Tudo o que você precisa saber sobre a logística canavieira

| Por: Emanuele Almeida

A cana-de-açúcar está presente em nosso dia a dia de diferentes formas. Seja na maioria dos alimentos que possuem açúcar, seja no álcool que está presente em várias bebidas e, não menos importante, na eletricidade e no etanol, que é um dos combustíveis mais utilizados promovido pela logística canavieira.

A logística canavieira  é uma das mais importantes do Brasil e que demanda vários cuidados para que todos os processos sejam executados com sucesso, segurança e qualidade. Para facilitar o cumprimento de todas essas peculiaridades exigidas pelo transporte da cana-de-açúcar, a tecnologia é uma excelente aliada. 

Continue a leitura para saber mais sobre a logística canavieira e como as soluções tecnológicas contribuem com esse processo!

Logística canavieira

A logística canavieira está estritamente relacionada ao CTT: corte, transbordamento e transporte. E essa é uma operação que exige uma grande atenção, afinal, a representação é de 28% do custo da tonelada da cana-de-açúcar e 10% de cada saca.  Esse processo deve ser realizado com o máximo de agilidade, eficiência e qualidade, pois o desempenho da usina canavieira depende do sucesso dessa prática.

Em primeiro lugar, a agilidade é necessária, pois a cana é um alimento perecível e, após o corte, o período disponível para uma industrialização saudável é, no máximo, 8 horas. Após esse período, as propriedades da cana-de-açúcar começam a diminuir.

Já a qualidade é primordial para que o canavial perdure, pelo menos, por sete cortes, sendo reformado apenas após esse período. Assim, a logística realizada deve considerar o alcance de tal longevidade.

Por fim, a eficiência se faz necessária para que não ocorram altíssimos prejuízos financeiros, visto que os custos com os equipamentos de corte e tratores alcançam a margem de mais de um milhão de reais, além dos custos mensais com os caminhões.

Processo de transporte

O transporte da cana-de-açúcar demanda cuidados extras e possui peculiaridades que, caso não sejam cumpridas, podem danificar toda a mercadoria. Para evitar esse e outros riscos, o modelo logístico mais utilizado nesse segmento é o Milk Run.

O Milk Run é um sistema que, inicialmente, era usado pelos produtores de leite dos EUA. Hoje, esse modelo está sendo utilizado também nas indústrias canavieiras e de automobilismo, e atende os clientes, no caso, as usinas, no formato Just in Time.

Esse método acontece a partir da coleta em duas ou mais fazendas, sem que haja cruzamento de caminho nas rotas. Ou seja, assim que a cana-de-açúcar é retirada, imediatamente já acontece o encaminhamento para a indústria.

Já o Just in Time administra a produção e, assim, executa as determinações do que precisa ser comprado, produzido ou transportado, sempre nos horários exatos. É um modelo aplicável em qualquer segmento, visando a redução dos estoques e diminuição de custos.

Na indústria canavieira, essa opção auxilia no processamento da cana-de-açúcar, contribui com os níveis de qualificação e o valor da entrega final, e também consegue ser útil em casos onde a indústria não possui estoques superiores a uma hora.

A aplicação desses dois modelos resulta em vantagens como:

Como a logística da cana-de-açúcar demanda extrema assertividade e agilidade, a execução desses dois sistemas da forma correta resulta em impactos muito positivos na lucratividade das usinas.

Sucroenergéticas são mais produtivas e lucrativas com essas soluções

Descubra uma tecnologia inteligente para reduzir a ociosidade, incidentes e tombamentos na sua frota:

Como reduzir custos na logística canavieira

A logística canavieira  é uma das mais importantes do Brasil e que demanda vários cuidados.
A logística canavieira  é uma das mais importantes do Brasil e que demanda vários cuidados.

Como o CTT corresponde a cerca de 28% do valor da tonelada da cana e 10% do valor de cada saca, a redução de custos na logística da cana-de-açúcar é um fator crítico e de extrema importância.

As colhedoras e caminhões (ou tratores) são responsáveis por estabelecerem o ritmo de trabalho nas plantações de cana. Portanto, se há ociosidade em algum desses processos, há variações negativas no abastecimento da matéria-prima, os custos são elevados e a linearidade industrial é prejudicada.

Para reduzir custos e diminuir as chances de falhas em todos os processos da produção, em primeiro lugar, é preciso considerar fatores como o canavial, velocidade e período de corte. A boa execução desses três pontos é fundamental para alcançar um resultado eficiente de produtividade.

Além disso, é preciso também realizar quatro ações principais:

Para saber mais sobre como economizar, principalmente em combustível, baixe nosso material gratuito:

Riscos de acidentes

Considerando que, na realidade da indústria canavieira, a lucratividade é diretamente impactada pela produtividade, a ociosidade deve ser evitada ao máximo e as consequências geradas por acidentes causam prejuízos financeiros de alta gravidade.

Para atuar na redução de ociosidade, incidentes, acidentes e tombamentos, garantindo que os veículos sejam utilizados apenas de forma rentável, é preciso ter uma visibilidade e controle completo da frota.

Um prejuízo de 800 mil reais, por exemplo, pode ser provocado em razão de um acidente de trânsito ou tombamento, que em 72% das vezes são causados pela falta de atenção. Se o condutor não estiver praticando as ações de direção preventivas com a tecnologia ideal, curvas e desníveis podem ser fatores-chave para ocasionar um tombamento ou outro tipo de acidente de trânsito.

As empresas canavieiras que deixam de acompanhar os dados da frota de forma inteligente enfrentam impactos diretos nos números de tombamentos, no nível de produtividade e possuem muitas dificuldades para atingir as metas de colheita e moagem.

Na mesma proporção que os números de incidentes crescem, as chances de empecilhos na movimentação da frota e de ocorrências de óbito também aumentam. 

Portanto, trabalhar com dados inteligentes na logística canavieira é a forma de mudar essa realidade positivamente e uma possibilidade de tomar ações antes que os acidentes ocorram.

Para saber mais sobre como garantir a segurança dos colaboradores no trabalho com a cana-de-açúcar e estimular as boas práticas, acesse o conteúdo gratuito da Trimble abaixo:

Módulo de Inteligência de Frotas

Uma das soluções da Trimble é o Módulo de Inteligência de Frotas, uma tecnologia que torna as sucroenergéticas muito mais produtivas e lucrativas.

Por meio dessa solução, o gestor tem acesso ao quadro de ocorrências, ranking de motoristas, double check de ocorrências e power BI. Saiba mais sobre cada um desses recursos abaixo.

1- Quadro de ocorrências

A inteligência artificial exclusiva da Trimble realiza toda a organização dos eventos urgentes a serem acompanhados. Assim, não é mais preciso desperdiçar o tempo avaliando todos os indicadores.

2- Ranking de motoristas

Saiba quais condutores estão performando melhor ou pior sem precisar olhar um por um por meio do ranking de motoristas disponível no módulo. A avaliação é realizada através de pontuações, o que facilita o processo de análise da performance sem a necessidade de averiguar cada dado gerado.

3- Double check de ocorrências

Com essa funcionalidade, os falsos positivos desnecessários não acontecem e a produtividade da frota é elevada.

4- Power BI

Os indicadores mais relevantes para a frota podem ser personalizados e consultados rapidamente, o que facilita todo o processo nas tomadas de decisão.

Vsafe+ : para frotas da logística canavieira

O Vsafe+ é uma verdadeira obra-prima da Trimble para as frotas canavieiras. Essa tecnologia une sensor de fadiga e videomonitoramento, sendo uma solução com desenvolvimento global, que está homologada em um dos mercados automotivos mais exigentes, o norte americano.

Conclusão

Para garantir a prevenção de acidentes na operação, é fundamental aumentar a acuracidade dos dados e da produtividade do sistema de gestão. 

Com o Vsafe+, é possível coletar dados e informações que sejam claras e imparciais e, ainda, ele também é essencial para evidências de comportamentos ao volante e indispensável para auditorias de acidentes. 

Agende uma apresentação com nossos representantes e conheça todas as funcionalidades e vantagens dessa solução.

Converse com nossos especialistas hoje

Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

Autor: Bianca Biazotto Moris – Massi Digital 

Tags

Autor

Emanuele Almeida

Emanuele Almeida

Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário