Cuidados para evitar o desgaste rápido do sistema de rodagem

| Por: Emanuele Almeida

O sistema de rodagem é o responsável por colocar o veículo em contato com o solo, por isso é imprescindível que ele esteja funcionando corretamente. Ao mesmo tempo em que ele é essencial, ele também sofre um alto desgaste, justamente pela sua função. Por isso, é preciso ter cuidados para evitar o desgaste rápido e, consequentemente, prolongar a vida útil das peças e reduzir os custos

A seguir, conheça os componentes do sistema de rodagem e os cuidados necessários para prolongar a duração das peças que compõem o sistema.

O que é o sistema de rodagem

O sistema de rodagem é formado pelo conjunto de pneus, rodas e as válvulas de segurança. Ele é o responsável por colocar o veículo em contato com o solo, sendo composto por:

O pneu encaixa-se na parte de fora da roda, que é presa com 4 parafusos no cubo de rodas, peça que liga a roda ao sistema de direção do veículo. O rolamento fica entre a roda e a manga do eixo (sistema de direção). Por causa de seu intenso desgaste, precisa ser trocado periodicamente.

Cuidados para evitar o desgaste rápido do sistema de rodagem

Homem fazendo a manutenção do pneu do caminhão,
O sistema de rodagem é o responsável por colocar o veículo em contato com o solo

Justamente por estar em contato direto com o solo, o sistema sofre intensos desgastes e peças precisam ser trocadas com frequência. Por representar um alto custo, a melhor opção é ter cuidados para prolongar a vida útil das peças e componentes.

A seguir, veja algumas dicas para prolongar a vida útil do sistema de rodagem.

1 - Calibrar os pneus periodicamente

A falta de pressão ideal pode causar sérios danos aos veículos. Fazer a calibragem dos pneus é fundamental para evitar o desgaste mais rápido, evitar que os pneus furem e rasguem com mais facilidade. Além disso, pneus calibrados corretamente garantem boa dirigibilidade e estabilidade ao veículo.

Rodar com a pressão abaixo do recomendado gera mais calor no pneu, o que pode fazer com que ele estoure. Calibrado corretamente, o peso do veículo é distribuído adequadamente sobre as rodas. Dessa forma, o carro fica sem resistência à rodagem e gasta menos combustível.

Como visto, os cuidados com os pneus podem aumentar a vida útil, garantir a segurança da frota e ainda conseguir uma boa redução de custo. Para saber mais sobre a importância do controle de pneus, acesse o e-book gratuito da Trimble!

E-book: Por que controlar pneus?

Confira os benefícios que o controle dos pneus trás para sua frota e como monitorar detalhadamente este componente.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    2 - Evitar sobrepeso no veículos

    Outro cuidado necessário é evitar que a carga do veículo esteja acima do recomendado. O excesso de peso gera maior aquecimento dos pneumáticos e a fadiga prematura das carcaças, diminuindo seu rendimento. Além disso, transportar peso acima do recomendado compromete a estrutura dos pneus e aumenta o risco de estouro ou de alterações estruturais importantes.

    Como o caminhão leva um peso acima do ideal, ultrapassando os seus limites, o mau uso do veículo também reduz a sua vida útil. Pneus, suspensão, pastilhas, entre outros acessórios e a própria carroceria ficam tão desgastadas que podem chegar em um ponto no qual é necessário trocar o veículo por completo, o que gera custos ainda maiores.

    Além do fato de gerar mais desgaste, o excesso de peso pode colocar em risco a vida do motorista. Quando um caminhão viaja com excesso de carga, as chances de ocorrer um incidente são maiores. Isso acontece porque frear um veículo muito pesado é muito mais difícil do que um automóvel mais leve.

    Outro fator importante é que os equipamentos do carro, sejam eles os de segurança e até mesmo o chassi e lataria, foram feitos para suportar um determinado peso de carga. Quando este valor é ultrapassado, o veículo pode não exercer suas funções corretamente, forçando o motor e colocando em risco a segurança do caminhoneiro.

    3 - Fazer manutenção preventiva

    A manutenção preventiva tem como objetivo evitar futuros problemas que podem surgir no veículo. Nela, são avaliadas várias peças, entre elas, o sistema de rodagem. Dessa forma, pode-se verificar previamente algum problema e corrigir antes que possíveis acidentes possam acontecer ou seja necessário substituir o sistema completo. 

    Como a tecnologia ajuda a preservar o sistema de rodagem

    Tecnologias para gestão de frotas são ótimas opções para ajudar a preservar não somente o sistema de rodagem, mas o veículo como um todo. A Telemetria é a tecnologia de medição de dados de forma remota mais utilizada para frotas.

    A telemetria veicular acompanha dados da operação logística com o objetivo de acompanhar a performance dos veículos e motoristas. Dentre os indicadores medidos, estão: 

    Mas como a telemetria ajuda a preservar o sistema de rodagem? Com a telemetria é possível medir dados e, a partir desses dados, identificar se algum componente do veículo apresenta falhas ou se está gastando mais do que o esperado. Por exemplo: Se o consumo de combustível está muito alto, o que pode ser a causa? A partir dos dados coletados pela telemetria, o gestor consegue identificar as principais causas do consumo excessivo.

    Além disso, a telemetria também ajuda a ter um plano de manutenção preventiva. Dessa forma, a frota sempre terá veículos rodando de forma adequada e um planejamento para seguir quando cada automóvel estiver em manutenção.

    A telemetria é muito usada para se obter um rankeamento de motoristas. Isso faz a diferença porque é possível identificar quais motoristas têm hábitos de direção que podem comprometer os componentes do veículo, incluindo o sistema de rodagem. Assim, pode-se desenvolver treinamentos personalizados e políticas de  conscientização para melhorar a performance de cada motorista.

    Além disso, os gastos da frota estão diretamente relacionados à forma com que os condutores dirigem os seus veículos. Por exemplo, custos com combustível desperdiçado, manutenção e depreciação podem ser evitados se o motorista praticar a condução econômica

    A condução econômica nada mais é do que a correta utilização dos mecanismos do veículo, direção, aceleração, frenagem e transmissão para lidar com as situações que surgem ao longo da rota como subidas, descidas, curvas, retas, paradas e arrancadas.

    Para saber mais sobre direção econômica e como ela pode impactar nos custos da frota, baixe o material gratuito da Trimble.

    E-book: Condução econômica e sua participação na redução de custos

    O guia para você conhecer como a condução economia pode auxiliar o motorista a ser mais produtivo e contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais.

    Conclusão

    O sistema de rodagem é essencial para o veículo funcionar, por isso ele deve ser cuidado e deve-se estar sempre atento a possíveis indicadores de problemas em componentes do sistema. Alguns cuidados fazem a diferença, como calibragem correta, peso adequado, manutenção preventiva e modo de direção. Para acompanhar esses indicadores, um software de telemetria pode ajudar, além de otimizar as operações e trazer redução de custos significativa.

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário