Boas práticas para uma logística de transporte efetiva

| Por: Emanuele Almeida

Falar de logística de transporte vai além da operação de frete. Ela abrange outras atividades logísticas e demanda de outros setores da empresa. É preciso ver a logística de transporte como estratégia, pois a forma como as empresas cuidam do seu setor logístico geram impactos nas vendas e na percepção que o cliente tem sobre o produto vendido.

Quando um produto sai de um local para outro, há um processo logístico acontecendo para que o elo entre as áreas aconteça da melhor forma possível, para que assim a mercadoria chegue no local certo, no tempo combinado e na qualidade prevista.

Por ser uma parte importante de uma empresa, reunimos boas práticas que podem ser aplicadas na logística de transporte para reduzir os custos e aumentar a produtividade. Confira!

O que é a logística de transporte?

A logística de transporte é uma parte da logística que tem como objetivo determinar qual é a forma mais econômica, ágil e segura para realizar uma entrega. Por isso, ela é um elo importante na relação entre a empresa e o cliente.

Neste processo são considerados diferentes aspectos que impactam diretamente na realização dos transportes, como: custos da operação, riscos envolvidos, prazos estipulados, tipos de carga, tipos de produto transportado, veículo mais indicado, volume transportado, distância, rota percorrida, tempo de deslocamento, entre outros.

Por isso que a logística de transporte deve ser bem planejada e executada. Somente essa organização garante que todas as etapas de transporte funcionem o melhor possível para não comprometer os ciclos de produção e venda de um produto. 

Principais tipos de logística do transporte

A logística do transportes abrange outras atividades logísticas e demanda de outros setores da empresa

A logística de transporte está diretamente relacionada à cadeia de suprimentos, que abrange as etapas do ciclo de vida de um produto, desde a compra de matéria-prima para sua fabricação até o descarte feito pelo consumidor final.

Essa cadeia é dividida em algumas etapas que você vai conhecer agora.

Importância da logística de transporte

A logística de transporte é fundamental para toda empresa que precisa fazer com que seus produtos cheguem aos seus clientes no momento certo, sem contratempos ou prejuízos. 

Assim, é essencial que as transportadoras invistam nos colaboradores e estejam sempre avaliando o desempenho do seu negócio. Com funcionários bem treinados e aptos para qualquer etapa do transporte de cargas, a fidelização de clientes tende a crescer, assim como o diferencial competitivo.

Justamente por ser tão importante, a tendência na logística e na cadeia de suprimentos é trabalhar com Transporte Conectado. O conceito dessa ideia está relacionado a uma cadeia de suprimentos onde todas as informações estão 100% interligadas. 

Para conhecer mais sobre o futuro da logística, baixe o material gratuito da Trimble sobre o assunto.

Transporte Conectado - Qual o futuro das tecnologias para operações logísticas?

Descubra se a sua empresa já está se preparando para o futuro das operações logísticas e conheça as tendências da Logística e da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) conectada.

Boas práticas para uma logística de transporte

Apesar de sua importância, a logística enfrenta muitos desafios, como a falta de segurança nas estradas, preço do combustível, falta de mão de obra qualificada, entre outros. Por isso, é essencial adotar boas práticas para ter uma logística de transporte eficaz.

1 - Roteirização das entregas

Ter um planejamento de rotas é fundamental, e isso não quer dizer somente saber o trajeto mais rápido. É necessário ter uma roteirização inteligente das entregas, considerando fatores que vão proporcionar um trajeto seguro, econômico e personalizado.

Por exemplo, com o Rotograma - uma funcionalidade dentro da Telemetria - há a possibilidade de  inserir dados sobre a perigosidade de um local determinado no mapa para reduzir riscos de acidentes em regiões específicas. 

Por meio do Rotograma, é possível analisar os riscos de uma rota antes mesmo do motorista trilhá-la. Isso permite uma avaliação sobre a segurança e a economia dos percursos, facilitando para a gestão da operação encontrar a rota mais adequada para os seus objetivos. 

2 - Monitoramento dos veículos e cargas

Além de ter colaboradores capacitados, é importante contar com um sistema digital que possibilite ter uma visão completa de cada operação, desde a ordem de serviço até a entrega final.

Com um sistema de Telemetria, é possível acompanhar o deslocamento dos veículos e acompanhar as condições do motorista e da carga. 

3 - Gerenciamento da frota

Os custos relacionados ao transporte impactam na logística e, muitas vezes, impedem a empresa de lucrar mais. Para resolver esse problema, é possível adotar softwares especializados na gestão de frota para gerenciar todos os processos relacionados aos veículos e trazer mais economia para a transportadora.

A partir de um software de telemetria, é possível ter dados sobre manutenção preventiva, controle de combustível, controle de pagamentos, multas e outras funcionalidades que otimizam e reduzem os custos com a frota, além de trazer mais vida útil aos veículos.

4 - Investimento em tecnologia

Não tem como fugir das ferramentas digitais na logística. Os softwares são fundamentais para qualquer negócio hoje em dia, principalmente no setor de transporte de cargas.

As tecnologias especializadas na gestão de transporte são necessárias não só para melhorar as atividades da empresa, mas para oferecer maior controle aos gestores e mais segurança aos clientes.

E lembre-se que a tecnologia é sempre um bom investimento quando se escolhe a ferramenta certa. Para ajudar na sua escolha de ferramenta, separamos os pontos mais importantes que uma boa tecnologia de gestão de frotas deve conter e qual o seu retorno monetário em cima do que foi investido. Confira no material abaixo.

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Conclusão

    Como visto, a tecnologia de transportes é essencial e deve ser bem executada, pois é o elo que liga a empresa ao cliente. Desse modo, se o cliente não tiver uma experiência positiva, provavelmente ele optará por outro serviço. Por isso, é necessário investir em processos e ferramentas que otimizem e melhorem a performance da empresa.
    Para ter ferramentas exclusivas na sua gestão de logística de transporte, conte com a Trimble! Especialista em salvar vidas no trânsito por meio de soluções inovadores e conectadas.

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário