Descubra como a tecnologia na gestão de frota pode melhorar a retenção de talentos

| Por: Emanuele Almeida

A grande rotatividade e pouca retenção de talentos de funcionários é um fator preocupante para muitas empresas, pois muitas vezes pode ser provocado por insatisfação, sobrecarga de trabalho, entre outros fatores. 

Para diminuir esse processo e conseguir fazer a retenção de talentos com mais facilidade, é fundamental entender o que pode gerar a rotatividade e buscar soluções ágeis e eficientes.

Continue a leitura e entenda mais sobre quais são os principais motivos da alta rotatividade dos motoristas, a importância de reter talentos, como a tecnologia auxilia nesse processo e quais são as ações necessárias para criar um ambiente de trabalho mais seguro e gerenciar melhor o tempo.

As principais causas de alta rotatividade dos motoristas

Da mesma forma que o salário já não é mais o fator responsável pela retenção de talentos, ele também não é a principal causa da alta rotatividade dos motoristas. 

Entre as causas mais comuns, listamos as 7 principais:

  1. Falta de confiança no líder;
  2. Ausência de identificação com o cargo;
  3. Conflitos com membros da equipe;
  4. Sobrecarga de trabalho;
  5. Falta de oportunidades de crescimento;
  6. Ausência de identificação com as políticas e valores da empresa;
  7. Insatisfação com a comunicação interna.

Somado a isso, empresa também enfrenta as seguintes consequências:

O que pode influenciar a baixa retenção de talentos?

Para reter talentos, atualmente, a empresa precisa oferecer fatores que gerem interesse nos possíveis colaboradores além da questão salarial.

Se a retenção de talentos do seu negócio está em um ritmo baixo ou é um processo bastante difícil, a razão talvez seja a ausência de algum dos itens abaixo:

Por que é importante reter talentos?

Promova um boa experiência para o colaborador e garanta a retenção de talentos
Promover uma boa experiência para o colaborador tem como consequência a retenção dos talentos.

Os colaboradores são uma dos principais fatores de sucesso de qualquer empresa, pois são eles que movimentam os processos e demais atividades.

Considerando toda a competitividade do mercado, principalmente no setor de logística, ter profissionais de alta performance na equipe é uma imensa vantagem.

Em suma, além da retenção de talentos, é preciso mantê-los na empresa. Esse resultado pode ser alcançado através de abordagens humanizadas, premiações, reconhecimento, leveza no ambiente, entre outros pontos. 

A junção desses fatores irá resultar em uma equipe muito mais motivada e disposta a realizar as tarefas, fazendo-as não somente por obrigação, mas pelo desejo de ver e alcançar bons resultados.

A importância da retenção de talentos, inclusive, é válida também para contribuir com a lucratividade e rentabilidade dos negócios. Logo, os benefícios dessa ação são estendidos a longo prazo, proporcionando diversas vantagens para a empresa. Ou seja, é um investimento com um excelente retorno.

Acesse o material disponível abaixo e saiba mais sobre o ROI na gestão de frotas.

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Benefícios da retenção de talentos

    Além de auxiliar no clima organizacional e na lucratividade, listamos abaixo outros 6 benefícios gerados pela retenção de talentos:

    1. Atração de novos talentos;
    2. Ambiente de trabalho mais agradável;
    3. Maior sensação de bem-estar proporcionada aos colaboradores;
    4. Aumento da vantagem competitiva;
    5. Crescimento nos níveis de engajamento;
    6. Otimização da produtividade.

    Como a tecnologia ajuda na retenção de talentos

    Uma empresa que investe em tecnologia e busca constantemente pela inovação já tem muito mais chances de reter talentos do que aquelas que não procuram pela modernização. 

    Atualmente, para um grande número de profissionais, é primordial estar em uma companhia que utiliza ferramentas aliadas à tecnologia. Por meio de recursos tecnológicos, é possível realizar uma medição dos níveis de satisfação e engajamento dos colaboradores. 

    Com essa margem definida, os gestores ganham dados seguros para compreender quais são os pontos fortes da empresa, o que precisa ser alterado e, assim, desenvolver estratégias para que a atratividade aumente.

    O investimento na capacitação da equipe, por meio de aparelhos tecnológicos, é uma medida que também contribui na retenção de talentos, pois os colaboradores se sentem mais valorizados e incluídos nos planos futuros da empresa, além de ganharem novas habilidades.

    Ambiente de trabalho mais seguro

    A segurança e o bem-estar sempre foram fatores primordiais, especialmente no local de trabalho, e hoje são pontos extremamente valorizados.

    As ações que contribuem para um ambiente mais seguro devem ser iniciadas desde o processo de retenção de talentos, compartilhando com os candidatos quais são as medidas adotadas pela empresa e as ferramentas que auxiliam no mantimento da segurança.

    A tecnologia é uma excelente aliada para agregar na segurança da empresa. Há ferramentas, como é o caso da telemetria, que atuam na proteção direta de muitas maneiras, auxiliando desde a proteção dos dados até mesmo na diminuição dos riscos de acidentes nas estradas.

    Baixe o material gratuito da Trimble e saiba mais sobre como essa ferramenta tecnológica é vantajosa para a gestão de frotas.

    E-book: Tudo o que você precisa saber sobre telemetria e gestão de frotas

    O que é telemetria veicular e como ela atua na gestão de frotas? Descubra baixando o material!

    Melhor gerenciamento de tempo

    Na retenção de talentos, sinalizar que há um bom gerenciamento de tempo é altamente atrativo. Principalmente no setor de transportes, os períodos de trabalho saudáveis e seguros são muito valorizados, especialmente pelos motoristas.

    Logo, criar uma política de horários onde o tempo é distribuído de uma forma correta e sem exaustão é uma vantagem muito grande diante das demais empresas. 

    É uma medida que contribui para o bem-estar dos colaboradores e até mesmo com a lucratividade, visto que uma equipe que tem uma boa gestão de tempo é muito mais produtiva e motivada.

    Conheça o Trimble Duo Display

    O Trimble Duo Display representa uma inovação significativa no campo da gestão de frotas, especialmente quando se trata da retenção de talentos. Projetado para mudar a experiência do motorista com as tecnologias de monitoramento de comportamento, esse dispositivo oferece uma série de benefícios que não apenas melhoram a segurança e eficiência das operações, mas também contribuem para a satisfação e desenvolvimento profissional dos condutores.

    Ao quebrar a barreira entre os dados apresentados no sistema e diminuir a necessidade de intervenção de um gestor, o Trimble Duo Display proporciona feedback automático e em tempo real sobre a dirigibilidade do motorista. 

    Essa abordagem permite que os condutores monitorem seu desempenho durante as viagens, controlem o consumo de combustível e recebam alertas de segurança imediatos, entre outras funções essenciais para uma condução mais segura e eficiente.
    Ao fornecer aos motoristas as ferramentas e recursos necessários para aprimorar seu desempenho e progredir em suas carreiras, esse dispositivo contribui para a satisfação e engajamento dos profissionais, promovendo uma cultura organizacional de valorização e desenvolvimento contínuo.

    Conclusão

    A retenção de talentos é uma prática que eleva a competitividade da empresa e é um grande diferencial diante das demais. É uma ação que, além de contribuir para reter profissionais de alta performance, proporciona benefícios também para vários processos internos da empresa, melhorando os resultados e o engajamento da equipe.

    A telemetria é uma das ferramentas tecnológicas que contribuem ativamente com a retenção de talentos, a segurança e outros pontos de extrema importância da empresa. Agende uma reunião com nossos especialistas e saiba mais! 

    Converse com um de nossos especialistas

    Torne sua operação mais rentável, produtiva e econômica!

    Bianca Biazotto Moris - Massi Digital

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário