Conta giro: como esse equipamento pode ser aliado da condução econômica

| Por: Juliana Gallassi

Cada veículo possui sua velocidade ideal de funcionamento. Saber se estão trabalhando com a potência exata para rodar pode garantir uma melhor performance na direção e, consequentemente, menores gastos com manutenção e combustível. Um equipamento que ajuda (e muito) o motorista nesta questão, é o conta giro.

conta giro

O conta giro é responsável por auxiliar o motorista na troca de marcha. Cada veículo tem sua capacidade máxima e o conta giro controla o limite de potência na marcha, evitando consequências negativas por trocá-la no tempo errado. Ele mostra em tempo real as Rotações por Minuto (RPM), o que é fundamental para alinhar o funcionamento do motor e da marcha correta para cada situação.

Ao pisar demais no acelerador com a marcha errada, o gasto de gasolina aumenta. O conta giro ajuda os motoristas a performar da melhor maneira possível, pois ajuda a controlar a velocidade e marchas corretas, colaborando com a economia de combustível. Além disso, previne possíveis danos ao motor que podem ser causados pelo excesso de exigência sobre ele.

Mas como monitorar os dados disponibilizados pelo conta giro?

Uma dica: há softwares que permitem identificar os motoristas que tem causado os eventos de RPM excessivo de sua frota. Essas informações são muito importantes para atuarem com treinamentos e ações assertivas de acordo com o perfil de condução de seus condutores. Assim, gerando maior consciência sobre condução segura e econômica, e alcançando ótimos resultados em suas operações.

Um desses softwares é uma solução da Trimble: o Vfleets.

No Vfleets, você, gestor de frotas, tem disponível em uma solução em nuvem todos os indicadores para tornar sua frota mais econômica, incluindo informações de RPM excessivo (e quem está cometendo a infração).

Tudo isso é possibilitado pela solução de telemetria oferecida pela Trimble. Quer saber mais sobre como o Vfleets pode ajudar na sua gestão de frotas? Converse com um dos nossos especialistas!

Soluções em Telemetria Veicular

Saiba como investir em soluções de telemetria, videomonitoramento e sensor de fadiga gera resultados na sua frota:

E, se você pensa em investir em tecnologia embarcada para a sua frota, como a telemetria, mas não sabe se o capital aplicado lhe trará retorno. Confira o material focado em te explicar como o Retorno sobre o Investimento pode alavancar seus resultados desde o conta giro, até a redução de acidentes de trânsito.

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Autor

    Juliana Gallassi

    Juliana Gallassi

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário