Melhores práticas para incentivar a segurança do trabalho com cana de açúcar

| Por: Emanuele Almeida

Garantir a segurança dos colaboradores nas atividades cotidianas é essencial para possibilitar que eles atuem de forma eficiente e tranquila ao mesmo tempo. Acidentes são inadmissíveis, principalmente por negligência. A segurança do trabalho cumpre um papel fundamental nas empresas. Apesar disso, muitos acidentes ainda acontecem no período da safra canavieira. A segurança do trabalho nas usinas de cana de açúcar é um tema que traz muitas dores para o segmento, devido a imagem ligada a esse serviço.

As empresas que desejam reduzir e chegar ao índice zero de acidentes devem ver a segurança do trabalho não como um custo, mas como um benefício que será visto na diminuição de acidentes, afastamentos, ações trabalhistas, autuações, aumento da produção e, consequentemente, melhora da imagem perante seus clientes e fornecedores.

Neste artigo, você vai conhecer a importância da segurança do trabalho nas usinas de cana de açúcar e como ela pode ser incentivada.

Por que a segurança do trabalho é fundamental em uma empresa?

A segurança do trabalho é constituída por um conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas praticadas, a fim de melhorar e garantir a segurança nos ambientes e campos de trabalho. Além de proteger a integridade física do trabalhador, também atua na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

A segurança do trabalho é um setor importante para qualquer empresa, pois preza pela qualidade de vida e proporciona um ambiente de trabalho seguro, o que influencia na produtividade e, até mesmo, na redução de custos, uma vez que ações preventivas evitam gastos com tratamento de funcionário acidentado e processos judiciais.

No Brasil, a segurança do trabalho é embasada nas Normas Regulamentadoras (NRs), que são decretos e portarias utilizados como base para o trabalho e o exercício das atividades profissionais. O número de profissionais destinados para esse setor vai depender do número de empregados e do grau de risco da empresa.

A segurança do trabalho nas usinas de cana de açúcar deve estar presente desde a colheita, processamento, e transporte para chegar ao destino final. Nesse processo, diferentes setores e colaboradores são ativados, por isso as normas que referenciam a segurança do trabalho devem ser aplicadas de acordo com a função executada em cada etapa.

Os riscos mais frequentes nas usinas de cana de açúcar são:

Os principais benefícios da segurança do trabalho são:

Segurança do trabalho no transporte logístico

Os processos logísticos podem ser muito perigosos no que tange a segurança do trabalhador. Há riscos em todas as etapas, desde a armazenagem até o transporte das cargas em si. Por isso, seguir as normas de segurança na logística é essencial para evitar acidentes. 

Além de cuidar da saúde e do bem-estar do trabalhador, os cuidados com a segurança também impactam no sucesso da corporação. Afinal, profissionais acidentados acabam se ausentando do trabalho, o que afeta diretamente o fluxo produtivo, trazendo prejuízos. 

Outra questão, especialmente na logística, é a necessidade de compra de novos veículos ou equipamentos e, até mesmo, a reposição de mercadorias danificadas pelo descuido durante o trajeto. Por isso, as empresas precisam adotar medidas para reduzir esses danos, cuidando da segurança do trabalho na logística e no transporte, principalmente no descarregamento de caminhões.

O futuro das operações logísticas encontra-se no Transporte Conectado. Um conceito que utiliza da tecnologia para conectar todas as etapas das operações. Quer conhecer mais sobre o assunto e descobrir como a sua empresa pode se preparar para esse momento? Acesse o material gratuito abaixo.

E-book: Transporte Conectado – Qual o futuro das tecnologias para operações logísticas?

Descubra se a sua empresa já está se preparando para o futuro das operações logísticas e conheça as tendências da Logística e da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) conectada.

Como incentivar a segurança do trabalho com cana de açúcar?

Agora que você já sabe a importância da segurança do trabalho nas diferentes etapas, saiba como incentivar a segurança e reduzir acidentes no processo logístico, principalmente no que envolve o fator humano.

Conheça as normas

As regras de segurança para o transporte logístico devem ser orientadas pela NR 11, NR12 e NR17. Elas são pensadas para organizar o setor, atuando não só como orientação para os responsáveis, mas também como base para a fiscalização.

Incentive o uso de EPIs adequados

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são fundamentais para garantir a segurança dos colaboradores e devem ser prioridade em qualquer empresa. É importante promover treinamentos e campanhas de conscientização para que os funcionários compreendam a importância dos EPIs e como eles devem ser utilizados.

Além da compreensão dos colaboradores, a empresa também precisa estar comprometida e fornecer os equipamentos necessários para realizar as atividades em condições adequadas e seguindo as orientações das normas de segurança. 

Distribua a carga corretamente para promover a segurança do trabalho com cana de açúcar

Distribuir a carga corretamente auxilia para que o caminhão tenha estabilidade e possa fazer a viagem com mais tranquilidade. Assim, a distribuição de carga deve ser uniforme, sem sobrecarregar um dos lados do veículo. Pode ser básico, mas quando esse cuidado é negligenciado, há maiores riscos de tombamento do caminhão.

Mapeie os pontos de risco

Em um armazém ou centro de distribuição, alguns pontos são considerados mais críticos, pois nestes locais há maior chance de acidentes, nos quais é necessário aplicar medidas de segurança mais reforçadas.

Por isso, é importante fazer uma avaliação cuidadosa do local de trabalho e orientar os colaboradores quanto aos riscos e os cuidados que devem ser aplicados, além da sinalização do ambiente.

No processo de transporte, é importante cuidar do modo de condução dos motoristas, além do carregamento. Jornadas exaustivas, desvios de rotas e direção perigosa são itens que devem ser monitorados tanto para a segurança da carga e do veículo, quanto do motorista. A Trimble trabalha com uma solução que auxilia os motoristas nas estradas: o sensor de fadiga. A tecnologia monitora o comportamento do condutor, emite alertas e notifica o gestor, em caso de necessidade. 

Para conhecer mais sobre essa solução e como ela pode ajudar seus motoristas, acesse o e-book gratuito da Trimble!

E-book: 7 sinais de que sua empresa precisa de sensor de fadiga

Ainda está na dúvida se o Sensor de Fadiga é para sua empresa? Preparamos esse ebook com um checklist de sinais para que você consiga avaliar internamente. Baixe agora!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação

    Adote um sistema de monitoramento de frota para a segurança do trabalho com cana de açúcar

    Quando se trata de processos logísticos, a melhor opção é adotar um sistema de monitoramento. Por meio dele, o gestor tem acesso a relatórios, localização em tempo real, modo de condução, entre outros fatores que contribuem diretamente com o aumento da produtividade e  redução de custos, além de proporcionar mais segurança. Esse cuidado ajuda não só na proteção da carga, como pode salvar a vida do motorista.

    Com o Intelligence, módulo com funcionalidades para gestão estratégica do transporte, o gestor tem acesso a:

    Uma solução completa que contribui para a segurança do trabalhador.

    Conclusão

    A tecnologia é uma grande aliada na segurança do trabalho, especialmente  nas usinas de cana de açúcar. Porém, grande parte dos acidentes ainda acontecem pelo fator humano. Por isso, colaboradores bem treinados, tornam-se multiplicadores de boas práticas e comportamentos adequados em ambiente de trabalho.

    A segurança do trabalho parte da premissa da prevenção, para proteger a vida dos seus colaboradores nos processos logísticos, conte com a Trimble! Conheça nossas soluções.

    Ana Clara Marcondes – Massi Digital

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário