Saiba a importância do controle do excesso de velocidade na frota

| Por: redacao.massi

Ultrapassar a velocidade permitida acarreta não apenas em multas e aumento de despesas, mas também eleva os perigos associados às operações de transporte. Isso resulta em maior probabilidade de acidentes de trânsito, tombamento de cargas e maior desgaste das peças mecânicas. Como consequência, os gastos com manutenção da frota aumentam, enquanto a vida útil dos veículos diminui.

É essencial que todos os gestores de frotas tenham como meta a redução a zero dos casos de excesso de velocidade, pois representam um grande risco para a operação. Além de representarem custos adicionais, essas práticas também colocam em risco a vida dos motoristas e prejudicam a reputação da empresa diante da sociedade.

A seguir, veja os perigos do excesso de velocidade, os motivos pelos quais a velocidade deve ser controlada e como fazer um bom controle.

O que é excesso de velocidade?

Existem variações nos limites de velocidade nas estradas brasileiras, portanto, conduzir em alta velocidade não é equivalente a ultrapassar o limite permitido. Dessa forma, o excesso de velocidade ocorre quando se excede o limite estabelecido em uma dessas vias.

Os limites de velocidade são determinados levando em consideração vários fatores, como o tipo e a geometria da via, as condições de tráfego e a categoria dos veículos que transitam nela. Além disso, conflitos de tráfego e condições climáticas adversas também influenciam na definição de uma velocidade segura para dirigir.

É crucial destacar que uma velocidade segura está relacionada à capacidade de frear caso ocorra uma situação inesperada no percurso do motorista.

Excesso de velocidade e seus perigos

Quando se dirige em excesso de velocidade, o tempo necessário para frear o veículo aumenta, aumentando também a probabilidade de perda de controle por parte do motorista e reduzindo sua capacidade de antecipar possíveis perigos. Como resultado, o risco de acidente é significativamente ampliado, assim como a gravidade das lesões quando ocorrem.

Ultrapassar a velocidade permitida acarreta não apenas em multas e aumento de despesas, mas também eleva os perigos associados às operações de transporte.

Por isso é tão importante fazer o controle de velocidade na gestão de frotas. Além de proporcionar mais segurança, também ajuda na redução de custos. A tecnologia é uma importante aliada para uma gestão eficiente e, consequentemente, para a prevenção de acidentes na frota.

Baixe o e-book gratuito da Trimble para conhecer como a tecnologia impacta na direção defensiva e na segurança nas pistas.

Guia: Como utilizar a tecnologia na prevenção de acidentes de trânsito em sua frota?

Para entender melhor essa relação e que tipos de medidas você pode adotar, não deixe de ler o guia completo!

Por que controlar o excesso de velocidade na frota?

A implementação do controle de velocidade tem um impacto significativo na redução dos custos operacionais. No entanto, os benefícios de manter a velocidade ideal vão além da economia financeira. Além de economizar gastos, o controle de velocidade pode gerar vantagens adicionais para o veículo, sua manutenção e, claro, na proteção da vida do condutor e de quem trafega nas vias.

A seguir, veja os impactos do controle do excesso de velocidade na frota.

Economia de manutenção

Quando um motorista da empresa dirige em alta velocidade, há não apenas o risco de receber uma multa por excesso de velocidade, mas também de desgastar desnecessariamente o veículo. Componentes essenciais para o bom desempenho, como pneus, suspensão e freios são prematuramente desgastados, resultando em visitas mais frequentes ao mecânico do que o normal.

Assim, a cada quilômetro rodado acima da velocidade indicada, o custo de manutenção aumenta. Um veículo pesado que trafega muito acima da velocidade, representa um aumento expressivo nos gastos de manutenção.

Preservação dos pneus

A velocidade influencia diretamente a frequência de rotação dos pneus. Quando os pneus giram em alta velocidade, sua temperatura aumenta. Quanto mais elevada a temperatura dos pneus, maior é o desgaste que eles sofrem. Portanto, a velocidade do veículo está diretamente relacionada à preservação dos pneus.

Menos riscos de acidentes

O excesso de velocidade é responsável pela ocorrência de um grande número de acidentes graves no trânsito. Isso acontece devido a um efeito direto da alta velocidade: a redução do ângulo de visão.

Quando você está em alta velocidade, seu campo de visão se estreita significativamente. Assim, não é possível perceber o que está ao redor lateralmente. A visão fica restrita a um único ponto à frente, o que o impede de notar imprevistos que poderiam ter sido evitados em uma velocidade mais baixa.

Menores gastos com multas

Dirigir em excesso de velocidade pode ter impactos negativos em sua empresa como um todo. Multas por infrações de velocidade, especialmente aquelas que resultam em acidentes, podem gerar despesas significativas para sua empresa.

Além do prejuízo à reputação da empresa. Qualquer veículo que exiba a marca da sua empresa está representando e promovendo a imagem da sua empresa. O excesso de velocidade reflete negativamente nos negócios e pode afetar a reputação da sua empresa de forma negativa.

Tecnologias para reduzir excesso de velocidade

O uso da telemetria pode oferecer suporte ao treinamento de motoristas, avaliação de desempenho e controle dentro da sua empresa. Esse sistema permite a coleta de diversos dados do veículo, como posição por GPS, rotações por minuto (RPM), temperatura do motor, velocidade, status da ignição, aceleração, frenagem e curvas bruscas. 

Com base nessas informações, os gestores podem ser alertados sobre comportamentos de condução inadequados, criar rankings dos melhores motoristas e direcionar treinamentos para eliminar hábitos indesejados. Além disso, é possível utilizar esse sistema para identificar o motorista responsável por uma multa, com base nos registros de data e hora.

Essa ferramenta também permite o controle dos limites de velocidade, permitindo que os gestores estabeleçam limites específicos para cada veículo e recebam alertas caso esses limites sejam ultrapassados.

Todos esses indicadores de desempenho têm um papel fundamental ao mostrar os resultados das ações implementadas e identificar áreas que podem ser aprimoradas. Portanto, contar com um sistema de Business Intelligence é uma ferramenta essencial para que o gestor de frota possa tomar decisões precisas e alcançar resultados cada vez melhores.

Conclusão

A melhor maneira de controlar a velocidade na gestão de frotas é utilizando uma solução de telemetria. Com ela, além de controlar a velocidade, também é possível medir indicadores importantes para uma boa gestão de frotas, redução de custos e aumento da segurança.

Para ter o melhor software do mercado conte com a Trimble, especialista em desenvolver soluções para uma operação mais segura e conectada. Com a nossa telemetria você pode integrar outras soluções, como o sensor de fadiga e o videomonitoramento, tendo uma operação ainda mais segura. 

Você também pode contar com a nossa inteligência artificial para criação de rotagramas, ranking de motoristas, trilhas de desenvolvimento e muitos outros recursos para zerar as infrações na sua frota. Fale conosco e saiba mais!

Converse com nossos especialistas hoje

Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

Autor

redacao.massi

redacao.massi

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário