Torre de controle: melhor forma para implementar na sua empresa

| Por: Emanuele Almeida

Você sabe tudo o que está acontecendo na sua operação agora? Informações em tempo real sobre os processos e que permitem a tomada de decisão rápida são indispensáveis na era digital. As dificuldades em gerenciar uma cadeia de suprimentos nesse cenário tem grande impacto financeiro nas organizações, por isso muitas têm investido na transformação digital. Uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais destaque é a torre de controle.

Essa ferramenta presente no cenário de transporte de carga auxilia empresas no desafio que é monitorar, de forma inteligente, os processos de coleta e entrega, os quais são realizados diariamente e em grande volume. A torre de controle trabalha com alguns processos específicos na área de transportes. Os principais são a otimização das rotas, monitoramento dos veículos, gestão de eventos, auditoria e controle.

Saiba como implementar uma torre de controle na sua empresa e, caso já trabalhe com uma, saiba como a otimizar. Boa leitura!

Características da torre de controle

Para que a torre de controle funcione de uma maneira satisfatória, é necessário que sejam considerados três elementos essenciais: tecnologia, pessoas e processos.

1 – Tecnologia

A tecnologia é essencial no funcionamento de uma torre de controle, já que as soluções digitais utilizadas são responsáveis pelo processamento de dados para a operação logística. Os gráficos dos softwares de gestão de transporte ficam centralizados na sala de controle logístico para dar visibilidade ao que está acontecendo.

Dessa forma, os gestores estratégicos podem ter uma visão ampla dos dados de forma inteligente para que possam tomar ações mais estratégicas, assertivas e rápidas. Além disso, evita-se ações manuais, que requerem mais tempo e com mais chance de erros.

A gestão deve se basear fortemente em fatos, dados e informações. No material abaixo, você descobre como softwares especializados na área logística podem otimizar sua gestão.  

E-book: Como um BI especializado pode garantir a excelência na gestão de frotas?

Um sistema com Business Intelligence é uma ferramenta essencial para o gestor de frota tomar decisões assertivas e ter resultados crescentes.

2 – Pessoas

Para a execução correta da operação, é necessário ter colaboradores treinados para monitorar e executar as atividades que dizem respeito à torre de controle. Isso porque ter acesso aos principais dados fornecidos pelos softwares na sala de controle não é suficiente. É fundamental ter uma equipe que consegue interpretar as informações, analisar e tomar decisões necessárias para o resultado de cada operação.

3 – Processos

É necessário estabelecer como todos os procedimentos que envolvem a operação de transporte vão se integrar, com o objetivo de formar uma comunicação eficaz na torre de controle, que vai dialogar com os outros setores da empresa para resolver demandas.

Podemos citar os processos de:

Implementando uma torre de controle: por onde começar?

Ter conhecimento sobre as operações de transporte da empresa e saber o que será preciso montar são pontos fundamentais para iniciar a implementação. Mas antes disso, também é relevante ter claro o objetivo desse novo setor.

A implantação da torre de controle pode ser dividida em três grandes fases. Conheça cada uma delas.

Primeira fase

Na primeira fase, o foco básico é obter dados, como informações relacionadas à rota, transportadoras contratadas, motoristas, veículos, mercadorias em rota e todos os custos referentes ao frete.

Isso será possível através de ferramentas que fornecerão a visibilidade que a torre de controle necessita para operar. Para isso você poderá utilizar ferramentas como:

Segunda fase

Para a segunda fase, é preciso acompanhar o status da operação em cada etapa do processo, verificando falhas por meio de alertas e eventos. Nesta fase, relatórios e indicadores são indispensáveis.  Pois, ao contar com esses indicadores, a equipe estratégica terá um olhar mais analítico da operação para ver modos de aumentar a performance e identificar os principais custos que envolvem o transporte de cargas.

Alguns dos principais indicadores a serem observados são:

Juntamente com os principais indicadores operacionais, deve-se determinar limites e planos de ação que devem ser colocados em prática caso esses limites sejam ultrapassados.

Terceira fase

A terceira fase consiste na análise dos dados gerados pelos sistemas da torre de controle, por meio dos módulos de relatórios presentes nessas plataformas. Juntando isso aos indicadores, pode-se prever cenários e planejar ações mais assertivas que, posteriormente, devem ser acompanhadas para analisar os resultados alcançados.

Se você ainda está em dúvida sobre o investimento em uma torre de controle, confira o material abaixo. 

E-book: Retorno sobre o Investimento (ROI) na Gestão de Frotas

Será que investir em tecnologia para gestão de frotas realmente traz retorno e rentabilidade? Descubra nesse material!

    Cargo na empresa
    Tamanho da frota
    Segmento de atuação
    Deseja conhecer nossas soluções para frotas?

    Principais benefícios da torre de controle

    Torre de controle necessita de tecnologia
    A tecnologia é essencial no funcionamento de uma torre de controle

    A torre de controle permite a integração de processos e ferramentas de gestão da cadeia de suprimentos, organizando um grande volume de dados operacionais que embasam a tomada de decisão assertiva do gestor. 

    Confira, a seguir, os principais benefícios da torre de controle para as empresas.

    Monitoramento em tempo real

    A torre de controle é capaz de monitorar as entregas em tempo real, assim a equipe pode ser avisada sobre alguma ocorrência que possa prejudicar o andamento normal dos processos de forma mais rápida. Ao ter conhecimento do fato, fica mais fácil tomar as medidas cabíveis para solucionar o problema. 

    Diferencial competitivo

    A torre de controle proporciona as condições necessárias para que a equipe monitore os processos e os gestores tomem decisões corretas e mais assertivas. Dessa forma, aumenta-se a produtividade das operações, fazendo com que a empresa ganhe um grande diferencial competitivo e destaque-se no mercado.

    Processos automatizados para a torre de controle

    A automação das operações é um fator primordial para possibilitar operações logísticas mais otimizadas. Além disso, o software de gestão especializado ajuda a gerenciar a jornada de trabalho do motorista, gera relatórios sobre dados importantes, como consumo de combustível, tempo de descanso e outros indicadores.

    Eficiência na tomada de decisões

    Com os dados gerados, uma investigação mais profunda pode ser feita, de forma que o gestor terá uma visão mais ampla sobre a empresa, sabendo quais pontos trazem resultados e quais precisam ser aprimorados. A partir disso, há maior embasamento para a tomada de decisão, beneficiando o negócio como um todo.

    Redução de custos operacionais com as torre de controle

    A criação das rotas reduz o risco de acidentes e atrasos na entrega das mercadorias, o motorista não terá que se deslocar por mais tempo sem necessidade, nem terá muito tempo ocioso. Já que os procedimentos passam a ser organizados de modo consistente. Toda essa otimização da operação logística incide diretamente na redução dos custos operacionais.

    Conclusão

    Fazer o acompanhamento e o monitoramento dos processos da operação logística é essencial para uma trajetória de sucesso, e o uso de tecnologias é muito importante para alcançar bons resultados. Para implementar a torre de controle na sua empresa, ou se você quer aprimorar a sua, a Trimble pode te ajudar! 

    Converse com um de nossos especialistas

    Torne sua operação mais rentável, produtiva e econômica!

    Tags

    Autor

    Emanuele Almeida

    Emanuele Almeida

    Especialista em conteúdo da Trimble Transportation, focada em produção de artigos e materiais para gestão de frotas em transportadores e embarcadores.

    Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop Uma mão digitando em um laptop

    Assine nossa newsletter

    Fique sempre por dentro das novidades nas inovações da gestão do transporte.

      Deixe seu comentário