Logística de frotas no final de ano: 5 ações importantes para colocar em prática

| Por: Emanuele Almeida

Final de ano é sinônimo de serviços em dobro no setor da logística de frotas. Com o grande aumento das compras, em razão das datas comemorativas, é importante estar preparado para evitar falta de produtos e, principalmente, atraso nas entregas.

Desenvolver um bom planejamento previamente para garantir a boa execução de todos os processos logísticos nesse período é fundamental. 

Para ajudar você a ter uma logística de final de ano organizada, otimizada e bem desenvolvida, selecionamos algumas dicas e recomendações indispensáveis. Continue a leitura e saiba como enfrentar esse período de forma muito mais tranquila! 

Por que organizar o processo de logística de frotas para o fim de ano?

Os três últimos meses do ano são os mais acelerados e carregados de demandas quando tratamos das atividades logísticas, e um processo bem organizado é o que faz toda a diferença e evita prejuízos nesse período. 

As datas comemorativas como Black Friday, Natal e Ano Novo aumentam consideravelmente as quantidades de entregas e, além disso, ainda há os recessos e férias. Isso resulta na necessidade de antecipar os serviços e entregas, considerando as pausas decorrentes dos feriados e, também, o grande aumento de fluxo.

Para que todas essas ações sejam concluídas de maneira otimizada e segura, seguindo o cumprimento das datas e alcançando os resultados esperados, o desenvolvimento de um bom projeto é indispensável. 

Além disso, é importante também estar atento para evitar os erros mais comuns na gestão de frotas. Baixe o material gratuito disponibilizado pela Trimble e confira como evitá-los.

Como fazer um bom planejamento para logística de frotas

Para um planejamento de sucesso, recomendamos a prática de três ações principais.

1- Conectar-se com o setor comercial 

A busca por informações relacionadas às entregas, formas de serviços e outros dados a respeito das empresas parceiras é o que irá garantir um preparo a mais para sua empresa no final do ano. Dessa forma, é recomendada a criação de uma conexão com colaboradores responsáveis pelo setor de vendas, por exemplo, para já ter ideia do volume de demandas a serem antecipadas, quantidade de cargas,  número de veículos, entre outras informações. 

Com esses dados disponibilizados, sua empresa poderá se preparar com mais assertividade para o cumprimento das atividades.

2- Alinhar-se com o transportador

Para evitar faltas de caminhões e outras dificuldades nas entregas de fim de ano, um alinhamento prévio com os transportadores é necessário. Ao saber qual é a programação da empresa, o tamanho da capacidade e a preparação para o atendimento das demandas, o planejamento de entregas fica mais realista e as margens de erros são menores.

3- Compartilhar dados para uma boa logística de frotas

Depois da conexão gerada com os demais setores comerciais e desenvolvido o alinhamento com os transportadores, é hora de coletar dados valiosos sobre as entregas de final de ano. Agrupe informações de todos os grupos envolvidos no processo de entrega para que, assim, estratégias e soluções assertivas sejam desenvolvidas. A partir daí, compartilhe os dados com os demais setores, para que todos estejam alinhados quanto às expectativas e tarefas a serem cumpridas nesse período. 

5 ações importantes para colocar em prática

Mais do que um bom planejamento, é preciso também ter ações bem definidas para colocar em prática e garantir um processo logístico de excelência no final do ano. Abaixo você confere as 5 principais medidas para executar nesse período.

1- Buscar uma solução para os pontos de melhoria e eficiência

Faça uma observação geral de cada ponto da cadeia logística. Depois, avalie quais etapas precisam de melhorias e quais são as soluções para aperfeiçoá-las. Preferencialmente cumpra essa etapa antes de iniciar o período de fim de ano. 

2- Preparar o estoque

Considerando que o aumento das demandas de final de ano tende a ser bastante grande, é preciso preparar o estoque cuidadosamente para que todos os serviços sejam atendidos. Avalie se há produtos parados ou em falta, o que pode gerar prejuízos. Além disso, um bom gerenciamento de estoque também é indispensável.

3- Realizar todas as entregas com exatidão

Com o alto volume de demandas, os prazos de entrega ficam mais estreitos. Para evitar atrasos, garanta que o planejamento e as distribuições estejam ocorrendo de forma otimizada, o que irá evitar entregas tardias e prejuízos. 

Para entender mais sobre entregas e o funcionamento dos transportes de cargas, baixe o material gratuito disponibilizado pela Trimble.  

Transporte de carga: Tipos e etapas da execução

Conheça todas as etapas do transporte de carga e como elas podem ser otimizadas para a sua frota no cotidiano da sua frota.

4- Evitar a falta de mercadorias

No período de final de ano, o ideal é realizar a reposição de mercadorias de forma diária, praticamente, sempre de acordo com as necessidades reais. 

5- Acompanhar os indicadores da sua logística de frotas

Acompanhar os indicadores é uma forma de acompanhar com segurança todas as etapas de armazenagem e distribuição das cargas, o que também contribui com o planejamento. Para saber tudo sobre os melhores indicadores de desempenho para sua empresa, acesse o conteúdo gratuito abaixo disponibilizado pela Trimble. 

Vfleets: solução Trimble para acompanhar os indicadores para a sua logística de frotas

Tecnologia é a saída ideal para influenciar e otimizar ainda mais os processos logísticos do final do ano.

O Vfleets eleva os níveis de eficiência da sua frota e, ainda, a otimiza. Ele também auxilia diretamente no aumento da produtividade e, também, na logística das operações. 

O foco do Vfleets está no aperfeiçoamento  da experiência do cliente que o usa, em especial por meio da Tassi, que é a Inteligência Artificial da Trimble, promovendo uma melhor logística e resultados

Para saber tudo sobre essa solução, acesse o conteúdo gratuito abaixo disponibilizado pela Trimble. 

Vfleets: Como ele te ajuda na gestão de frotas?

Conheça o Vfleets e como ele ajuda a sua frota a ter um maior controle maior das suas operações logísticas no dia-a-dia.

Conclusão

Enfrentar o período de entregas de final de ano não é uma tarefa muito simples. Por isso, siga todas as orientações e aplique as ações indicadas para que esse processo seja ultrapassado com muito sucesso! 

Conte também com as soluções da Trimble para otimizar sua gestão de frotas em todos os períodos do ano. Para conhecê-las, agende uma demonstração com nosso time comercial. 

Autor: Bianca Biazotto Moris

Tags

Autor

Emanuele Almeida

Emanuele Almeida

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário