Sistema de gestão de frotas: O que é e como utilizar?

| Por: redacao.massi

O uso de sistema de gestão de frotas para operações de transporte e caminhões tem aumentado bastante ao redor do Brasil. Esse fato se dá por razões diversas, dentre elas o aumento da trajetória de adoção tecnológica no país.

Por dar a possibilidade de avaliar o que acontece com múltiplos veículos, esse tipo de solução atravessa os segmentos dos mais diversos mercados.

Por isso, seus usuários em potencial são ilimitados.

Alguns gestores, ao pensar em sistema de gestão de frotas, pensam automaticamente em rastreamento de caminhão. Porém, existem muitos mais benefícios em utilizar tecnologias para além do simples acompanhamento da localização do veículo.

Além de rastrear, esse sistema oferece a possibilidade de aumentar a segurança através da gestão de riscos e acompanhar o comportamento do condutor. Através dele, é possível identificar pontos de melhoria na performance dos motoristas e na frota como um todo.

1. O que é um sistema de gestão de frotas?

2. Por que investir em um sistema de gestão de frotas?

3. Como interpretar os dados de um sistema de gestão de frotas?

O que é um sistema de gestão de frotas?

Esse tipo de sistema é usado por empresas para coletar informações sobre a sua própria operação logística. Assim, ele torna mais fácil a administração de recursos como um todo, visando aumentar o lucro e a segurança dos motoristas envolvidos.

Para fazer a composição de todo o sistema de acompanhamento, é possível ter diversas tecnologias, como:

Como funciona um sistema de gestão de frota?

Um sistema de gestão de frotas representa o parceiro essencial para os profissionais envolvidos na logística e administração, que enfrentam diariamente o desafio de coordenar a movimentação de veículos dentro de suas organizações.

Semelhante a um software de administração empresarial, mas com uma abordagem de programação sutilmente diferente, esse sistema desempenha a função de uma plataforma direcionada à gestão individual de cada veículo pertencente à frota.

A utilização eficaz de um sistema de gestão de frota reside na compreensão da tecnologia e na maneira como ela é aplicada. É necessário analisar os dados fornecidos pela ferramenta e desenvolver estratégias que otimizem a utilização do tempo, reduzam os custos e aprimorem os resultados.

Nesse contexto, o sistema de controle de frotas opera através de dispositivos de rastreamento conectados aos veículos em questão. Esses dispositivos coletam informações e as transmitem a um centro de operações, onde são compiladas e transformadas em insights valiosos que informam as decisões comerciais.

No entanto, as possibilidades vão além de simplesmente coordenar horários de entrada e saída dos veículos, planejar rotas, monitorar controle de gastos de viagem, acompanhar as jornadas dos motoristas e outras tarefas básicas.

Uma ampla gama de recursos está disponível para monitorar tanto a produtividade individual quanto o desempenho coletivo da equipe, oferecendo dados que têm o potencial de impulsionar a eficiência operacional da empresa.

Por que investir em um sistema de gestão de frotas?

“Os dados fornecidos pelo sistema ajudam a identificar problemas que não vemos com nossos próprios olhos”, afirma Chris Orban, vice-presidente da Trimble Transportation.

Dentre suas funcionalidades, a tecnologia é essencial para o monitoramento de comportamentos de risco na segurança e na economia da empresa. Orban afirma: “Os dados fornecidos pela telemetria unidos ao sensor de fadiga podem ser usados para acompanhar a necessidade de descanso dos motoristas e otimizar o tempo.” 

O valor dessas soluções está na compreensão total da sustentabilidade do veículo e do motorista como um todo, possibilitando ações de correção, prevenção e manutenção. 

“O valor desse sistema está na identificação de comportamentos padrões que afetam a lucratividade da empresa”, diz Orban.

Dentre esses comportamentos, destacam-se:

E-book gratuito: Por que monitorar comportamento de motoristas?

Entenda como a tecnologia age no monitoramento de comportamentos, reduzindo de custos e prevenindo acidentes.

Principais funções de um sistema de gestão de frotas

A seguir, iremos apresentar as principais tecnologias empregadas em um sistema de gerenciamento de frota avançado. Acompanhe!

Rastreamento

A funcionalidade de rastreamento proporciona ao gestor a localização em tempo real de cada veículo. Isso permite um controle mais preciso das operações, contribuindo para a melhoria da eficiência e da segurança.

Monitoramento

O monitoramento veicular acompanha, controla e coleta informações dos veículos da frota. Isso possibilita o acompanhamento da posição, velocidade, direção e estado do veículo, bem como o controle da manutenção e outros dados relevantes.

Telemetria

A telemetria envolve a coleta remota de dados de um veículo em movimento. Entre os dados coletados estão a velocidade, o consumo de combustível, a temperatura do motor, entre outros.

Videomonitoramento e sensor de fadiga

O videomonitoramento é uma tecnologia que vai além. Utilizando câmeras internas e externas, além de gravar imagens, ela usa inteligência artificial para detectar comportamentos de risco, como fadiga e imprudência, por parte dos motoristas.

Sons de alerta são emitidos para chamar a atenção dos motoristas e alertá-los sobre a periculosidade de suas ações. As gravações desses eventos são armazenadas para que os gestores possam revisá-las através da plataforma.

Os benefícios para o gerenciamento de frotas são variados e incluem:

– Redução de acidentes e multas;

– Uso das imagens para investigações de acidentes, furtos e roubos;

– Educação dos motoristas para evitar comportamentos arriscados;

– Identificação de áreas para melhoria no comportamento dos motoristas, direcionando treinamentos de forma mais eficaz.

Dar insights automáticos para a operação

Um sistema de gestão de frotas também precisa dar insights automáticos para o gestor.  Isso é possível com o uso da Inteligência Artificial. Por exemplo, a Trimble conta com funções exclusivas para trilhas de desenvolvimento e predição de acidentes.  

As trilhas de desenvolvimento ajudam a deixar mais claro os principais pontos críticos da operação e estabelecer metas de atuação, classificando a operação por níveis: Crítico, Aperfeiçoamento, Evolução e Excelência

Já a predição de acidentes funciona a partir dos dados de telemetria e sensor de fadiga. Nossa tecnologia registra todo o histórico de comportamento dos motoristas e atribui uma nota de segurança. Isso ajuda a saber quais os motoristas e unidades organizacionais com maior risco, rotas inseguras e evolução da segurança da frota em um único recurso.

A partir da inteligência artificial, geram-se insights valiosos para cada operação e direcionamento para as ações que precisam ser tomadas para tornar as frotas mais seguras e produtivas.

Como interpretar os dados de um sistema de gestão de frotas?

Para que o sistema atue de forma efetiva, é essencial que haja uma interpretação estratégica dos dados fornecidos.

No dia a dia, como isso é possível? Veja aqui: 

1. Acompanhamento de indicadores

Sistemas de gestão fornecem diversas informações. Cabe ao gestor que o utiliza selecionar quais são os indicadores mais importantes para sua frota e acompanhar periodicamente para entender a performance da operação como um todo.

2. Plano de ação a partir dos indicadores

Além de acompanhar os indicadores disponíveis, outro ponto muito importante é utilizar os dados fornecidos para planejar ações que possam melhorar os resultados apresentados pela operação. Com o sistema de gestão de frotas, é possível acompanhar dados como o comportamento de motoristas e performance de veículos, e esses devem ser levados em consideração na hora de tomar uma decisão estratégica.

“Implementando esse tipo de sistema, as operações podem efetivamente transformar dados em ações e insights para melhorar ainda mais suas performances.” – diz Orban.

Utilizando o sistema de gestão de frotas correto, sua operação estará cada vez mais pronta para alcançar resultados expressivos. Converse com a Trimble para otimizar a sua frota!

Soluções para uma frota mais econômica

Tecnologia para economizar recursos e tornar sua operação ainda mais segura e rentável:

Como escolher o melhor sistema para a minha frota?

Após uma compreensão detalhada do que envolve um sistema de gerenciamento de frota, a tarefa de selecionar a ferramenta mais adequada às necessidades da sua empresa se torna consideravelmente mais simples.

É de extrema importância que o gestor avalie as funcionalidades oferecidas pelo recurso, bem como suas eventuais limitações, sempre com o propósito de entender de que forma elas irão contribuir para otimizar as operações cotidianas.

Além disso, é recomendável verificar a usabilidade e a amigabilidade da interface da plataforma, avaliar a qualidade do suporte ao cliente providenciado pela empresa provedora, verificar a frequência das atualizações do software e a possibilidade de personalização do sistema.

Todos esses aspectos, juntamente com a análise do investimento necessário, devem ser levados em consideração ao escolher um sistema de gerenciamento de frota que atenda às demandas específicas da sua empresa.

Para ter o melhor sistema na sua frota e ainda integrar os dados com outros dispositivos, fale com a Trimble! 

Como a inteligência artificial pode otimizar um sistema de gestão de frotas?

Investir em tecnologia, especialmente em soluções de Inteligência Artificial, é fundamental para otimizar os resultados de um sistema de gestão de frota. Além de reduzir riscos no processamento de dados, a Inteligência Artificial oferece contribuições significativas.

Ao detectar padrões e entender tendências, a aplicação da Inteligência Artificial no sistema de gestão de frota identifica comportamentos que podem levar a desperdícios e acidentes.

Convertendo essa inteligência artificial em recursos práticos, o sistema de gestão de frota abrange quatro principais áreas de otimização:

Além dessas funcionalidades, a integração da Inteligência Artificial ao sistema de gestão de frota oferece uma validação adicional, fortalecendo a análise comportamental dos motoristas com maior confiabilidade.

Aprimore seu sistema de gestão de frota com a Tassi, a solução de Inteligência Artificial da Trimble, e conquiste resultados notáveis!

Autor

redacao.massi

redacao.massi

Agência de Marketing parceira na produção de conteúdo para Trimble Transportation Latam, equipe especialista em estratégia SEO.

Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

Assine nossa newsletter

Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

    Deixe seu comentário