Como fazer um bom controle de pneus da frota e reduzir custos

| Por: Emanuele Almeida

O transporte rodoviário é um dos mais utilizados no Brasil. Devido ao tamanho do país e as condições de infraestrutura das estradas, existem desafios na rotina de trabalho de um gestor de frota. Esse profissional precisa acompanhar as novidades do mercado e adotar uma estratégia que reduz custos e mantém a qualidade do serviço. O controle de pneus da frota é uma questão fundamental nesse aspecto.

O controle de pneus é uma solução estratégica que deve ser adotada pelo gestor de frotas. Por meio dela, é possível comparar a durabilidade do pneu considerando as recomendações dos fabricantes, identificar as condições de uso e controlar a vida útil. 

Neste artigo, você vai saber a importância do controle de pneus e como ele pode ajudar a reduzir os custos da frota. Boa leitura!

O que é o controle de pneus da frota?

O controle de pneus nada mais é do que o acompanhamento do desempenho de cada item, independente de quantos veículos constam na frota. Fazer  o controle abrange tudo o que diz respeito a esse componente, como, qual o período para realizar o rodízio, quando fazer reformas, quais práticas e rotas adotar para não acelerar o desgaste.

Cabe ao gestor definir quando os itens precisam ser revistos. Essa medida é essencial para reduzir os riscos e assegurar a qualidade do serviço ofertado pela empresa.

Empresas que não realizam um controle de pneus adequado podem ter que lidar com prejuízos, como acidentes ou carros parados. O descuido com este setor também faz com que a qualidade e a velocidade do serviço sejam impactadas de forma negativa, além de que os motoristas são obrigados a guiar com muito mais cuidado. 

Por que investir no controle de pneus?

O controle de pneus da frota é uma questão fundamental na redução de custos.

Assim como os veículos, os pneus são ativos da empresa e precisam ser gerenciados como qualquer outro ativo. Fazer o controle de pneus é fundamental para manter os veículos da frota funcionando e também identificar a origem de problemas e gastos desnecessários.

Além disso, é uma prática essencial para garantir a segurança dos motoristas e de todos que têm contato com os veículos da frota, uma vez que pneus carecas ou desgastados apresentam mais chance de causar acidentes, já que o desgaste afeta a capacidade do veículo de frear adequadamente.

Como visto, os gestores de frotas podem aumentar a vida útil dos pneus, garantir a segurança da frota e ainda conseguir uma boa redução de custo com o controle de pneus. Para conhecer mais benefícios dessa prática, confira o material gratuito da Trimble. 

E-book: Por que controlar pneus?

Confira os benefícios que o controle dos pneus trás para sua frota e como monitorar detalhadamente este componente.

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Como fazer o controle de pneus de frota?

    O controle de pneus pode ser feito de forma manual ou por um sistema de gestão para frotas. Cabe lembrar que o risco de fazer de forma manual é bem maior, já que dados podem ser anotados errados, sem contar que precisará de um colaborador focado nisso. Para fazer o controle, o gestor deve estabelecer os aspectos que serão analisados e quais são os cultos de cada operação. Na prática, envolve acompanhar dados sobre: 

    Com um software um controle pode ser mais completo, já que você pode registrar dados como veículos e motoristas que mais desgastam pneus, qualidade dos fornecedores, marcas que proporcionam melhor custo-benefício, entre outros aspectos. 

    Ao final, se for de forma manual, o gestor deve elaborar um relatório a partir dos dados recebidos. Se for por meio de software, a própria ferramenta entrega relatórios compilando os dados. Dessa forma, os gestores conseguem tomar as decisões mais assertivas para reduzir os custos e melhorar o controle de pneus.  

    Como reduzir custos por meio da gestão de pneus

    Para reduzir os custos da frota com o controle de pneus é necessário entender que eles não são um bem consumível, mas um ativo. Isso porque bens consumíveis são mercadorias, compradas e consumidas. E os pneus são ativos financeiros que devem ser gerenciados como tal desde a compra original até a recapagem até o descarte final.

    Para que a gestão de pneus impacte diretamente na redução de custos, confira as dicas a seguir.

    Seleção adequada dos pneus

    A seleção adequada dos pneus faz parte de uma implementação de controle de pneus. Essas decisões devem ser periodicamente revisadas, de acordo com o desempenho da rota. A seleção deve considerar a demanda e a função dos pneus na frota, para isso é preciso entender os objetivos da empresa a médio e longo prazo.

    Checklist diário de manutenção

    É possível aumentar a vida útil dos pneus com mais facilidade se for adotado um checklist diário, dessa forma, verifica-se item como:

    Com o acompanhamento desses dados é possível definir ações estratégicas para aumentar a vida útil dos pneus antes de recorrer à troca. 

    Manutenção preventiva

    Com a realização da manutenção preventiva é possível descobrir padrões de desgaste irregulares, além de indicar a necessidade de reparos. Essas inspeções vão além de encontrar defeitos superficiais, é preciso identificar padrões de desgaste que possam indicar problemas futuros nos veículos na frota.

    Como um software de gestão de frotas pode ajudar?

    Como mencionado anteriormente, com um software de gestão o controle é mais preciso e dados são compilados de forma mais prática com menor chances de erros.

    Com a tecnologia, os dados são detalhados a partir do momento em que o gestor realiza o cadastro do item dentro da plataforma. Todos os detalhes como recapagem, rodízios, reparos e datas podem ser facilmente acessados, o que facilita todo o trabalho em relação ao item. 

    Os planos de manutenção também serão oferecidos pelo software de acordo com o tempo de uso. A tecnologia indica a revisão de forma periódica, principalmente se for detectado que há alguma leve queda de desempenho. Neste caso, o histórico é apresentado para comprovar que aquele veículo já apresentou um rendimento muito maior do que o atual. Estes dados são fundamentais para detectar qualquer problema na frota, independentemente de serem aspectos mínimos.

    A partir  dos históricos, é possível cruzar informações para descobrir se o problema de um veículo é realmente o pneu, por exemplo. O software também permite identificar o desempenho das outras peças, o que traz um panorama sobre o que realmente pode estar apresentando um defeito. 

    Um software de gestão que pode ser adotado é a Telemetria, em que todos os itens são constantemente analisados durante a circulação do veículo, pois ela consegue fazer as análises em tempo real. Além disso, a telemetria ajuda a conhecer o desempenho do motorista.

    O desempenho do motorista também é fundamental para o controle de pneus. É fundamental que ele evite freadas mais longas, assim como esteja sempre dentro de uma velocidade aceitável. O desempenho do profissional pode gerar um desgaste maior do que o necessário, que geralmente não será benéfico para a velocidade de uma entrega, por exemplo. 

    Para saber mais sobre a telemetria e como ela pode ajudar no controle de pneus e na gestão de frotas como um todo, baixe o e-book gratuito abaixo.

    Conclusão

    O controle de pneus é fundamental para prolongar a vida útil do item, preservar os veículos e a vida dos motoristas, além de reduzir custos. Existem, de fato, vários benefícios para quem adota um software de gestão, e eles não estão relacionados apenas ao controle de pneus da frota. Por isso, a escolha de um sistema precisa estar alinhado às necessidades e expectativas da frota. 

    Além disso, é preciso acompanhar as inovações do mercado e estar preparado para adotá-las. Na Trimble, é prioridade buscar inovações que contribuam com o desempenho das frotas e protejam vidas. Para conhecer nossas soluções, fale com nossos especialistas.

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário