5 passos para fazer uma gestão de transporte eficiente

| Por: Juliana Gallassi

Uma gestão de transporte eficiente envolve aspectos como ter um projeto logístico, planejar rotas inteligentes, controlar e monitorar a frota. Por isso, separamos 5 passos para te ajudar a fazer uma gestão de transporte eficiente e como eles podem ser aplicados em sua empresa.

O que é uma gestão de transporte?

Em síntese, a gestão de transporte é aquela que controla toda a movimentação física de cargas desde o ponto de origem até o destino. Dentro do setor, são acompanhados processos como:

  1. Planejamento de rotas; 
  2. Rastreamento de veículos; 
  3. Gestão de documentos; 
  4. Controle de custos; 
  5. Acompanhamento de ocorrências.

Ela é a responsável pela movimentação de insumos, materiais e mercadorias. Assim como por viabilizar o funcionamento de setores como a indústria e o comércio. Conheça agora 5 passos para fazer uma gestão de transporte eficiente.

E-book: Boas práticas para uma cultura de segurança focada no motorista

1. Investir em tecnologia

A tecnologia está transformando a gestão de transportes. Sua aplicação nos negócios facilita e agiliza processos. O uso de software é um requisito básico para uma empresa que busca uma gestão eficiente. A tecnologia ajuda a aumentar o nível de precisão na hora de organizar e executar tarefas, assim como auxiliar o gestor a tomar as melhores decisões

Isso é possível porque a intervenção humana é menor e processos automatizados apresentam menor chance de erros. As ferramentas proporcionadas pelo uso da tecnologia oferecem uma visão geral dos pontos a serem melhorados, monitoramento em tempo real e relatórios. A partir do uso desses elementos, há economia de tempo e redução de custos, pois há menor chance de ocorrerem erros ou trabalhos mal planejados.

A automatização desses processos proporcionam melhorias nos métodos de trabalho, aumento de produtividade e um cronograma de tarefas.

2. Otimizar rotas e ter um projeto logístico

Uma gestão eficiente requer otimizar ao máximo as rotas por meio de sistemas operacionais eficientes. O trajeto precisa ser planejado e estruturado para ter rotas inteligentes e evitar trechos desnecessários, reduzir custos e facilitar o trabalho do condutor. Ao acompanhar as rotas em tempo real é possível prevenir acidentes, acessar condições do trânsito e ter o controle de frota.

Há menor risco de prejuízos em relação ao prazo e qualidade do processo quando a gestão de transporte monitora a frota. Também há maior controle sobre as mudanças que podem ser feitas a qualquer momento.

Um projeto logístico pode contar com a tecnologia como aliada do planejamento. Ter um projeto logístico eficaz ajuda a empresa a tomar decisões estratégicas, saber onde pode cortar gastos e como está a qualidade do negócio. A partir disso, as operações estarão integradas e será possível determinar ações e estratégias eficazes desde a produção até a entrega final.

3. Realizar manutenções preventivas dos veículos

A manutenção preventiva é um dos itens que merecem atenção para ter uma gestão de transporte inteligente. Ela ajuda a identificar possíveis falhas ou problemas nos veículos e diminui a possibilidade de acontecer uma avaria ou defeito. 

Ela é a responsável por evitar grandes prejuízos, pois, ao identificar possíveis problemas antes deles ocorrerem, os veículos realizarão suas rotas sem empecilhos. Ela também garante a qualidade, a longevidade e a lucratividade da frota, pois permite a troca ou reparo de peças e equipamentos antes que eles falhem. Além de facilitar o conhecimento da situação atual do veículo e quais resultados ele pode trazer.

Outra ação importante é a troca dos fluidos dos veículos dentro dos prazos estabelecidos pelos fabricantes e ter um plano de manutenção periódico. Fazer as vistorias e manutenções vão fazer com que os veículos permaneçam em bom estado de funcionamento. Isso evita a paralisação da frota e atrasos nos trabalhos que precisam ser executados.

4. Estimular o aumento da produtividade

Estimular a produtividade de toda a equipe contribui para uma gestão de transporte eficiente. Com o uso da tecnologia, os colaboradores estarão focados em tarefas mais estratégicas e terão acesso aos principais dados sobre o processo de transporte.

Quando os setores de uma empresa trabalham de forma integrada, há aumento de produtividade e desempenho do negócio frente à concorrência. Com a utilização de dados, a equipe consegue visualizar tarefas que precisam ser executadas e tomar decisões que contribuam com a gestão e com a redução de custos com operações logísticas.

5. Controlar os custos

Com o uso de um sistema automatizado, o gestor consegue detectar como os recursos estão sendo aplicados e onde é possível cortar gastos desnecessários. Avaliar as despesas é necessário para a empresa investir em melhorias no bom uso dos recursos, alcançando melhores resultados.

Uma opção é evitar o uso de dinheiro ou reembolso com notas ou recibos. É melhor optar por sistemas que permitem o controle e rastreamento, como cartões de combustível e alimentação. As despesas com manutenção e combustíveis podem ser elevadas, por isso manter um plano de manutenção e usar rotas inteligentes podem reduzir os custos.

O rotograma é uma ferramenta para analisar os riscos de uma rota antes mesmo do motorista trilhá-la. As "Sugestões de Rotograma" permite indicar aos gestores os locais no mapa de maior incidência de ocorrências, facilitando a escolha da rota mais segura e adequada. 

Vantagens de uma gestão de transporte eficiente

Um bom gerenciamento somada a um software eficiente podem ajudar a empresas e o gestor nos seguintes aspectos:

Qual a melhor solução para gestão de transporte?

Para realizar uma gestão de transporte eficaz, é necessário dispor de uma tecnologia que disponibiliza os principais indicadores da sua frota.

Através do Módulo de Inteligência de Frota da Trimble, é possível ter uma visão 360º da frota e da gestão. Algumas funcionalidades do módulo são:

  1. Relatórios de desempenho atualizados em tempo real
  2. Priorização e tratativas de telemetria e videomonitoramento em um só lugar
  3. Dashboards personalizadas com indicadores em painel de BI

O módulo identifica as áreas com maior incidência de ocorrências que possam afetar a segurança do condutor. Com o uso de inteligência artificial, o sistema analisa as sugestões de rotograma para verificar regiões de risco e recomendar a velocidade ideal no trecho. Assim como o videomonitoramento embarcado, a telemetria, o sensor de fadiga e distração dão acesso às gravações de infrações para acompanhar o motorista em tempo real e detectar situações de risco.

A Trimble oferece as melhores soluções para otimizar o desempenho da sua empresa. Entre em contato para ter uma gestão de transporte eficiente!

Soluções tecnológicas para uma frota de sucesso

Converse com nossos especialistas e torne sua operação mais rentável, produtiva e econômica:

Autor

Juliana Gallassi

Juliana Gallassi

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário

    Comentários