Motor ocioso: saiba como reduzir e controlar esse indicador

| Por: redacao.massi

No âmbito da gestão de frotas, o fenômeno conhecido como “motor ocioso” representa um desafio significativo, não apenas em termos financeiros, mas também no que diz respeito aos impactos ambientais

Neste contexto, compreender como o motor ocioso afeta o consumo de combustível e, por conseguinte, as emissões poluentes, é crucial para uma gestão eficiente e sustentável das frotas. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.

O que é motor ocioso?

O motor ocioso pode ser entendido quando o motor está operando, mas o veículo permanece estacionado. Ao se encontrar em estado de ociosidade, o veículo está completamente funcional. Tecnicamente, ele tem a capacidade de se movimentar a qualquer momento, mesmo quando está em ponto morto.

Minimizar o período de inatividade dos veículos representa uma abordagem simples para preservar e, inclusive, incrementar a eficiência no consumo de combustível em uma frota de veículos, especialmente diante do aumento dos preços.

Como o motor ocioso afeta o consumo de combustível

O motor ocioso tem um impacto considerável no consumo de combustível. Quando um veículo está parado com o motor ligado, ele continua a queimar combustível sem realizar qualquer deslocamento.

Além disso, o desgaste do motor pode aumentar devido a períodos prolongados em marcha lenta, afetando negativamente a eficiência a longo prazo. Outro fator é o consumo adicional de combustível, pois o motor ocioso contribui para a emissão desnecessária de poluentes.

Essa prática não só aumenta os custos operacionais, representando uma parcela significativa dos gastos totais, como também tem impactos ambientais negativos. Reduzir o tempo de ociosidade do motor é essencial para otimizar a eficiência do combustível, diminuir os custos e mitigar o impacto ambiental. 

Para conhecer outras práticas que podem ajudar a economizar combustível, baixe o ebook gratuito da Trimble!

E-book: Como economizar combustível na gestão de frotas?

Os preços dos combustíveis estão afetando as frotas de todo Brasil. Por isso, preparamos esse material para que saiba a me

Qual o impacto do motor ocioso para o meio ambiente?

A prática de deixar o motor ocioso tem impactos adversos consideráveis no meio ambiente. Quando um veículo está parado com o motor ligado, ele continua a emitir gases poluentes, como dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas, mesmo sem se movimentar. Essas emissões contribuem para a poluição do ar, o aquecimento global e podem afetar a qualidade do ar nas áreas circundantes.

Essa prática não apenas resulta em um consumo desnecessário de combustíveis fósseis, contribuindo para a exploração contínua de recursos naturais não renováveis, mas também pode ter efeitos indiretos na biodiversidade, afetando ecossistemas e a saúde de plantas e animais.

Portanto, reduzir a ociosidade do motor é não apenas uma prática econômica e eficiente em termos de combustível, mas também uma medida importante para minimizar os impactos negativos no meio ambiente.

Quer saber mais sobre como aliar a sustentabilidade na gestão da sua frota? A Trimble preparou um material completo sobre o assunto. Baixe gratuitamente a seguir:

Como reduzir a ociosidade do motor na frota

É essencial manter um controle preciso das informações sobre a ociosidade de cada veículo na frota. Diariamente, é necessário ter conhecimento sobre quais veículos permanecem parados com o motor ligado e por quanto tempo.

A utilização de uma ferramenta de telemetria veicular se mostra crucial para auxiliar os gestores nessa tarefa. Essa tecnologia identifica os momentos de ociosidade, registrando todos esses eventos na plataforma de gestão de frotas, onde a performance de cada carro pode ser acompanhada por meio de relatórios.

Dessa forma, o gestor pode ter acesso a relatórios diários que detalham a ociosidade do motor de cada veículo. Além disso, a ferramenta permite a geração de alertas em tempo real sempre que um veículo excede um determinado período de tempo com o motor ocioso. Essa informação possibilita que o gestor trabalhe na conscientização dos motoristas, apresentando dados concretos e explicando o impacto dessa prática na política da empresa.

Conheça o Trimble Duo Display

A telemetria é uma grande aliada, porém, muitas vezes, o motorista só recebe um feedback após concluir a viagem, tendo que colocar em prática algumas ações somente na sua próxima operação. Com o Trimble Duo Display, o motorista consegue saber em tempo real o estado do motor. Dessa forma, ele pode corrigir sua postura no mesmo instante e identificar o erro com mais facilidade.

A longo prazo, tem-se uma direção mais consciente e segura. Além de alertas de motor ocioso, a solução também indica se há excesso de velocidade, movimentos bruscos, entre outras ações que podem ser negativas. Tudo isso por um dispositivo que é instalado na cabine para o motorista receber os feedbacks instantaneamente. 

Conclusão

Em um cenário onde a eficiência operacional e a responsabilidade ambiental se entrelaçam, a redução da ociosidade do motor emerge como uma prioridade na gestão de frotas. Estratégias que visam conscientizar os motoristas sobre os impactos do motor ocioso são essenciais, assim como a implementação de tecnologias como a telemetria.

Além disso, soluções inovadoras, como o Trimble Duo Display, oferecem uma abordagem em tempo real para mitigar a ociosidade, promovendo uma direção mais consciente e segura. A Trimble, comprometida com esses princípios, oferece recursos valiosos para orientar gestores de frotas nesse caminho, fale conosco para saber mais!

Autor

redacao.massi

redacao.massi

Agência de Marketing parceira na produção de conteúdo para Trimble Transportation Latam, equipe especialista em estratégia SEO.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário