Como fazer o planejamento de custos para frota

| Por: Saulo Viero

O planejamento de custos da frota é uma prática fundamental para o sucesso de qualquer empresa, e quando se trata de uma frota de veículos, a importância do planejamento se torna ainda mais evidente. 

Se você trabalha na área, abordaremos assuntos que irão te ajudar no dia a dia, como o planejamento de custos, a sua importância e os desafios mais comuns que as empresas enfrentam ao lidar com a operação da frota. Além de compartilhar dicas valiosas para um planejamento de custos eficaz.

O que é um planejamento de custos?

O planejamento de custos no transporte é a consolidação de dados relativos ao desempenho das atividades comerciais e seus ganhos, porque apoia o desenvolvimento e monitoramento de todas as operações.

Qual a importância de um planejamento de custos?

Uma organização que adota uma visão estratégica compreende a importância do planejamento de custos. Essa atividade forma a base de praticamente todas as operações comerciais, independentemente de seu nível. O planejamento abrange as áreas responsáveis pela concepção, gestão e manutenção do negócio — ou seja, toda empresa! 

Quando uma empresa se fundamenta no planejamento, cada etapa contribui para a execução adequada das atividades programadas. Então, essas etapas são elaboradas para alcançar as metas previamente estabelecidas, permitindo a identificação das ações cruciais que conduzirão à concretização dos objetivos.

Principais desafios do planejamento de custos para frota

Os principais desafios no planejamento de custos para uma frota de veículos incluem:

Superar esses desafios requer uma abordagem abrangente de gestão de custos e estratégias eficazes para otimizar as operações da frota.

E-book

Guia: Como controlar custos relacionados à gestão de frotas

Conheça os principais custos relacionados à frota e entenda seus impactos na sua operação:

Como reduzir custos na frota

Os gastos com a operação da frota podem trazer dores de cabeça para os gestores que estão em busca de reduzir os custos do transporte. Se você já investe em sistemas que auxiliam no controle e na automação da sua gestão por meio de ferramentas, já está à frente de muitas empresas. 

Para elevar ainda mais a sua operação, separamos dicas para realizar um planejamento de custos eficaz e o porquê de utilizar a tecnologia como aliada. Confira:

1 - Estabeleça um orçamento e classifique os custos

O primeiro passo é definir um orçamento claro para o custo da frota, descrevendo os gastos estimados em diferentes áreas, como combustível, manutenção, seguro e despesas indiretas.

Também cabe classificar os custos em diretos (como combustível e manutenção) e indiretos (como impostos e custos administrativos) para uma melhor análise.

2 - Implemente um plano de manutenção preventiva

Em seguida, estabeleça um cronograma de manutenção para todos os veículos da frota, incluindo verificações regulares de óleo, pneus, freios e outros componentes críticos.

Em suma, a manutenção ajuda a evitar despesas inesperadas com reparos e prolonga a vida útil dos veículos.

3 - Monitore o consumo de combustível

Monitorar o consumo de combustível ajuda não apenas a reduzir os custos no transporte, mas também contribui para uma operação mais eficiente, sustentável e segura. Para isso, pode-se usar a telemetria e vídeo com telemetria, que monitora o consumo de combustível de cada veículo com dados avançados.

Identificar os padrões de consumo e promover a conscientização dos motoristas sobre práticas de direção econômica e segura é fundamental.

4 - Atenção ao gerenciamento de motoristas

Estabeleça políticas de conduta para os motoristas, incentivando a direção segura e eficiente. Para isso, monitore os custos da frota, o comportamento, incluindo fadiga, distrações, excesso de velocidade, frenagem brusca e tempo de direção para facilitar a identificação de pontos que necessitam de mais esforços e atenção. Esses monitoramentos podem ser acompanhados por meio da telemetria.

5 - Avalie as necessidades tecnológicas

Considere a implementação de sistemas de gestão de frota e tecnologias de telemetria que ajudem a coletar e analisar dados de desempenho da sua operação. Essas ferramentas podem fornecer insights valiosos para a tomada de decisões, otimização de rotas e redução de custos.

Para um controle mais efetivo da sua frota, invista em soluções de videomonitoramento para uma operação ainda mais segura e produtiva.

Soluções para tornar sua frota mais econômica

A telemetria é uma ferramenta valiosa para tornar uma frota mais econômica, pois fornece informações detalhadas e em tempo real que podem ser usadas para otimizar o desempenho dos veículos e, consequentemente, reduzir custos. 

Dentre elas, destacamos o monitoramento do consumo de combustível, manutenção, otimização de rota, controle de velocidade, entre outros. Ao fornecer dados precisos e em tempo real, possibilita a tomada de decisão informadas para otimizar o desempenho da frota.

Para saber como escolher o melhor fornecedor de tecnologia para a sua frota e, assim, obter resultados ainda melhores, confira o material disponível abaixo.

Conclusão

Em um mundo onde a eficiência operacional é a chave para o sucesso, o planejamento de custos da frota se destaca como uma estratégia indispensável. Garantir que sua frota opere de maneira econômica e eficaz não apenas reduz custos, mas também melhora a segurança e a sustentabilidade das operações

A implementação de tecnologias como a telemetria desempenha um papel vital na obtenção desses resultados. Portanto, ao adotar um planejamento de custos no transporte e investir nas ferramentas certas, sua empresa estará no caminho para garantir os melhores resultados do setor.

Conte com a Trimble para atingir suas metas! Somos referência em práticas de safety nas operações de transporte, utilizamos soluções para gestão de frotas como a telemetria, videomonitoramento e a inteligência artificial para elevar, cada vez mais, os resultados e a segurança das frotas.

Fale com o nosso time de especialistas e conhela as nossas soluções:

Telemetria: a principal aliada da rentabilidade da frota

Sua telemetria te ajuda a transformar dados em decisões estratégicas? Conheça nossa tecnologia:

Tags

Autor

Saulo Viero

Saulo Viero

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.