Plataforma de rastreamento veicular: principais funcionalidades e seus benefícios

| Por: Emanuele Almeida

Ter o total controle da operação é essencial para qualquer gestor de frotas. Para isso, o gestor precisa do apoio de ferramentas logísticas que o auxiliem na otimização e controle da operação. Para conseguir isso é preciso de uma tecnologia muito simples: uma plataforma de rastreamento veicular.

Por meio de um sistema como este, além de ter acesso a localização exata de determinado veículo em tempo real, é possível obter dados a respeito de sua situação, sendo uma ferramenta extremamente útil em casos de acidentes e sinistros.

Desta forma, essa tecnologia é essencial para o sucesso operacional, aumentando a segurança e eficiência, além de minimizar riscos e prejuízos. Neste artigo, você vai conhecer as principais funcionalidades de uma plataforma para rastreamento veicular e seus benefícios. 

O que é uma plataforma de rastreamento veicular?

Uma plataforma de rastreamento veicular é um recurso digital que pode ser operado por um computador ou dispositivo móvel na gestão de frotas. O sistema permite acessar diferentes serviços que vão além da localização do veículo, como controle de gastos, manutenção preventiva e mais. 

A tecnologia funciona por meio da instalação de um dispositivo que permite medir remotamente os indicadores. Nos veículos, esse chip é conhecido pela sigla M2M (Machine to Machine, ou em português “de máquina para máquina”). Ele permite que uma plataforma de rastreamento se comunique com cada veículo sob controle.

Por que adotar uma plataforma de rastreamento veicular?

Ter uma plataforma de rastreamento veicular é essencial para qualquer gestor de frotas.

Uma plataforma de rastreamento veicular é essencial para empresas que, em suas rotinas, usam veículos para transportar pessoas, cargas, bens e objetos. Independente de quantos e quais veículos sua empresa tenha.

O pensamento mais frequente é que não é necessário gerir os deslocamentos e o tempo gasto no cumprimento das rotas. No entanto, quando há um monitoramento constante da frota, gera-se acesso a dados importantes sobre os veículos, por exemplo a maneira que os veículos estão sendo utilizados pelos motoristas e onde eles estão a cada etapa do processo logístico. 

Além disso, gera-se outros dados importantes, como: o itinerário que foi percorrido, a velocidade média de deslocamento e qual o nome do motorista responsável pelo veículo. Assim, é uma ferramenta fundamental para ter controle sobre a frota e alcançar melhores resultados.

Benefícios de uma plataforma de rastreamento veicular

Quando os gestores que operam no ramo logístico pensam em investir em monitoramento, logo imaginam fatores como a segurança e a gestão dos veículos como principais vantagens do rastreamento veicular. Porém, existem outros motivos para se adotar um sistema de rastreamento veicular de alto nível para sua empresa, mesmo que ela seja menor.

O primeiro deles é o controle em tempo real, pois, passa a ser viável acompanhar qual é a localização de cada veículo naquele instante. Uma plataforma de rastreamento veicular também ajuda a poupar dinheiro e tempo. Com essa ferramenta, pode-se planejar os melhores trajetos para que os veículos cheguem ao destino e cumpram a entrega do produto ou realização do serviço. Essa medida vai possibilitar o cálculo de deslocamentos mais ágeis e a economia de combustível no cumprimento dos trajetos programados.

Outra vantagem é a manutenção da frota, pois a plataforma é capaz de  coletar informações e qualificar a tomada de decisão sobre as rotinas de manutenção programada. Pense que você tem três caminhões parados por problemas mecânicos, que não conseguiu prevenir por não ter dados suficientes sobre os veículos e seus deslocamentos. O prejuízo será grande, além de gerar possíveis atrasos nas demandas. Isso deixa de acontecer ou, pelo menos, pode ser minimizado quando se tem à disposição uma ferramenta como uma plataforma de rastreamento.

Combustíveis e manutenção são duas das maiores fontes de despesas para empresas que contam com frotas de veículos. Porém, há outros gastos que devem ser acompanhados. Um deles é o pagamento de multas. Uma plataforma ajuda porque a empresa consegue monitorar o estilo de condução e o comportamento dos seus motoristas. Assim, além de identificar o responsável pela infração, é possível identificar quais pontos devem ser reforçados em ações educativas e de conscientização no treinamento dos profissionais.

Além disso, se ocorrer um eventual sinistro, é possível identificar, por meio das informações, o status do veículo e sua localização. Dessa forma, o gestor pode tomar as devidas providências da forma mais ágil possível. Somados todos esses fatores, há uma melhora considerável na produtividade, o que faz com que os serviços logísticos ganhem muito em tempo e reduzam custos. 

Como visto, uma boa gestão de frotas é baseada em dados e informações. Nesse cenário, os indicadores de desempenho são elementos essenciais, pois mostram os resultados das ações implementadas e onde as melhorias podem ser aplicadas. 

Por isso, um sistema com Business Intelligence é uma ferramenta essencial para o gestor de frota tomar decisões assertivas e ter resultados crescentes. Para saber mais, baixe o e-book gratuito da Trimble.

E-book: Como um BI especializado pode garantir a excelência na gestão de frotas?

Um sistema com Business Intelligence é uma ferramenta essencial para o gestor de frota tomar decisões assertivas e ter resultados crescentes.

Plataforma de rastreamento veicular Trimble

A Trimble é especialista em segurança no trânsito e operações logísticas, assim, conta com plataformas exclusivas para ajudar a sua frota.

Conheça as duas principais, a seguir.

Telemetria

A telemetria é uma tecnologia de medição de dados de forma remota para uma central de monitoramento, que os envia posteriormente a uma central de informação. A tecnologia acompanha dados da operação logística com o objetivo de monitorar a performance dos veículos e motoristas.

Dentre os indicadores medidos, estão:

A coleta de dados da telemetria é feita de forma digital. Nos veículos pesados é utilizado o padrão da rede CAN (Controller Area Network), é por essa rede CAN que trafega toda informação dos sensores do veículo. É como se todos os componentes do veículo estivessem se comunicando para saber como cada uma das partes está funcionando, sendo preciso apenas conectar um par de fios nessa rede para saber todas as informações sobre o veículo. 

Dentre os benefícios, estão o ranking de motoristas. Com a telemetria, pode-se identificar quem são os melhores e piores motoristas, acompanhando a maneira como eles estão conduzindo os veículos. Assim tendo claro aqueles que podem passar por um programa de bonificação ou treinamento.

Outro benefício é o controle real do consumo de combustível. Com a telemetria é possível identificar tudo o que acontece no veículo, inclusive se há algo que está fazendo ele consumir mais ou menos combustível. Dessa forma, o gestor consegue identificar quanto cada motorista gastou, em quais viagens, em quais horários e quais rotas. A partir desses dados, é possível identificar falhas na operação ou mesmo no veículo e criar planos de ação.

Na telemetria, a coleta de informações acontece de forma automatizada. Com base nos dados mais avançados, é possível trabalhar uma gestão fundamentada em indicadores de desempenho. 

Intelligence

O Intelligence usa Inteligência Artificial para monitoramento de frota. Com ele é possível ter uma visão 360° da frota, ganhando agilidade e confiança na tomada de decisão. Ele possibilita a visualização de um mapa de calor com os locais de maior incidência de ocorrências que podem prejudicar a segurança dos condutores. A partir da IA, o sistema sugere rotas para localizar regiões de risco e indicar a velocidade ideal no trecho.

Além disso, o sistema ainda possibilita integração com a Telemetria, videomonitoramento e sensor de fadiga. Dessa forma, os dados sobre a operação ficam centralizados em um único lugar. 

Com essa ferramenta, o gestor tem acesso a relatórios de desempenho atualizados em tempo real, telemetria e videomonitoramento em um só lugar e dashboards personalizadas com indicadores em painel de BI.

Além disso, a ferramenta possibilita: 

Entre as principais vantagens, está a gestão de forma mais simples, com relatórios práticos e visuais, economizando horas de trabalho. As informações são agrupadas e o gestor tem fácil acesso, podendo até mesmo interagir com o motorista, dependendo da gravidade da ocorrência. Assim como na telemetria, há aumento na produtividade e redução de custos, já que os indicadores podem ser acompanhados de perto.

Conclusão

Uma plataforma de rastreamento veicular traz vantagens únicas para a frota: redução de custos, manutenção em dia, controle de gastos, localização em tempo real e muito mais. O sistema da Trimble é completo para a gestão de frotas, equipado com os melhores recursos para o gestor ter total controle sobre os veículos, não importa em que local ou condições eles trafegam.

Mas será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Baixe o e-book da Trimble e saiba as respostas!   

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Ana Clara Marcondes - Massi Digital

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário