Gestão de frotas na mineração: o que é, como funciona, desafios e como melhorar

| Por: Emanuele Almeida

A gestão de frotas é o que se entende a partir do gerenciamento adequado e eficiente dos veículos corporativos. No entanto, há vários desafios que os gestores enfrentam diariamente para garantir essa eficiência, especialmente quando se trata do setor de mineração

Isso porque é um setor com muitos desafios, onde a gestão de frotas é imprescindível para uma operação eficaz e produtiva. Para entender o que é a gestão de frotas na mineração, como funciona, os principais desafios e como pode ser melhorada, continue a leitura.

O que é gestão de frotas na mineração?

A gestão de frotas é a administração dos veículos utilizados por uma empresa, podendo ser atribuída tanto a uma área específica quanto a um setor responsável por essa tarefa diariamente. Ela abrange aspectos estratégicos e operacionais da gestão dos meios de transporte e seus condutores, visando garantir o funcionamento eficiente de toda a operação.

Dessa forma, a gestão de frotas engloba o processo de supervisão, organização e registro de todas as etapas da operação, apresentando diferentes níveis de abordagem, como estratégico, operacional e tático, os quais são resumidos em um Plano de Gestão de Frotas. Esse plano é um documento que resume as medidas a serem adotadas para uma melhor gestão dos ativos da empresa, formalizando o alinhamento da gestão com os objetivos da organização.

Assim, é importante que o PGF seja elaborado de maneira a aprimorar e simplificar a gestão, evitando que se torne um documento meramente burocrático ou figurativo e, em vez disso, tornando-se um guia para agilizar e efetivar a tomada de decisão.

Como funciona a gestão de frotas na mineração?

Existem diferentes formas de realizar a gestão de frotas, as quais variam de empresa para empresa, porém, é importante que essa gestão seja atribuída a um gestor de frota.

O trabalho desse gestor envolve o planejamento, a conferência dos gastos e o controle dos deslocamentos dos veículos, além de garantir a realização das entregas, manter um bom relacionamento com os colaboradores e desenvolver estratégias para aumentar a eficiência da frota.

Durante muito tempo, essa gestão era feita por meio de planilhas que suportavam apenas dados básicos e não proporcionavam ao gestor uma visão completa do gerenciamento. Atualmente, é possível contar com sistemas de gestão de frota que tornam o trabalho do gestor mais dinâmico, eficiente e simplificado.

Por exemplo, esses sistemas permitem saber quando é necessário realizar manutenções, controlar os gastos com combustível, planejar a roteirização dos veículos e muito mais.

Dessa forma, a gestão de frota é uma maneira de garantir que todos os veículos estejam em bom funcionamento para atender às demandas diárias da empresa.

Reduza em até 80% os acidentes na sua frota na mineração

Conheça a tecnologia de segurança para frotas capaz de prevenir acidentes antes que aconteçam:

Desafios da gestão de frotas de mineração

Para que os minérios possam ser entregues ao seu destino final, eles precisam percorrer um longo trajeto, envolvendo diferentes tipos de modais de transporte. Atualmente, o transporte de mercadorias é realizado por diversos meios, sendo o rodoviário e ferroviário os principais meios de transporte terrestre no país e no mundo.

Entretanto, ainda existem dificuldades para tornar o transporte de minério mais eficaz, embora este problema não seja exclusivo desse setor. A logística em geral enfrenta grandes desafios e cabe aos gestores buscar soluções apoiadas na criatividade, inovação e capacidade técnica para superar as dificuldades logísticas.

Dentre as principais dificuldades que a gestão de frotas de mineração enfrenta estão a falta de infraestrutura, pouco investimento em segurança e tecnologia e falta de mão de obra qualificada.

Como melhorar a gestão de frotas na mineração?

A gestão de frotas é o que se entende a partir do gerenciamento adequado e eficiente dos veículos corporativos.

A gestão de frotas pode ser conduzida de maneiras distintas em cada empresa, sendo adaptada de acordo com seus objetivos e tamanho. 

É imprescindível que a gestão de frotas seja fundamentada em fatos, dados e informações precisas. Nesse contexto, os indicadores de desempenho desempenham um papel crucial, pois fornecem evidências dos resultados alcançados pelas ações realizadas e destacam áreas de melhoria. Por essa razão, um sistema de Business Intelligence é uma ferramenta indispensável para que o gestor de frota tome decisões precisas e alcance resultados cada vez melhores.

Para entender melhor como os indicadores de desempenho podem fazer a diferença, baixe o e-book gratuito da Trimble.

E-book: Como um BI especializado pode garantir a excelência na gestão de frotas?

Um sistema com Business Intelligence é uma ferramenta essencial para o gestor de frota tomar decisões assertivas e ter resultados crescentes.

As dicas a seguir ajudam a estabelecer uma boa gestão de frotas, independente do ramo de atuação. 

Tenha uma política de frotas

A política de frotas é um documento essencial para garantir o bom funcionamento da frota de veículos da empresa, pois estabelece diretrizes para o uso adequado dos veículos, regras e outras informações relevantes.

A responsabilidade pela elaboração dessa política é do gestor de frota, que detém todo o conhecimento necessário sobre a rotina da frota. Ademais, é importante que essa política seja compartilhada com os departamentos de recursos humanos e jurídico da empresa.

Tenha um bom gestor

Ter um gestor de frotas competente é crucial, já que ele será responsável por lidar com uma grande quantidade de dados, motoristas, veículos e estratégias envolvidas em cada entrega ou serviço. Para desempenhar bem essa função, o gestor de frota precisa ter um amplo conhecimento do mercado, da empresa em que trabalha, além de estar atualizado sobre as tendências e tecnologias mais recentes no setor.

Além disso, é importante que o gestor tenha habilidades técnicas e analíticas, para poder treinar motoristas, analisar dados e trabalhar em conjunto com outras áreas da empresa.

Mantenha os dados atualizados

Manter registros precisos e atualizados sobre os motoristas e veículos utilizados é fundamental para garantir uma gestão eficiente da frota. Essa medida permite a fácil identificação do condutor em casos de infrações de trânsito, evitando que a empresa seja penalizada. 

Além disso, essa prática também ajuda a controlar os custos da empresa com multas e manutenção dos veículos, pois permite a identificação de possíveis problemas e necessidades de reparo. Por isso, é importante que o gestor de frota esteja sempre atento a essas informações e as mantenha organizadas e atualizadas.

Adote práticas para redução de custos

Todo gestor busca reduzir custos em sua frota e para alcançar essa meta é preciso superar alguns desafios, tais como aumento da produtividade dos motoristas, otimização de manutenção e abastecimento, rastreamento de veículos e planejamento de rotas eficientes. Algumas ações que podem ajudar são:

- Manutenções preventivas;

- Controle de combustível

- Otimização de rotas.

Tecnologia aliada da gestão de frotas

O setor de serviços está sempre buscando maneiras de melhorar a experiência do cliente, e isso inclui a utilização de tecnologia para otimizar os processos. Isso pode levar a um aumento na produtividade, tanto na parte administrativa quanto na operacional.

Ao planejar rotas mais eficientes para a frota, é possível programar cada parada de acordo com a rota mais adequada, o que pode ter um grande impacto no controle das atividades e na obtenção de relatórios gerenciais que descrevem o desempenho da operação.

Com a ajuda de tecnologia avançada de gestão de frota, a rotina de trabalho pode ser avaliada com precisão, permitindo o desenvolvimento de projetos de melhoria e representando uma fonte de economia, pois ajuda a:

- Reduzir custos de manutenção;

- Evitar a perda de tempo em rotas ineficientes;

- Controlar o consumo de combustível;

- Gerenciar melhor os motoristas e suas atividades;

- Identificar áreas de melhoria na frota.

O uso de um sistema de gestão de frota é uma estratégia tática que proporciona planejamento e monitoramento eficiente de todas as atividades da empresa. Esse recurso possibilita a consolidação de dados e informações, gerando uma visão ampla e detalhada do desempenho individual de cada colaborador, metas atingidas, resultados alcançados e do desempenho dos veículos da frota, entre outros aspectos relevantes.

A melhor tecnologia para gestão de frotas é a telemetria. O sistema de telemetria veicular é uma tecnologia que coleta diversas informações sobre o veículo, e para empresas que possuem frotas, essa ferramenta se torna essencial para auxiliar no gerenciamento diário.

Através do sistema de telemetria, os analistas ou gestores de frotas conseguem controlar com mais precisão alguns dados que podem impactar na qualidade do serviço prestado. A seguir, estão alguns dos indicadores que podem ser acompanhados através da análise da telemetria veicular:

- Velocidade média;

- Excesso de velocidade;

- Frenagens bruscas;

- Distância percorrida;

- Consumo de combustível;

- Temperatura do motor.

A Trimble preparou um material exclusivo para explicar as principais diferenças entre rastreamento, telemetria e telemetria avançada e como um software de gestão pode fazer a diferença na sua operação. Baixe o material gratuitamente.

E-book: Como economizar combustível na gestão de frotas?

Os preços dos combustíveis estão afetando as frotas de todo Brasil. Por isso, preparamos esse material para que saiba a melhor forma de economizar e ter uma operação mais econômica.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Conclusão

    A gestão de frotas busca controlar informações referentes à manutenção dos veículos, consumo de combustível, distância percorrida e rotas utilizadas, com o objetivo de assegurar a eficiência do processo operacional. E isso é essencial em um setor importante para o desenvolvimento do país e desafiador como o da mineração

    Como visto, a tecnologia pode ajudar, especialmente a telemetria, que fornece dados completos sobre o motorista e o veículo. Agende uma apresentação comercial e tenha o melhor software para a sua operação.

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário