Sistema de gestão de frotas: O que é e como utilizar?
O uso de sistema de gestão de frotas para operações de transporte e caminhões tem aumentado bastante ao redor do Brasil. Esse fato se dá por razões diversas, dentre elas o aumento da trajetória de adoção tecnológica no país.
Por dar a possibilidade de avaliar o que acontece com múltiplos veículos, esse tipo de solução atravessa os segmentos dos mais diversos mercados.
Por isso, seus usuários em potencial são ilimitados.
Alguns gestores, ao pensar em sistema de gestão de frotas, pensam automaticamente em rastreamento de caminhão. Porém, existem muitos mais benefícios em utilizar tecnologias para além do simples acompanhamento da localização do veículo.
Além de rastrear, esse sistema oferece a possibilidade de aumentar a segurança através da gestão de riscos e acompanhar o comportamento do condutor. Através dele, é possível identificar pontos de melhoria na performance dos motoristas e na frota como um todo.
1. O que é um sistema de gestão de frotas?
2. Por que investir em um sistema de gestão de frotas?
3. Como interpretar os dados de um sistema de gestão de frotas?
O que é um sistema de gestão de frotas?

Esse tipo de sistema é usado por empresas para coletar informações sobre a sua própria operação logística. Assim, ele torna mais fácil a administração de recursos como um todo, visando aumentar o lucro e a segurança dos motoristas envolvidos.
Para fazer a composição de todo o sistema de acompanhamento, é possível ter diversas tecnologias, como:
Por que investir em um sistema de gestão de frotas?
“Os dados fornecidos pelo sistema ajudam a identificar problemas que não vemos com nossos próprios olhos”, afirma Chris Orban, vice-presidente da Trimble Transportation.
Dentre suas funcionalidades, a tecnologia é essencial para o monitoramento de comportamentos de risco na segurança e na economia da empresa. Orban afirma: “Os dados fornecidos pela telemetria unidos ao sensor de fadiga podem ser usados para acompanhar a necessidade de descanso dos motoristas e otimizar o tempo.”
O valor dessas soluções está na compreensão total da sustentabilidade do veículo e do motorista como um todo, possibilitando ações de correção, prevenção e manutenção.
“O valor desse sistema está na identificação de comportamentos padrões que afetam a lucratividade da empresa”, diz Orban.
Dentre esses comportamentos, destacam-se:
- Atrasos na rota
- Gastos com combustível
- Rotas com alto índice de incidentes
- Motor parado-ligado
- RPM excessivos
- Comportamentos indevidos
- Produtividade dos motoristas

E-book gratuito: Por que monitorar comportamento de motoristas?
Entenda como a tecnologia age no monitoramento de comportamentos, reduzindo de custos e prevenindo acidentes.
Como interpretar os dados de um sistema de gestão de frotas?
Para que o sistema atue de forma efetiva, é essencial que haja uma interpretação estratégica dos dados fornecidos.
No dia a dia, como isso é possível? Veja aqui:
1. Acompanhamento de indicadores
Sistemas de gestão fornecem diversas informações. Cabe ao gestor que o utiliza selecionar quais são os indicadores mais importantes para sua frota e acompanhar periodicamente para entender a performance da operação como um todo.
2. Plano de ação a partir dos indicadores
Além de acompanhar os indicadores disponíveis, outro ponto muito importante é utilizar os dados fornecidos para planejar ações que possam melhorar os resultados apresentados pela operação. Com o sistema de gestão de frotas, é possível acompanhar dados como o comportamento de motoristas e performance de veículos, e esses devem ser levados em consideração na hora de tomar uma decisão estratégica.
“Implementando esse tipo de sistema, as operações podem efetivamente transformar dados em ações e insights para melhorar ainda mais suas performances.” – diz Orban.
Utilizando o sistema de gestão de frotas correto, sua operação estará cada vez mais pronta para alcançar resultados expressivos. Converse com a Trimble para otimizar a sua frota!

Soluções para uma frota mais econômica
Tecnologia para economizar recursos e tornar sua operação ainda mais segura e rentável:
- Fonte: Trimble Transportation US
Deixe seu comentário