Excesso de velocidade na frota: como evitar multas e acidentes?

| Por: redacao.massi

O excesso de velocidade é uma das principais causas de risco de acidentes nas estradas do Brasil, de acordo com dados da Confederação Nacional de Transporte. É inegável que os gestores de frota desempenham um papel importante em ajudar a reduzir o número de acidentes e multas. No entanto, para combater o excesso de velocidade na frota, é necessário agir. 

Todo gestor de frotas deve ter como objetivo a redução a zero dos excessos de velocidade na sua frota e multas de trânsito. Além de representarem custos adicionais, também representam um risco à vida e prejudicam a imagem da empresa.

Neste artigo, trazemos os principais tipos de multas por excesso de velocidade e opções para solucionar esse problema. Acompanhe.

Tipos de multa por excesso de velocidade

No Brasil, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) de 1997 é o instrumento legal que estabelece punições para motoristas que excedem o limite de velocidade. As alterações na legislação introduziram o sistema de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e novos tipos de multas por excesso de velocidade.

Um exemplo disso é que a multa será mais alta quanto maior for a velocidade do veículo. O novo CTB define três tipos de infrações nessa situação. Além disso, há uma quarta infração relacionada à velocidade, na qual é multado quem trafega abaixo do limite permitido.

Veja os detalhes de cada tipo de multa:

I. Excesso de velocidade de até 20% acima do limite permitido: Segundo o artigo nº 218, inciso I, do CTB, nesse caso, a infração é considerada média e está sujeita a multa.

II. Excesso de velocidade entre 20% e 50% acima do limite permitido: Conforme o inciso II do artigo 218, essa infração é classificada como grave, resultando em multa. Por exemplo, se o limite de velocidade é de 80 km/h, um condutor será enquadrado neste inciso se estiver trafegando entre 96 e 120 km/h.

III. Excesso de velocidade acima de 50% do limite permitido: a lei é ainda mais rigorosa com aqueles que colocam em risco a própria vida e a de terceiros. O inciso III do artigo 218 estabelece que essa infração é gravíssima e acarreta multa três vezes maior, suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão da CNH. Por exemplo, em uma via com limite de 80 km/h, qualquer velocidade acima de 120 km/h será passível de multa.

É importante ter atenção especial em áreas urbanas, onde o limite de velocidade geralmente é menor. Por exemplo, se o limite máximo é de 40 km/h, qualquer velocidade acima de 60 km/h já é considerada uma infração gravíssima.

Além disso, há também a multa por dirigir abaixo do limite permitido. Embora seja menos comum, o artigo nº 62 do CTB estabelece que nenhum veículo deve trafegar em velocidade inferior a 50% do limite máximo permitido. Portanto, em uma via com limite de 80 km/h, é proibido dirigir abaixo de 40 km/h.

O excesso de velocidade é uma das principais causas de risco de acidentes nas estradas do Brasil, de acordo com dados da Confederação Nacional de Transporte.

No entanto, existem circunstâncias atenuantes para a aplicação de multas nesse caso. A Resolução 371/10 do Contran estabelece que a multa por baixa velocidade não se aplica quando as condições de tráfego não permitem aumentar a velocidade, as condições meteorológicas são adversas ou o condutor está na faixa da direita.

É importante notar que os radares normalmente são utilizados para detectar o excesso de velocidade e não a velocidade abaixo do limite. Portanto, a multa por baixa velocidade deve ser sempre aplicada por agente de trânsito

Excesso de velocidade e o risco de acidente

Embora nem todos os fatores que contribuem para acidentes de trânsito sejam completamente compreendidos, especialistas concordam que o excesso de velocidade é uma das principais causas de morte em acidentes automobilísticos.

Quando um veículo está em alta velocidade, o tempo necessário para frear é prolongado, aumentando a probabilidade de perda de controle do veículo e diminuindo a capacidade do motorista de antecipar possíveis perigos. Isso resulta em um aumento significativo no risco de acidentes e na gravidade das lesões quando eles ocorrem.

O excesso de velocidade é a infração mais cometida, ou a mais flagrada, no Brasil, de acordo com dados do RENAINF – Registro Nacional de Infrações de Trânsito, sistema coordenado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Sendo tão perigoso e uma das infrações mais cometidas pelos motoristas, como solucionar esse problema? Aqui entre o papel da tecnologia e no caso das frotas uma boa gestão. Para entender melhor essa relação e que tipos de medidas o gestor pode adotar, baixe o e-book gratuito da Trimble.

Guia: Como utilizar a tecnologia na prevenção de acidentes de trânsito em sua frota?

Para entender melhor essa relação e que tipos de medidas você pode adotar, não deixe de ler o guia completo!

Como reduzir o excesso de velocidade da frota?

Velocidade excessiva não resulta apenas em multas, como visto, também pode causar acidentes graves. Por isso, é fundamental controlar esse aspecto. A seguir, confira algumas ações para ajudar a reduzir os prejuízos desse tipo de conduta nas operações

1 - Planejamento de rotas

Quando os condutores não estão sob pressão para chegar a compromissos pontuais ou voltar rapidamente para casa, a opção de dirigir em alta velocidade se torna menos atraente.

Nesse sentido, é possível planejar rotas alternativas para evitar congestionamentos de tráfego conhecidos, ruas mal pavimentadas e com dirigibilidade comprometida.

2 - Programa de recompensas

Em sua essência, um programa de incentivo para motoristas tem como objetivo promover comportamentos de direção seguros e produtivos por meio de recompensas e reconhecimento positivo.

Os melhores programas de incentivo à segurança são baseados em sistemas meritocráticos imparciais, que auxiliam os gestores a estabelecer melhores relações com seus motoristas. 

Além de ajudar a reduzir acidentes e infrações, também auxilia na redução de custos operacionais,  aumento da produtividade para motoristas e veículos, melhoria na motivação dos colaboradores e aumento da retenção de motoristas

3 - Ranking de motoristas

Ao implementar um sistema de ranking de motoristas, vinculado a um programa de incentivos, o gestor tem acesso centralizado às principais métricas de todos os condutores, abrangendo desde o tempo de viagem até ocorrências de excesso de velocidade.

Essa abordagem permite avaliar o desempenho individual de cada motorista e comparar grupos de condutores, identificando tendências positivas e negativas em relação ao comportamento no trânsito

Tecnologias que auxiliam no controle do excesso de velocidade

A telemetria é fundamental para qualquer programa de segurança de frota, fornecendo informações objetivas sobre o desempenho dos motoristas.

Ao utilizar uma plataforma de telemetria, é possível estabelecer uma linha de base para as atividades de velocidade, definir regras e acompanhar o progresso em direção às metas estabelecidas.

Com um relatório de velocidade baseado na telemetria, os gestores de frota podem acessar informações como um ranking dos motoristas que excedem a velocidade máxima permitida com mais frequência, por exemplo. 

Dessa forma, pode-se criar ações educacionais focadas nos erros mais cometidos, a fim de conscientizar e treinar os motoristas. Assim como implementar políticas de recompensa para bons motoristas. 

Há várias razões pelas quais os gestores ou empresas optam por investir em uma nova tecnologia. No entanto, antes de fazer esse investimento, é importante analisar se ela realmente atende às expectativas e necessidades específicas. 

Para auxiliar nessa análise, destacamos os pontos mais importantes que uma boa tecnologia de gestão de frotas deve possuir, bem como o retorno financeiro sobre o investimento realizado. Baixe o material completo no link abaixo.

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Conclusão

    Além das multas, o excesso de velocidade acarreta em custos adicionais, aumentando os riscos operacionais no transporte. Isso inclui maiores chances de acidentes de trânsito, tombamento de cargas e desgaste acelerado das peças mecânicas, resultando em custos mais elevados de manutenção da frota e redução da vida útil dos veículos.

    A telemetria pode ajudar a reduzir as infrações, estabelecer um ranking de motoristas, criar rotogramas e, ainda, ajudar em outros aspectos operacionais e logísticos da frota. Fale com os especialistas da Trimble e garanta a melhor tecnologia para a sua frota, zerando as ocorrências por excesso de velocidade! 

    Converse com nossos especialistas hoje

    Sua frota apresentaria resultados ainda mais efetivos usando a tecnologia correta. Fale conosco agora!

    Autor

    redacao.massi

    redacao.massi

    Agência de Marketing parceira na produção de conteúdo para Trimble Transportation Latam, equipe especialista em estratégia SEO.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário