Você sabe qual é o melhor rastreador veicular para a sua frota?

| Por: Emanuele Almeida

É crescente a necessidade de controle da operação, por isso dados em tempo real sobre tudo o que está acontecendo são cada vez mais necessários. O gestor de frotas também precisa saber qual a quilometragem percorrida por cada veículo, onde cada veículo está, qual a rota realizada, quais os pontos de parada, que horas a jornada começou e terminou. Nesse cenário, o rastreador veicular é uma ferramenta que pode ajudar o gestor.

Apesar do rastreador veicular ser uma tecnologia comum no dia a dia do transporte, alguns gestores ainda apresentam dúvidas sobre o que é de fato o equipamento, como ele funciona e como escolher um. Por isso, esse artigo tem como objetivo esclarecer todas as dúvidas sobre o rastreador veicular.

O que é o rastreador veicular?

O rastreador veicular é um equipamento de geolocalização que possui uma antena de tecnologia GPS (Global Positioning System) ou tecnologia de radiofrequência para definir a posição do veículo. Em caso de uso do GPS, a antena recebe os sinais dos satélites para determinar a latitude e a longitude do veículo. No caso da tecnologia de radiofrequência, a antena recebe sinais de antenas de rádio, e utiliza a informação dos sinais para definir  a latitude e longitude também.

O rastreador é instalado no veículo em local escondido, geralmente conectado à bateria e ao pós chave. Em modelos mais recentes é possível encontrar dispositivos que se conectam ao veículo por meio da entrada OBD II. Depois da instalação, ele se comunica com os satélites e passa a enviar as informações de latitude e longitude para o servidor da central de monitoramento.

Como funciona o rastreador veicular?

Há diferentes tecnologias para o rastreamento veicular, cada uma delas com um modo de funcionamento. Vamos abordar os rastreadores veiculares mais tradicionais que são os por tecnologia GSM/GPRS e os rastreadores satelitais.

O rastreador veicular, como explicado anteriormente, possui uma antena GPS, que se comunica com os satélites. Associado a isso, o rastreador também tem um módulo de comunicação com a central de monitoramento. No caso do rastreador tradicional, esse módulo se comunica com o servidor da central para o envio das informações do veículo, por meio da rede GSM/GPRS, a rede de telefonia. Por isso, essa tecnologia depende da existência de sinal de telefone para o seu funcionamento.

Onde não há sinal de telefonia, o rastreador veicular perde a comunicação com a central, não sendo capaz de atualizar a sua posição. Porém, todos os dados são registrados na memória interna do equipamento e quando ocorre a comunicação com uma antena, toda a informação guardada é enviada para a central. Dessa forma, nenhuma informação é perdida.

No caso do rastreador satelital, ele usa os próprios satélites da órbita para enviar as informações. Por esse motivo ele quase nunca perde o sinal, tendo uma região de cobertura muito superior. Apesar disso, ele tem um custo muito superior ao rastreador GSM/GPRS e só atualiza a posição a cada 5 ou 10 minutos, já o GSM/GPRS atualiza os dados a cada 30 segundos.

Qual a diferença entre rastreamento e telemetria?

Antes de entender as principais diferenças entre rastreamento e telemetria, é preciso conhecer um pouco sobre a telemetria. 

A telemetria veicular é o monitoramento de veículos mais completo. Além de disponibilizar informações de condução, ela oferece dados mais detalhados que permitem trabalhar de forma estratégica e propor melhorias na performance dos condutores. Para isso, rastreadores e sensores são instalados no veículo, que coletam dados e enviam para softwares especializados. 

Dessa forma, o sistema disponibiliza informações mais completas, como tempo de frenagem, parada, utilização da embreagem, falha no sistema de injeção, distância percorrida, temperatura do motor e mais.

Em síntese, a telemetria permite que o gestor de frota tome decisões mais assertivas e estratégicas, já que ela cruza os dados que dizem respeito ao desempenho das partes mecânicas, eletrônicas e aerodinâmicas, resultando em relatórios mais completos e, consequentemente, melhorando a gestão da frota.

Tanto a telemetria quanto o rastreamento são soluções eficientes para gerenciar uma frota. Os benefícios vão depender do perfil do negócio, tamanho da frota e a maturidade da empresa em gestão de frotas. É importante destacar que o sistema por si só não apresentará resultados, caso não tenha um profissional capacitado para analisar os dados e relatórios, e propor ações para aumentar a eficiência e produtividade da frota. 

Para conhecer mais sobre a telemetria e como ela atua na gestão de frotas, baixe o e-book gratuito da Trimble.

E-book gratuito: Tudo o que você precisa saber sobre telemetria e gestão de frotas

Entenda os benefícios dessa tecnologia para sua frota.

Vantagens e desvantagens do rastreador veicular

Assim como outras tecnologias, o rastreador veicular apresenta vantagens e desvantagens. A principal vantagem é a atualização da localização do veículo e menor custo para aquisição e manutenção do sistema. Além disso, são dispositivos mais simples e fáceis de instalar. 

A principal desvantagem é que é uma opção limitada quando se busca ter mais dados sobre a frota e, principalmente, quando se busca uma redução dos custos e otimização das operações logísticas. Também pode ser difícil de utilizar em locais sem cobertura de rede, no caso do que utiliza a telefonia. Apesar das informações ficarem guardadas, ocorre o atraso do envio dos dados, não podendo agir de forma mais rápida e eficaz em caso de acidentes ou roubos.

Qual o melhor rastreador veicular?

O melhor rastreador é o que fornece mais do que somente rastreio. É o que ajuda a tomar decisões, economizar e também oferece o posicionamento do veículo. Por isso, não pode ser uma solução que atrase a tomada de decisão do gestor, ou não traga uma contribuição efetiva para a gestão.

Justamente por isso novas tecnologias foram desenvolvidas para complementar o rastreio. Como visto, a telemetria é uma delas. Além de disponibilizar a localização em tempo real do veículo, ela oferece dados completos sobre o veículo, operação e condutor. A Trimble é especialista em telemetria avançada para um transporte mais seguro e operações mais eficientes.

Existem alguns motivos que fazem o gestor ou a empresa investir em uma nova tecnologia. Antes de realizar esse investimento, é importante  analisar se ela realmente consegue suprir as necessidades. Para ajudar na análise, confira o e-book gratuito da Trimble com os pontos mais importantes que uma boa tecnologia de gestão de frotas deve conter e qual o seu retorno monetário em cima do que foi investido.

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Conclusão

    Agora que você já sabe como funciona o rastreador veicular, suas vantagens e desvantagens, e os principais requisitos para ser considerado eficaz, você consegue analisar se a sua frota precisa somente de um rastreador ou já está pronta para soluções mais completas, como a telemetria

    Se você ainda tem alguma dúvida, entre em contato com o time de especialistas da Trimble!

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário