.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Boas práticas para a gestão da cadeia de suprimentos

    Um bom gerenciamento da cadeia de suprimentos requer a integração entre setores, colaboradores e atividades operacionais. Veja a seguir 3 práticas para efetuar um bom gerenciamento:

    Mapeamento de processos

    O mapeamento de processos vai além de fazer apenas um levantamento do conjunto de procedimentos, ações e tarefas que  a empresa executa. Ele também envolve o acompanhamento do desenvolvimento. Por isso, é uma prática contínua e que deve integrar a rotina administrativa de uma empresa.

    Com o mapeamento constante, a empresa consegue avaliar periodicamente o seu desempenho e o fluxo produtivo, possibilitando que o gestor realize melhorias em todas as etapas que envolvem ou dependem da cadeia de suprimentos.

    Controle de estoque

    O controle de estoque é um dos pilares para uma gestão eficiente. Deve-se ter uma administração saudável do estoque de acordo com a demanda do negócio. Dessa forma, evita-se problemas como: surgimento de dificuldades financeiras para a aquisição de novos produtos, falta de espaço para armazenamento e, até mesmo, a necessidade de vender o estoque por valores abaixo do previsto, diminuindo a lucratividade. 

    Cooperação

    O trabalho em equipe entre todos os colaboradores e departamentos é imprescindível para uma gestão eficiente. A cooperação dos profissionais possibilita a otimização das operações, aumentando a produtividade e viabilizando a identificação de possíveis problemas que estejam interferindo na performance corporativa.

    Conclusão

    Uma boa gestão da cadeia de suprimentos gera inúmeros benefícios para o negócio, tornando-o mais eficiente e competitivo, além de reduzir custos. As vantagens podem ser maximizadas quando a empresa dispõe de ferramentas e soluções tecnológicas que otimizam o processo gerencial de recebimentos e entregas.

    Saiba mais sobre o futuro do gerenciamento da cadeia de suprimentos no nosso e-book gratuito: 

    E-book: Transporte conectado e futuro da tecnologia para logística

    Nesse material, temos o propósito é apresentar essa tendência da Logística e da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) e falar sobre como serão as operações em um futuro próximo.

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário